Pré-Clínica de Dentística
2024/2 - Turma 1602
Ementa
Estudo da anatomia dos dentes permanentes. Conhecimento das características fisiológicas, biológicas e microbiológicas da doença cárie. Conhecimento dos instrumentais e técnicas operatórias em Dentística. Entendimento dos princípios de preparo de cavidades. Aplicação de materiais odontológicos para restaurações diretas em dentes anteriores e posteriores em laboratório.
Competências
Identificar adequadamente as necessidades restauradoras;
Propor planos de tratamento adequados;
Executar clinicamente as etapas necessárias à realização do tratamento restaurador nos diferentes grupos dentais.
Objetivos
3.1 GERAL:
Introduzir, desenvolver e capacitar o discente, do ponto de vista teórico (cognitivo) e prático (comportamental), ao estudo dos fundamentos da Dentística, no exercício clínico das diferentes fases que compõem o tratamento restaurador direto.
3.2 ESPECÍFICO(S):
Cognitivos: Entender os processos de saúde e doença e sua relação com o tratamento restaurador proposto;
Psicomotores: Capacitar o aluno a intervir removendo agentes causais a fim de preservar ou não a estrutura dental, além de realizar o tratamento restaurador de todos os grupos dentais. Habilitar a ergonomia e o controle da infecção na clínica de Dentística.
Socioemocional: Estabelecer uma relação de cordialidade e respeito com os pacientes, outros profissionais, alunos e professores envolvidos no atendimento.
Programa
Nomenclatura e classificação das cavidades;
Instrumental da prática em Dentística;
Controle da umidade no campo operatório;
Princípios do Preparo Cavitário;
Preparo cavitário para restaurações em amálgama e resina em dentes posteriores.
Adesividade em Odontologia;
Proteção do complexo dentino-pulpar;
Escolha de cor em Odontologia;
Restaurações diretas em dentes posteriores e anteriores;
Acabamento e polimento das restaurações;
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como norte fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cine-fórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras. Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE), nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Profissionalizantes (1.2), Teórico-práticas (2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3), Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da Extensão/Orientação de Campo (7.3). Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivência e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e auto direção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização). O Trabalho Discente Efetivo do curso de Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula, Conecta e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.
Avaliação
O CEULP, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatória que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento. O componente curricular da disciplina: Dentística Pré-Clínica, correspondente à categoria 2.3, segue o sistema a seguir: 6.1 Disciplina Teórico-prática. A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau: Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina. A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP = G1 + (G2 x 2) / 3Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP. Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF = MP + (EF x 2) / 3 Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação. As disciplinas de curricularização da extensão não possuem EF; e Práticas de Ensino, Estágios, Projetos Tecnológicos e Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) dependem do regulamento do curso. Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP). 6.2 A disciplina terá a seguinte forma de avaliação: G1 e G2 teórica - Valor de 5,0 pontos- Prova Individual com questões objetivas e questões discursivas G1 e G2 prática - Valor de 5,0 pontos 6.3 Dia e Forma de obtenção das notas de G1. G1 teórica- valor 5,0 pontos. Avaliação teórica no valor de 5,0 pontos dia 18/04/2024 com todo conteúdo ministrado até dia 11/04/2024. G1 prática - valor 5,0 pontos. A avaliação G1 terá os pontos distribuídos da seguinte forma: Dia 17/04/2024 - valor 3,0 pontos- Avaliação prática laboratorial individual e sem consulta (Montagem de mesa clínica, realização de isolamento absoluto e preparo cavitário Classe I em dente que será sorteado na hora da prova) Valor 1,0 ponto - Avaliação prática diária do desempenho (APDD) nas aulas práticas laboratoriais (atividades laboratoriais desenvolvidas durante as aulas práticas do primeiro dia de aula até dia 10/04/2024). valor de 1,0 - Trabalho (realização e pintura em macro modelo em gesso) Avaliação prática diária do desempenho (valor 1,0 ponto). Cálculo de notas: O aluno receberá por aula prática uma nota de 0 a 10 desde a primeira aula prática até a aula do dia 18/09/2024. Ao final serão somadas as notas obtidas e dividido pelo número de aulas dadas obtendo uma nota. O aluno que faltar a aula prática, sem falta justificada pela coordenação de curso receberá a nota diária zero, que entrará no somatório de notas práticas. Nota da prova prática (valor 3,0 pontos). Cálculo de notas: O aluno fará uma prova prática individual sem consulta no valor de 3,0 pontos.Nota do trabalho (valor 1,0 ponto) O aluno fará um trabalho que deverá ser entregue, no horário da aula, até o dia da prova G1 (25/08/2024). Cálculo da nota final prática G1: A nota final da G1 prática será obtida pela somatória da pontuação obtida: na prova prática G1 prática (valor 3,0 pontos) + pontuação obtida nas atividades laboratoriais diárias (1,0 ponto) + nota obtida com a realização de trabalho (valor 1,0 ponto) totalizando 5,0 pontos. 