NUTRIÇÃO HUMANA
2024/2 - Turma 2006
Ementa
Alimentação, nutrientes e nutrição: conceito e funções. Recomendações e requerimentos de nutrientes. Situação de deficiência e toxicidade de nutrientes. Biodisponibilidade de nutrientes. Balanço energético. Elaboração de dietas para indivíduos saudáveis. Utilização de tabelas de composição química de alimentos e Softwares.
Competências
Compreender os conceitos fundamentais de alimentação, nutrientes e nutrição, aplicar as recomendações nutricionais e utilizar ferramentas e tabelas de composição química de alimentos para avaliar e planejar dietas adequadas, considerando biodisponibilidade, balanço energético, situações de deficiência e toxicidade de nutrientes e hábitos alimentares de pacientes saudáveis.
Objetivos
GERAL:
Capacitar os alunos a compreender os fundamentos de alimentação e nutrição e desenvolver habilidades para avaliar as necessidades nutricionais e elaborar dietas adequadas para indivíduos saudáveis.
ESPECÍFICO(S):
Manejar as técnicas de planejamento, elaboração e cálculos de cardápios balanceados, adaptados a diferentes grupos, utilizando parâmetros como aspectos sensoriais, nutricionais e o reconhecimento de hábitos e comportamentos alimentares;
Analisar a biodisponibilidade e o metabolismo dos nutrientes no organismo, identificando fatores que afetam sua absorção e utilização, bem como reconhecer sinais e sintomas de deficiências e toxicidades nutricionais.
Utilizar tabelas de composição química de alimentos e softwares especializados para avaliar o valor nutricional de diferentes alimentos e elaborar planos alimentares que atendam às recomendações dietéticas atuais, promovendo a saúde e o bem-estar dos indivíduos.
Programa
Estudo Nutricional dos Alimentos
Comportamentos, hábitos e tabus alimentares
Atendimento Nutricional e Anamnese
Estudo do gasto energético humano (GET)
Estudo do valor energético dos alimentos (VET)
Planejamento de dietas para indivíduos saudáveis
Recomendações nutricionais
Deficiências nutricionais e toxicidades
Biodisponibilidade de nutrientes
Padrões alimentares alternativos
Padrões alimentares nos ciclos da vida
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas, nas quais a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como fomento para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador, no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo, que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções, com vistas à sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas, pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Na disciplina de Nutrição Humana, classificada como Teórica Profissionalizante (Categoria 1.2), as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, as práticas pedagógicas podem ser realizadas por meio de diversificadas estratégias ativas de aprendizagem, em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Role Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial é formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e, eventualmente, um momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). Em articulação com o desenvolvimento do ATC, o TDE qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo); Potencialização da aprendizagem (por meio da diversidade de experiências); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que o aluno seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia); Aprendizagem de forma contextualizada (baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
Os TDEs do curso de Nutrição são organizados considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula, Canvas e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registrados no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular.
Avaliação
Na disciplina de Nutrição Humana, a avaliação da aprendizagem do aluno será expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1), relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que não atingirem 6,0 pontos na MP e atingirem, no mínimo, 75% de frequência, poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois.
Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).
As pontuações máximas de Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) será de 10 (pontos), compostas por 6,0 (seis) a 8,0 (oito) pontos de prova cumulativa individual (obrigatória),complementada por até 4,0 (quatro) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.
Em suma:
G1 (10,0 pontos): 6,0 a 8,0 pontos na forma de prova escrita + 2,0 a 4,0 na forma de atividades;
G2 (10,0 pontos): 6,0 a 8,0 pontos na forma de prova escrita + 2,0 a 4,0 na forma de atividades;
MP = (G1 + 2 x G2)/3
Se aluno fizer EF:
MF = (MP + 2 x EF)/3
Se aluno não fizer EF:
MF = MP
A DISCIPLINA TERÁ AVALIAÇÕES NAS SEGUINTES DATAS:
G1- DIA – 24/09
G2 - DIA – 19/11
EF - DIA – 03/12
Bibliografia
Básica
LAHAM-NEW, Susan A.; HILL, Thomas R.; GALLAGHER, Alison M.; VORSTER, Hester H. Introdução à nutrição humana. Tradução Flávia Verechia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527738835 . Acesso em: 9 mar. 2023.
PHILIPPI, Sonia Tucunduva; AQUINO, Rita de Cássia de. Dietética:89princípios para o planejamento de uma alimentação saudável. Barueri,SP: Manole, 2015. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520448670 . Acesso em: 9 mar. 2023.
CARDOSO, Marly Augusto; SCAGLIUSI, Fernanda Baeza. Nutrição e dietética. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527735599 . Acesso em: 9 mar. 2023.
Complementar
CÂNDIDO, Cynthia Cavalini et al. (org.). Guia técnico de nutrição e dietética. Barueri, SP: Manole, 2019. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520453919 . Acesso em: 9 mar. 2023.
COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato (org.). Biodisponibilidade de nutrientes. 6. ed., atual. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2020. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555761115 . Acesso em: 7 mar. 2023.
GROPPER, Sareen S.; SMITH, Jack L.; GROFF, James L. Nutric¸a~o avanc¸ada e metabolismo humano. Traduc¸a~o Marleine Cohen. Sa~o Paulo : Cengage Learning, 2011. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522126392 . Acesso em: 9 mar. 2023.
ROSSI, Luciana; POLTRONIERI, Fabiana. Tratado de nutrição e dietoterapia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527735476 . Acesso em: 9 mar. 2023.
ALVARENGA, Marle; FIGUEIREDO, Manoela; TIMERMAN, Fernanda; ANTONACCIO, Cynthia. Nutrição comportamental. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2019. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520456163 . Acesso em: 9 mar. 2023.