Patologia

2024/2 - Turma 1502

Ementa

Competências

- Compreender os mecanismos das doenças a partir de conceitos fundamentais da patologia, levando em conta o conhecimento anátomo histológico prévio.

- Resolver situações-problema a partir da conexão entre os processos patológicos os problemas de saúde encontrados no meio social e profissional.

- Dominar a leitura e a escrita de termos específicos da área.

Objetivos

1 - Geral.
- Conhecer a terminologia e descrição sistemática de doenças/patologias.

2 - Específicos.
Compreender os princípios básicos de patologia;
- Descrever os processos envolvidos na origem de doenças;
- Entender as principais patologias do corpo humano;
- Identificar a etiopatogênese geral de lesões e processos patológicos;
- Descrever os mecanismos causadores e predisponentes ao desenvolvimento de algumas patologias.

Programa

1 - FUNDAMENTOS DA PATOLOGIA. - Homeostase; - Equilíbrio homeostático; - Doença
e enfermidade; - Fisiologia da célula; - Alterações fisiopatológicas.
2 - PATOLOGIAS CAUSADAS PELO USO EXCESSIVO DE APARELHOS CELULARES, TABLETS E COMPUTADORES. – Síndrome do túnel do carpo. – Síndrome do pescoço de texto (Text Neck). – Cefaléia associada ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos. – Síndrome da visão de computador. – Distúrbios do sono. - Tendinite e bursite associadas ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos. – Problemas posturais. – Dependência digital.

3 - CÂNCER. - Como ocorre; - Causas; - Fatores de risco; - Alterações fisiopatológicas; -
Diagnóstico;

4 - INFECÇÃO. - O que é infecção; - Fatores de risco; - Características dos agentes
patogênicos; - Estágios da infecção; - Agentes infecciosos; - Alterações fisiopatológicas; -
Sinais e sintomas; - Diagnóstico.

5 - SISTEMA CARDIOVASCULAR. - Anatomofisiologia do Sistema Cardiovascular. -
Aneurisma, Shunts Cardíacos, Embolia, Enzimas e Proteínas Cardíacas, Estenose,
Trombose, Incompetência valvar. - Febre reumática. - Arritmias Cardíacas. - Condução Cardíaca. - Choque
Circulatório. - Hipertensão Arterial. - Insuficiência Cardíaca. - Síndrome Metabólica.

6 - SISTEMA RESPIRATÓRIO. - Anatomofisiologia do Sistema Respiratório. - Ventilação,
Perfusão, Difusão. - Atelectasia. - Bronquiectasia. - D.P.O.Cs - Asma, Bronquite Crônica, Enfisema. - Derrame Pleural. - Empiema. - Edema Pulmonar. – Embolia Pulmonar. - Pneumotórax.

7 - SISTEMA URINÁRIO. - Anatomofisiologia do Sistema Urinário. - Variações estruturais e
defeitos congênitos. - Obstrução no trato urinário. - Cálculos Renais. - Glomerulonefrite. -
Lesão Glomerular. - Insuficiência Renal Aguda. - Insuficiência Renal Crônica. - Síndrome
Nefrótica. - Síndrome Nefrítica.

8 - SISTEMA DIGESTÓRIO. - Anatomofisiologia do Sistema Digestório. - Constipação Intestinal. - Diarréia. - Icterícia. - Apendicite. - Cirrose. - Doença de Crohn. - Refluxo Gastroesofágico. - Doença diverticular.

9 – SISTEMA ENDÓCRINO - Hipofunção adrenal – Doença de Addison. - Hiperfunção adrenal –
Síndrome de Cushing. - Diabetes Insípidus. - Diabetes Mellitus.

10 - LÍQUIDOS E ELETRÓLITOS - Desequilíbrios ácido-base: Acidose respiratória, Alcalose respiratória, Acidose metabólica, alcalose metabólica.

