Práticas Profissionais em Fisioterapia na Saúde Coletiva

2024/2 - Turma 1508

Ementa

Humanização para o atendimento. Preparo para as diferentes áreas de atuação.

Competências

Proporcionar compreensão da Fisioterapia de forma efetiva e ética nos programas e projetos de saúde coletiva, visando a promoção, prevenção, reabilitação e recuperação de condições de saúde, aprimorando a qualidade de vida da população.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver competências técnicas e habilidades para a realização de atendimentos fisioterapêuticos em contextos coletivos, incluindo programas de saúde pública, projetos comunitários e instituições de saúde coletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver aplicação técnicas e procedimentos fisioterapêuticos de forma adequada aos contextos de saúde coletiva.
Promover a educação em saúde e a prevenção de doenças na comunidade.
Adquirir habilidades de comunicação eficazes para sensibilizar e mobilizar a comunidade para ações de prevenção e promoção da saúde.
Compreender as necessidades de saúde da população e do papel do fisioterapeuta na atenção primária à saúde.

Programa

• Estudo sobre o Fisioterapeuta na atenção primária.
• Ações de promoção de saúde e prevenção de doenças: Educação em saúde, estratégias de promoção da saúde.
• Doenças crônicas não-transmissíveis: diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças pulmonares, doenças cerebrovasculares.
• Estudo de órteses e próteses.
• Prevenção e Tratamento da Osteoporose na Fisioterapia.
• Doenças infectocontagiosas: Abordagem da Fisioterapia na Prevenção e Tratamento da Hanseníase.
• Pacientes em cuidados paliativos.
• Práticas de fisioterapia na saúde coletiva: Intervenções fisioterapêuticas em saúde coletiva.

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas através de discussões teóricas e vivências oportunizadas em visitas e atividades práticas, leituras de textos, observação de vídeos, realização de palestras à comunidade. Poderá ser utilizada também, técnicas de dinâmicas de grupo, seminários, leitura dirigida de artigos científicos, debates, trabalhos em sala de aula, exposição de vídeos, relatórios e trabalhos de campo para fixação do conteúdo através da prática social.
Além disso, serão realizadas intervenções na comunidade com o objetivo de proporcionar aos alunos experiências acadêmicas enriquecedoras, além de promover avanços na educação em saúde para a comunidade.
Serão realizadas três Web Atividades durante o semestre com atividades compatíveis com a carga horaria da disciplina, as Web atividades serão parte do conteúdo programático da disciplina e seu conteúdo será cobrado nas avaliações de G1 e G2.

Avaliação

Parágrafo 1º - Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Parágrafo 2º - Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
Parágrafo 3º - A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.
Parágrafo 4º - Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Art. 5º - Para as disciplinas curricularização da extensão as pontuações máximas de Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) será de 10 (pontos).
Parágrafo 2º - Disciplinas de curricularização da extensão não possuem EF; a MP é a MF.
Práticas de Ensino, Estágios, Projetos Tecnológicos e Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) dependem do regulamento do curso.

As avaliações serão aplicadas G1 no dia 30/09/2024 e G2 dia 25/11/2024.

Art. 10 - É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo:
- não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
- não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis).

Bibliografia

Básica

CIRINO, Carla Fortunato dos Santos. Fisioterapia na Atenção Primária. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 192 p.
ANDRADE, Selma Maffei de et al. Bases da saúde coletiva. 2. ed. Londrina: Eduel, 2017. 659 p.
KISNER, C. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 6. ed. São Paulo: Manole, 2016.

Complementar

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa amputada.1 ed. Brasília: Editora MS, 2013. 36 p.
BRASIL, Ministério da Saúde. Tuberculose na Atenção Primária à Saúde. 2. ed. Brasília: Editora Ms, 2011.
SILVA, Janete Maria da et al. Manual de condutas e práticas Fisioterapêuticas em cuidados Paliativos Oncológicos da ABFO. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Publicações, 2021. 209 p.
BRASILEIRO, F. G. Bogliolo patologia. 7. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2006.
O'SULLIVAN, S. B. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 2. ed. São Paulo: Manole, 1993.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 4
Carga Horária: 76h
Horário: 2N
Sala: 306