Práticas Interprofissionais de Educação em Saúde
2024/2 - Turma 1815
Ementa
Competências
Desenvolver a capacidade de implementar um projeto interprofissional de intervenção comunitária, avaliar e discutir as potencialidades, fragilidades e limitações das ações e possíveis impactos desenvolvidos em comunidades e ou instituições governamentais e não governamentais.
Objetivos
GERAL: Orientar os alunos na finalização da execução das ações planejadas em equipe interprofissional, na elaboração do banco de dados, na compilação dos resultados e na elaboração inicial da devolutiva do projeto para os gestores, trabalhadores e comunidade pertencente aos cenários onde serão realizadas as intervenções e demais atores envolvidos.
Sensibilizar o educando para uma prática interdisciplinar
ESPECÍFICOS:
- Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe interprofissional, como comunicação, foco nas necessidades dos usuários, resolução de conflitos, liderança compartilhada e reconhecimento de papéis profissionais. Estabelecer objetivos comuns relacionados à atenção à saúde.
- Concluir a execução das ações planejadas e elaborar o banco de dados referentes às ações desenvolvidas.
- Compilar os resultados e discutir as limitações e potencialidades encontradas durante o desenvolvimento do PEI.
- Redigir o documento final para a devolutiva dos resultados das ações realizadas nos serviços do SUS e instituições não governamentais.
Programa
• SUS: construção, constituição e consolidação do sistema.
• Planejamento Estratégico Situacional (PES)
• Promoção, proteção e recuperação da saúde: diálogo sobre ações e políticas. Avaliação de necessidades.
• Educação em Saúde. Projetos e Relatórios de intervenção em saúde. Programa Saúde na Escola.
• Práticas Interprofissionais em Saúde – história e cenário atual
• Processo grupal e práticas interprofissionais de educação e saúde
• Roda de Mudança do Comportamento
• Produtos de Educação em Saúde
Metodologia
A disciplina “Práticas Interprofissionais de educação em saúde” caracteriza-se como disciplina do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) de eixo comum, predominantemente prática, ou seja, 75% prática e 25% teórica, e articula-se com a disciplina “Políticas Públicas e Gestão em Saúde”, também disciplina do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) de eixo comum, mas predominantemente teórica, ou seja, 75% teórica e 25% prática.
As ações propostas na/pela disciplina têm como princípio o processo de intervenção na comunidade e ou instituições, assume metodologia alicerçada na prática, monitoramento e avaliação das intervenções. Enquanto proposta de intervenção pedagógica a disciplina propõe a contextualização de conhecimentos através do desencadeamento na execução das ações programáticas, com vistas à resolução de problemas concretos. O planejamento das aulas pode mudar de acordo com o desempenho da turma.
As atividades dos projetos de pesquisa e extensão Institucionais aprovados na universidade relacionados a saúde coletiva acontecerão concomitante a disciplina, promovendo o contato dos alunos com a pesquisa e extensão.
Ao final será realizado uma avaliação das ações e entrega dos produtos a comunidade, serviços e instituições.
As experiências devidamente documentadas podem subsidiar informações que deverão ser divulgadas nos diferentes meios de comunicação universitária e redes sociais, de modo a disseminar a informação e materializar as ações interdisciplinares.
Poderá ocorrer também apresentações, fóruns, atendimentos em escolas, residências, igrejas, associações, CRAS, dentre outras instituições governamentais e não governamentais, e será realizado com anuência das partes.
Para atingir os objetivos propostos da disciplina serão utilizados os métodos: projetos de trabalho (projeto de intervenção), exposição dialogada, relatórios, seminários integradores, estudos de textos, pôsteres, dramatizações, júri e mostra dos produtos elaborados.
Dando continuidade ao Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) proposto, será finalizada a execução das ações planejadas na disciplina de Políticas Públicas e Gestão em Saúde, preenchendo os instrumentos de registro para o acompanhamento e avaliação. Na sequência, será realizada a avaliação das ações, apresentando os resultados alcançados e entregando a devolutiva para gestores, trabalhadores e comunidade envolvida. Ao longo do semestre também serão realizadas 3 WebAulas com conteúdos importantes que serão exigidos nas avaliações.
Avaliação
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas).
