Ortodontia Preventiva E Interceptadora

2024/2 - Turma 1615

Ementa

Competências

Identi¦car em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios
buco-maxilo- faciais e realizar procedimentos adequados para suas investigações,
prevenção,
tratamento e controle
-Identi¦car as afecções buco-maxilo- faciais prevalentes
-Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção,
manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e
comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o
- Desenvolver assistência odontológica individual e coletiva
-Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais
- Aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados de
saúde na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse de
ambos, o indivíduo e a comunidade
- Colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico

Objetivos

GERAL:
Propiciar, ao discente, os elementos básicos para a iniciação à Clínica infantil, orientando-o
para que adquira conhecimento de diagnóstico, planejamento e tratamento de uma maneira
preventiva, visando à saúde geral do indivíduo e do sistema estomatognático.
ESPECÍFICO(S):
Capacitar o discente a reconhecer as maloclusões dentárias, orientar o paciente para o
tratamento ortodôntico, executar aparelhos para pequenos movimentos dentários,
manutenção de espaço e correção de mordidas cruzadas dentárias, além de conhecer as
áreas de alcance das clínicas odontológicas geral, odontopediátrica e ortodôntica, no que
diz respeito às atividades de caráter ortodôntico em cada uma delas. Esta disciplina é de
atividade teórica e laboratorial.

Programa

- Crescimento e desenvolvimento dentofacial
- Alterações de crescimento e desenvolvimento dentofacial
- Diagnóstico e planejamento em Ortodontia
- Intervenção preventiva e interceptiva em Ortodontia
- Repercussões das alterações dentofaciais no sistema estomatognático.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias
pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de
discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos.
Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como
norte fomentador para a construção de uma aprendizagem signi¦cativa e transformadora e
a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressigni¦cado como
mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que
possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens
e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do
processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá
sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais.
Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de
diferentes tipos de relações, ressigni¦cações e reconstruções com vistas a sua
aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas
pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de re§exão e de
criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos
objetivos pedagógicos de¦nidos para a inovação e e¦cácia do processo de ensino e de
aprendizagem. Visando à quali¦cação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas
diversi¦cadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades
acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados,
projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e
pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas degrupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas,
perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação,
maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis,
simulação de atuação pro¦ssional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou
Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teóricometodológico de Competências (ATC) e o momento ¦nal de Trabalho Discente Efetivo
(TDE), nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Pro¦ssionalizantes
(1.2), Teórico-práticas (2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3),
Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da
Extensão/Orientação de Campo (7.3).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências
(ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) quali¦ca o processo de aprendizagem na
Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e
valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da
capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção
da busca do conhecimento/Identi¦cação de lacunas e busca pela solução, de forma
independente); Experiências (As vivências como repositório de signi¦cados prévios e como
modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a
diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para
aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para
compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento
e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que
essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma
contextualizada, baseada em problemas, superação de desa¦os e abordagens práticas);
Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao
reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso de Odontologia é organizado considerando a
aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula, Conecta e as ferramentas do
Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a
legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada
componente curricular no qual está incluído.

