Parasitologia Veterinária

2024/2 - Turma 1306

Ementa

Estudo dos processos envolvidos entre as parasitoses relacionadas a artrópodes, helmintos e protozoários e seus reflexos na saúde única.

Competências

Os alunos devem aprender na prática a desenvolver projetos de extensão envolvendo sala de aula e comunidade, no sentido de absorver conhecimento ao mesmo tempo que se envolve com as pessoas e produz um resultado em favor dessas pessoas, da comunidade envolvida.

Objetivos

- Desenvolver projetos de extensão que visam a saúde dos animais e das pessoas
Detectar problemas de saúde em algum meio rural ou urbano envolvendo animais e humanos
Avaliar material biológico pesquisando parasitos nocivos à saúde pública
Obter resultados condizentes com sua proposta de trabalho e contribuir para melhorar a vida das pessoas e dos animais

Programa

Introdução ao estudo da parasitologia veterinária
Estudo dos helmintos e sua importancia na saúde dos animais e da população humana
Estudo dos principais taxons envolvendo parasitos em medicina veterinária
Estudo da classe trematoda
Estudo dos protozoários intestinais
Estudo dos protozoários do sangue
Avaliação de exames coproparasitológicos
Importancia dos parasitos nas respostas imunológicas
Estudo dos ectoparasitos na pele e Pêlos
Estudo dos artrópodes e sua importancia na saude humana e animal

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas, onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem.
Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/web fólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras programas institucionais.

Avaliação

A ULBRA, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de refl exão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As avaliações serão realizadas na forma teórica e prática
Teórica com avaliações valoradas em até 6,0 pontos
Práticas que consistem em desenvolvimento de projetos de extensão terão valor de até 4,0 pontos, totalizando 10 pontos.
Como se trata de uma PEI não terá exame final.

Bibliografia

Básica

MARTINS IVF -PARSITOLOGIA VETERINÁRIA -Editora filiada à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)
Av. Fernando Ferrari, 514 – Campus de Goiabeiras. Vitória – ES . Brasil . CEP 29075-910. +55 (27) 4009-7852 . edufes@ufes.br .
www.edufes.ufes.br
TAYLOR MA, COOP RL, WALL RL. PARASITOLOGIA VETERINÁRIA .- De: M.A. Taylor = ISBN: 9788527731829
2017, GEN | Grupo Editorial Nacional - Capa mole. Páginas: 1052
COSTA HF. Costa, Heni Falcão da C837p Parasitologia veterinária geral / Heni Falcão da Costa. –
Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p.

ISBN 978-85-522-0571-5

Complementar

PEREIRA, J. S. et al. Eimeria intricata Spiegel, 1925 em ovinos de Mossoró, Rio Grande do
Norte, Brasil. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 2, p. 69-71, 2017.
RINALDI, L. et al. Comparison of individual and pooled faecal samples in sheep for the
assessment of gastrointestinal strongyle infection intensity and anthelmintic drug efficacy
using McMaster and Mini-FLOTAC. Veterinary parasitology, v. 20, p. 216-223, 2014.
VIEIRA, F. P. R. et al. Uso de métodos de flutuação na rotina laboratorial para diagnóstico das
principais helmintoses de animais domésticos. Tópicos especiais em ciência animal. p. 87,
2016.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 4
Carga Horária: 114h
Horário: 62N - 61N - 5N
Sala: 421 421 421