O componente curricular “Práticas Interprofissionais de Educação em Saúde”, correspondente à categoria “Curricularização da Extensão”. A avaliação da aprendizagem se dará na intenção de acompanhamento da aquisição de um conjunto de significações teórico-práticas progressivas trabalhadas no período (semestre), evidenciado no desenvolvimento das competências e estratificado nos Blocos de Desenvolvimento 1 e 2. Esta atividade visa ao acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorre ao longo do período (semestre).
O Bloco de Sistematização representa a verificação das competências construídas na disciplina. Esta produção acadêmica totalizará os 10 (dez) pontos na Avaliação 1 (G1) e 10 (dez) pontos na Avaliação 2 (G2). A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP = G1 + (G2x2)3. Será aprovado o aluno que alcançar 6 pontos na Média Parcial (MP) e tiver pelo menos 75% de frequência nas aulas. Atenção: disciplina PEI. A aprovação nesta disciplina se dará por meio de avaliação pautada em trabalhos e provas.
O aluno que tiver razões para discordar do resultado da avaliação poderá solicitar revisão, via e-mail do professor, anexando a avaliação original para a devida revisão, no prazo de 24h após a divulgação dos resultados.
G1 - AVALIAÇÃO
• Prova individual e sem consulta (valor 3,0 pontos)
• Entrega do documento escrito e apresentação do Projetos de Intervenção (PI) com o plano de ação a ser executado no semestre (valor 6,0 pontos) e produto educacional a ser entregue no momento da intervenção (valor 1,0 ponto)
G2 – AVALIAÇÃO
• Prova individual (valor 3,0 pontos)
• Trabalhos (valor 7,0 pontos)
Relatório final das ações realizadas durante o semestre – valor 5,0 pontos
Entrega e apresentação do vídeo das atividades realizadas na comunidade – valor 1,0 ponto
Apresentação do relatório final – valor 1,0 ponto
EXAME FINAL (EF): Nas disciplinas PEIs não há possibilidade de realizar EF.
As ferramentas de modelos de linguagem grande (LLMs), como ChatGPT, se utilizada, deve ser devidamente documentado na seção Métodos (em uma parte alternativa adequada) do projeto ou relatório final. De acordo com as diretrizes éticas da instituição, nenhum dado, texto ou teoria de terceiros deve ser apresentado como se fosse do próprio autor (plágio). Será usado software de verificação de plágio nos trabalhos apresentados. Em caso de detecção de plágio, haverá desconto de nota e, dependendo do caso, o trabalho poderá ser avaliado com nota 0 (zero).
Bibliografia
Básica
ALMEIDA FILHO, N e ROUQUAYROL, M.Z. Introdução à epidemiologia moderna, 4ª edição, Belo Horizonte: COOPMED Editora, 2006.
ANDRADE, S.M.; SOARES, D.A; CORDONI JUNIOR, L. (organizadores). Bases da Saúde Coletiva, Londrina:UEL, 2001.
CAMPOS, G.W.S; MINAYO, M.C.S; AKERMAN, M. et all. Tratado de Saúde Coletiva, São Paulo – Urcitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006.
MICHIE, S.; VAN STRALEN, M. M.; WEST, R. The behaviour change wheel: a new method for characterising and designing behaviour change interventions. Implement Sci, v. 6, p. 42, 2011. Publicado em 23 abr. 2011. DOI: 10.1186/1748-5908-6-42.
PAIM, J. S. O Que É o SUS. E-Book interativo. Ed. FIOCRUZ. 2015 93p. https://portal.fiocruz.br/livro/o-que-e-o-sus-e-book-interativo. Acesso em 23/09/2023.
Complementar
Caderno da Disciplina de Bases Conceituais em Saúde Coletiva n: 253
GOLDIM. J. R. Pesquisa em saúde: leis, normas e diretrizes. Porto Alegre: HCPA, 1997.
MENDES E. V. Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1993.
MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e Saúde. Editora Médica e Científica Ltda 1993
Material Digital
Brasil. Decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde – SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf
Peduzzi, M. O SUS é interprofissional? Comunicação saúde educação 2016; 20(56): 199-201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7MgQL4JM9dRYFDLYYzQVLHM/?lang=pt