Avaliação

O CEULP, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia
acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e
aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um
processo de re§exão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no
qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de
aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à
formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identi¦ca o
professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe
do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão
estrati¦cadas em três Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de
Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período
(semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a
categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de
CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular da disciplina: Ortodontia Preventiva e Interceptadora, correspondente à categoria 2.3, segue o sistema a seguir:
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0)
a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de
grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que
habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e
processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do
semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar,
criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com
peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =(G1 + (G2x2))/3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
A DISCIPLINA TERÁ AS SEGUINTES AVALIAÇÕES:
G1 Teórica peso 6,0
G1 Prática peso 4,0
G2 Teórica peso 6,0
G2 Prática peso 4,0 Serão aprovados os alunos que atingirem no mínimo 6,0 (seis) pontos na Média Parcial
(MP)
Os alunos que atingirem, no mínimo 75% de frequência, poderão realizar a prova de Exame
Final (EF). Neste caso, a média ¦nal será o resultado da média ponderada entre Média
Parcial, com peso um e exame ¦nal com peso 2. Calculada da seguinte forma:
Qualquer aluno pode realizar o (EF) para aumentar sua média, independente da aprovação.
É considerado Aprovado na disciplina o aluno que ao concluir o semestre letivo:
Atingir, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da média ¦nal (MF)
obtida, salvo nos casos amparados pela legislação especí¦ca vigente;
Obter média ¦nal (MF) igual ou maior que 6,0 (seis)
É considerado Reprovado na disciplina o aluno que ao concluir o semestre letivo:
Não atingir, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da média ¦nal (MF)
obtida, salvo nos casos amparados pela legislação especí¦ca vigente;
Não obtiver a média ¦nal (MF) igual ou maior que 6,0 (seis)
As provas serão realizadas nas datas correspondentes ao calendário acadêmico em anexo.
Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas no calendário acadêmico, o aluno que
estiver amparado pela legislação especí¦ca vigente que tenha protocolado o respectivo
pedido no prazo estabelecido pela instituição.
O aluno que discordar do resultado de alguma nota, deverá protocolar um pedido de revisão
no prazo de 5 (cinco) dias letivos após a divulgação realizada pelo professor.
O aluno com frequência inferior a 75% nas atividades acadêmicas, estará REPROVADO,
independente da Pontuação do Semestre (PS).
A realização de avaliação escrita (G1 e G2) fora das datas estabelecidas no calendário
acadêmico poderá ser solicitada via protocolo até 48h após a realização da avaliação,
desde que o aluno esteja amparado pela legislação vigente.
A divulgação do resultado do desempenho acadêmico será no encontro seguinte à
realização da atividade avaliativa (G1 e G2), juntamente com o feedback da aprendizagem.
A publicação no diário eletrônico será feita 48h após o feedback.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: TODAS AS AVALIAÇÕES TEÓRICAS SERÃO PRESENCIAIS.
RECADOS 2024/2
1. AS AULAS COMEÇAM NA SEGUNDA DIA 29/07
2. AS SALAS DE AULA ESTARÃO DISPONÍVEIS NAS DISCIPLINAS NO CONECTA – ENTRE
NO CONECTA E VEJA AS SALAS DE AULA QUE VOCÊ DEVERÁ SE DIRECIONAR
3. O HORÁRIO DAS AULAS: MANHÃ 9-12H/ TARDE 14-17H/ NOITE 19-22H/ ESTÁGIOS
COMECAM PELA MANHÃ AS 8H E A NOITE AS 18H
4. AGORA TODAS AS INFORMAÇÕES DAS DISCIPLINAS (PLANO DE ENSINO, WEB
ATIVIDADE) ESTARÃO NO CANVAS, O APLICATIVO DISPONÍVEL NO SITE DA
ULBRA.BR – WEBALUNO
5. A PARTIR DE AGORA A WEB ATIVIDADE SERÁ CHAMADA DE WEB AULA! PRESTE
ATENÇÃO: AGORA A WEB AULA NÃO VALERÁ PRESENÇA, OU SEJA, SE VOCÊ NÃO FIZER
ELA, VOCÊ NÃO REPROVA! ENTRETANTO.... PRESTE ATENÇÃO, POIS OS PROFESSORES
IRÃO COBRAR AS WEB AULAS NAS PROVAS!
6. ATENÇÃO MASTER: AGORA VOCÊ SÓ PODE PROTOCOLAR ATESTADOS QUE
CONTENHAM MAIS DE 15 DIAS!
ATESTADOS DE MENOS DE 15 DIAS NÃO SERÃO MAIS ACEITOS.... OU SEJA, SE VOCÊ
FALTAR UM DIA DE AULA, SERÁ SEU DIREITO, POIS VOCÊ TEM DIREITO A FALTAR 25% DAS
AULAS!!!!! CASO VOCÊ FALTE EM DIA DE PROVA E NÃO TENHA O ATESTADO DE 15 DIAS,
TERÁ ZERO (0) NAPROVA, VISTO QUE VOCÊ FALTOU A AVALIAÇÃO.
7. FALTAS EM ESTÁGIOS E MATÉRIAS PRÁTICAS TAMBÉM SÃO PERMITIDAS NO LIMITE DE
25%, ENTRETANTO, A FALTA EM ESTÁGIO OU MATÉRIA PRÁTICA COM PACIENTE, LEVARÁ
VOCÊ NAQUELE DIA A NOTA ZERO (0), VISTO QUE VOCÊ NÃO ATENDEU O PACIENTE.
8. ESTÁ PROIBIDO REPOSIÇÃO DE AULA PRÁTICA COM PACIENTE OU ESTÁGIO CASO
VOCÊ TENHA FALTADO.LEMBRE-SE: VOCÊ TEM DIREITO A FALTAR 25%!!!! SABENDO QUE
TERÁ ZERO NO DIA E NÃO TERÁ REPOSIÇÃO DA AULA.

Bibliografia

Básica

PROFFIT, W. R. Ortodontia Contemporânea. 5. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2012.
754 p., il.
MOYERS, R.E. Ortodontia. 4. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2014. 483 p., il.
FERREIRA , V.,Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 7. ed. São Paulo : Artes
Médicas, 2010. 553 p., il.

Complementar

JANSON, G.,et al. Introdução à ortodontia., São Paulo, Artes Médicas, 2013. 157 p., il.
GABRIEL, O; GARIB, D.G.; LARA, T.S. Ortodontia Interceptativa Protocolo de Tratamento em
Duas Fases, Artes Médicas, 2013. 576p.
Vellini-Ferreira, Flávio. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico / Flávio Vellini, [vários
colaboradores]. 7.ed. São Paulo : Artes Médicas, 2008. 553p., il.
Greene, Charles S.Controle das DTM : unindo os avanços em pesquisa ao tratamento
clínico / Charles S. Greene, Daniel M.Laskin; [tradução de Paulo Henrique Orlato Rossetti].
São Paulo : Quintessence, 2014. 206 p., il.
VILLELA, O.V., Manual de Cefalometria. 3ª ed. Editora Revinter, 2009. 218p

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Odontologia
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 3T
Sala: 207