Metodologia

As estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de textos, narrativas, perguntas pedagógicas, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivência e valoriza os princípios de Necessidade de Saber.
Aulas teóricas: expositivo-dialogadas objetivando promover a participação dos acadêmicos por meio de questionamentos, conhecimentos e vivências. Serão desenvolvidas atividades em grupo para estimular a capacidade de interpretação e exposição tanto escrita quanto oral do conhecimento adquirido.
As aulas serão desenvolvidas de forma dialogada, de atividades individuais e em grupo, através do uso de recursos audiovisuais e meio eletrônico.
Durante o semestre, serão realizadas três web aulas abrangendo questões a partir de assuntos ou artigos propostos pelo professor, sendo estas disponibilizadas ao aluno por meio do sistema “Canvas”.
As “WEB” AULAS são citadas abaixo, na ordem em que serão aplicadas aos estudantes. Sua descrição completa pode ser acessada no “Canvas”.

1ª WEB AULA: Resolução de questões sobre as hepatites virais (A, B, C, D e E).
2ª WEB AULA: Resolução de questões sobre alterações do sistema nervoso: ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO HEMORRÁGICO, ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO, DOENÇA DE ALZHEIMER, EPILEPSIA, DOENÇA DE PARKINSON, SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ.
3ª WEB AULA: Resolução de questões sobre ZIKA, CHIKUNGUNYA, DENGUE E FEBRE AMARELA.

Avaliação

Conforme a Resolução CONSEPE nº 891/2023, a aprendizagem do aluno nas disciplinas regulares constantes no currículo será avaliada ao longo do semestre letivo e será expressa, para fins de registro acadêmico, em duas avaliações de grau, a saber:
a) Grau Um (G1): relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que o habilitem a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
b) Grau Dois (G2): relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que o habilitem a utilizar, criativamente, as aprendiza- gens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) do semestre nessas disciplinas regulares resulta da média ponderada entre as avaliações G1, com peso um, e G2, com peso dois.
Média Parcial: [G1 + (G2 x 2)] ÷ 3
Será aprovado o aluno que alcançar a Média Parcial (MP) igual ou superior a 6,0 (seis).
O aluno, com no mínimo 75% de frequência, que não atingir a MP igual ou superior a 6,0 (seis) ou que deseje aumentar a sua média tem direito de realizar a prova de Exame Final (EF).
Para o aluno que fizer a prova de Exame Final (EF), a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma:
MF : [MP + (EF x 2)] ÷ 3
Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois bimestres, distribuídos ao longo do semestre, a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das disciplinas. O componente curricular “PATOLOGIA”, segue o sistema a seguir: Os Blocos de desenvolvimento trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares. As avaliações G I e G II visam acompanhar o desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorrem ao longo do semestre. A verificação das competências construídas nesse período é realizada através da Avaliação de Grau II (G II) cumulativa e sem consulta.
A média do semestre, que representa a expressão dos resultados das avaliações G I e G II, e totalizará 10 (dez) pontos. Para obter aprovação, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6 (seis) pontos.

As notas de GI e G II serão compostas da seguinte forma:

- Avaliação GI:
- Prova Teórica com no mínimo 10 questões: 7,0 pontos.
- Trabalho manuscrito – DOENÇAS HEREDITÁRIAS – 3,0.


- Avaliação G II:
- Prova Teórica com no mínimo 10 questões: 7,0 pontos
- Trabalho manuscrito – INFECÇÕES – 3,0.

Observação: A descrição completa dos “Trabalhos manuscritos” pode ser acessada no “Canvas”.

Bibliografia

Básica

BRAUN, C. A. Fisiopatologia: alterações funcionais na saúde humana. Porto Alegre: Artmed,
2009.
COTRAN, R. S.; KUMAR, V.; ROBBINS, T. : Patologia estrutural e funcional. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2000.
PORTH, C. M. Fisiopatologia. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

Complementar

Material Digital

BRASILEIRO, F. G. Patologia: Bogliolo. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
DICIONÁRIO ANDREI DE TERMOS DE MEDICINA. 2 ed. São Paulo: Ed. Andrei, 2002.
FARIA, J. L. Patologia Especial. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999
GUYTON, A. C. Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6 ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 1998
SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana, uma abordagem integrada. 2 ed. Barueri, SP: Ed.
Manole, 2003.

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 2
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 310