Patologia Clínica Veterinária

2024/2 - Turma 1308

Ementa

Estudo da hematologia veterinária abordando colheita de amostras sanguíneas, as técnicas laboratoriais e a interpretação do hemograma nas diferentes espécies, bem como as provas bioquímicas renais, hepática, pancreática e a análise de efusões dos animais, destacando as indicações, técnicas e interpretação destas avaliações laboratoriais.

Competências

Desenvolver, executar e interpretar os exames laboratoriais, bem como sugerir diagnóstico, prognóstico de acordo com as alterações hematológicas, bioquímicas e morfológicas identificadas nos resultados obtidos. Desenvolver a ética profissional, a capacidade de se relacionar ao contexto social em que se vive, sujeito a mudanças conceituais e tecnológicas e com capacidade de buscar informações e soluções.

Objetivos

Geral: Conhecer os procedimentos necessários para a solicitação, desenvolvimento e interpretação dos exames laboratoriais nas diferentes espécies animais.
Específicos: Auxiliar no diagnóstico, tratamento e prognóstico do paciente através da análise dos exames laboratoriais.
Desenvolver as técnicas laboratoriais básicas do hemograma e urinálise.
Interpretar, sob uma visão clínico-laboratorial veterinária: o hemograma, os exames bioquímicos, a urinálise e as efusões cavitárias
Reconhecer e classifi car as anemias e policitemias.
Interpretar urinálises e análises de efusões cavitárias.
Identificar as alterações nas provas bioquímicas e estabelecer relação com a clínica do paciente.
Diferenciar e classificar as alterações leucocitárias.

Programa

Introdução a Patologia Clínica
- Hematologia: Sangue composição e células), Medula óssea (hematopoese: eritropoese, leucopoese e trombocitopoese),
Indicações do hemograma e mielograma, Eritrócitos (eritrograma, hemoglobina e ferro), Anemias (classifi cação, diagnóstico, causas e interpretação),
Policitemia (causas e interpretação), Leucócitos (leucograma e morfologia), Interpretação dos parâmetros e alterações leucocitárias,
Inflamação (causas e interpretação), Anormalidades no Hemograma (leucemias, pancitopenias, causas de alteração);
- Bioquímica Clínica de avaliação renal e Urinálise: Aplicação e interpretação da bioquímica clínica renal, Provas de função renal para mamíferos, Indicações das provas de função renal, Azotemia pré-renal, renal e pós-renal, Indicações da urinálise, Exame físico da urina,
Exame químico da urina, Avaliação dos sedimentos, Anormalidades na urinálise;
- Bioquímica clínica de avaliação hepática: Funções do fígado e indicações das provas hepáticas, Provas de função hepática, Interpretação de icterícia pré-hepática, hepática e pós-hepática, Avaliação das enzimas hepáticas (ALT, AST, GGT, e Fosfatase Alcalina), Interpretação das provas bioquímicas hepáticas;
- Bioquímica clínica de avaliação pancreática: Indicações, Provas de função pancreática (Glicemia, Enzimas Amilase e Lipase), Causas de alterações, Interpretação da avaliação;
- Bioquímica clínica de avaliação muscular: Indicações da avaliação muscular, Doenças musculares (tipos de miopatias), Avaliação das enzimas musculares (CK, AST, LDH), Causas de alteração;
- Avaliação dos Derrames cavitários e Líquor: Diferenciação de Exsudatos e Transudatos, Testes físicos, químicos e microscópico das efusões e do líquor, Indicação para a avaliação, Interpretação dos achados;
- Hemostasia: Sistema hemostático (eventos fisiológicos e bioquímicos), Sangramento x Distúrbios hemostáticos, Mecanismos Hemostáticos, Alterações hemostáticas,
Avaliação laboratorial e interpretação de resultados.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas, onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem.
Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/web fólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras programas institucionais.

Avaliação

A ULBRA, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de refl exão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento. As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos de Estudos:
(Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016. A proposta pedagógica a ser trabalhada nas unidades curriculares (disciplinas) será desenvolvida através dos Blocos de Desenvolvimento 1 e 2, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa (G1 e G2). Os Blocos de Desenvolvimento trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.
As Atividades Parciais visam ao acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorrem ao longo do período (semestre). A culminância do processo pedagógico desenvolvido no semestre é realizada no Bloco de Sistematização. A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades (G1) com os pontos obtidos na Atividade (G2) e para obter aprovação, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6 (seis) pontos em cada avaliação.
De acordo com o Calendário Institucional, será realizada a Avaliação Final (AF) de caráter individual, cumulativa, sem consulta, com vistas a oportunizar uma nova atividade avaliativa na verificação do desenvolvimento das competências previstas na Unidade Curricular. A Avaliação Final (AF) terá a valoração máxima de 10 (dez) pontos e, para aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 6 (seis) pontos. Podem participar da Avaliação Final (AF) os acadêmicos com frequência mínima legal e que: obtiveram MENOS de 6 (seis) pontos nas avaliações bimestrais.

Bibliografia

Básica

NAVARRO C.E.K.G. Manual de urinálise veterinária. São Paulo: Varela, 2005.
STOCKMAN, S. L. e SCOTT, M. A. Fundamentos de patologia clínica veterinária. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
THRALL, M.A.; WEISER, G.; ALLISON, R.W.; CAMPBELL, T. W. Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária. 2. ed. São Paulo: Editora Roca, 2015.

Complementar

MCPHERSON, Richard A.; PINCUS, Matthew R. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 21. ed. Barueri: Manole, 2012.
E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/? term=Interpreta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520de%2520resultados%2520labora
F-toriais%2520para%2520cl%25C3%25ADnicos.&searchpag . Acesso em: 8 fev. 2019.
COWELL,R. L. DIAGNOSTICO CITOLOGICO E HEMATOLOGIA DE CAES E GATOS. 3. ED. SAO PAULO: MEDVET, 2009.
PELETEIRO, M. C. Atlas de citologia veterinária. Reimpressão. Lisboa: Lidel, 2018.
VADEN, S. L.; KNOLL, J. S.; SMITH JR., F. W. K; TILLEY, L. P. Exames Laboratoriais e Procedimentos diagnósticos: em cães e gato. Reimpr. Rio de Janeiro: Roca, 2018.
REGAN, W. J. ATLAS DE HEMATOLOGIA VETERINARIA. RIO DE JANEIRO: REVINTER, 2011.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 421