6.4 Dia e Forma de obtenção das notas de G2. G2 DIA – 20/11 NO VALOR DE 5,0 PONTOS = A avaliação de G2 será estipulada pela avaliação teórica, avaliação diária das práticas laboratoriais e prova prática. G2 teórica: Avaliação teórica individual e sem consulta no valor de 3,0 pontos dia 02/10/2024 com todo conteúdo ministrado até 13/11/2024. G2 prática: Avaliação prática diária do desempenho nas aulas práticas laboratoriais e prova prática sendo distribuída da seguinte forma: G2 prática- valor 3,0 pontos A nota da G2 prática será composta pela avaliação prática diária do desempenho (APDD G2) nas aulas práticas laboratoriais e por prova prática individual e sem consulta. Avaliação prática diária do desempenho (valor 2,0). Cálculo de notas: O aluno receberá por aula prática uma nota de 0 a 10 de 02/10/2024 a 13/11/2024 .Ao final serão somadas as notas obtidas e dividido pelo número de aulas dadas obtendo uma nota. O aluno que faltar a aula prática, sem falta justificada pela coordenação de curso receberá a nota diária zero. Nota da prova prática (valor 3,0 pontos). Cálculo de notas: O aluno fará uma prova prática individual sem consulta no valor de 3,0 pontos. Cálculo da nota final prática G2: A nota final da G2 prática (5,0 pontos) será obtida através de uma somatória das notas das aulas práticas (valor 2,0 pontos) (APDD G2) com a nota obtida na prova prática (valor 3,0 pontos). 6.5 A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP = G1 + (G2 x 2) / 3 6.6 Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP. 6.7 Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). 6.8 Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma MF = MP + (EF x 2 ) / 36.9 EF – DIA 04/12 no valor de 10 pontos = A avaliação EF será desenvolvida envolvendo o conteúdo cumulativo até a data da mesma, questões objetivas e discursivas serão elaboradas em busca do entendimento completo da disciplina pelo acadêmico. 7.0 É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo: a)não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente; b) não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis). 7.1 As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. 7.2 Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição. 7.3 O aluno que discordar do resultado de alguma nota, deverá protocolar um pedido de revisão no prazo de 5 (cinco) dias letivos após a divulgação realizada pelo professor. No caso de G1 e G2, deve-se anexar a avaliação original para a devida revisão. As Web Atividades compõem a carga horária do aluno totalizando 22 horas. A não realização das Web Atividades poderá implicar em reprovação do aluno por falta. As Web Atividades deverão ser respondidas no conecta, até as seguintes datas: 28/09/2024 - data final para resposta da 1 Web atividade (8 horas) 19/10/2024 - data final para resposta da 2 Web atividade (8 horas) 09/11/2024 - data final para resposta da 3 Web atividade (6 horas). OBSERVAÇÕES GERAIS: Composição da prova escrita: a)Compostas por questões objetivas – deverá conter, no mínimo, 10 questões. b)Composta por questões discursivas – deverá conter, no mínimo, 5 questões. c)Composta por questões mistas – deverá conter, no mínimo, 8 questões objetivas e 2 questões discursivas. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: TODAS AS AVALIAÇÕES TEÓRICAS SERÃO PRESENCIAIS. PROCESSO AVALIATIVO PRÁTICO A Avaliação prática seguirá o formulário diário de conceitos do aluno e tem caráter individual sendo de responsabilidade do aluno o preenchimento da ficha avaliativa de desempenho clínico e entrega da mesma todas as aulas clínicas para o professor assinar.Atividades de laboratório: poderão ser realizadas durante os períodos da clínica e a nota da atividade será integrada a nota diária de clínica do dia respectivo, a critério do professor(s) da disciplina. O aluno que faltar a aula prática, sem falta justificada pela coordenação de curso receberá a nota diária zero. Na avaliação diária serão avaliados os seguintes quesitos: 1 MATERIAL E ORGANIZAÇÃO – Avaliar se o aluno trouxe os materiais necessários para a prática do dia. Avaliar a organização e limpeza do equipo, pelo aluno. 2 VESTIMENTA E BIOSSEGURANÇA- Avaliar se o aluno está vestido dentro das normas estipuladas pelo curso (roupa branca completa, ou pijama cirúrgico de cor verde, sapato e meias brancas, jaleco branco dentro das normas) e se a vestimenta está apresentável (limpa, passada e não coberta por manchas). Avaliar se o aluno cumpriu todas as medidas de biossegurança associadas ao equipamento, ao aluno (EPI completo: gorro, máscara, óculos, luvas ) e ao paciente de acordo com o atendimento clínico e utilizados de forma correta. 3 ATIVIDADE – Avaliar se o aluno atingiu os objetivos dos procedimentos planejados para a prática clínica do dia; se realizou os trabalhos corretamente, se agiu com ética e respeito. 4 PARTICIPAÇÃO – Avaliar se o aluno participa ativamente da aula, se permaneceu todo o período da aula no laboratório ou clínica. INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Nas avaliações escritas, poderão ser elaboradas com o emprego exclusivo de questões de múltipla escolha, questões dissertativas ou mesmo questões de múltipla escolha e questões dissertativas (prova mista). Para as avaliações escritas fica inicialmente estabelecida a proibição da utilização de qualquer espécie de material ou equipamento de consulta que, contudo, poderá, a juízo exclusivo do professor, vir a ser autorizada, apenas para as questões dissertativas, oportunidade em que os alunos serão comunicados na semana que anteceder a realização da prova respectiva. Os momentos inicialmente estabelecidos neste Plano de Ensino e a distribuição de pontuação aqui estabelecida poderão ser livremente alteradas pelo professor no decorrer do semestre, mediante comunicação formal aos alunos, desde que a alteração ocorra antes da realização da avaliação prevista. Aplicada a avaliação, fica vedada a alteração da pontuação para ela estabelecida. A forma de comunicação oficial entre o professor e os alunos será o portal do aluno, podendo ser utilizados mecanismos complementares de comunicação com o líder da turma.Para realização da 2ª chamada o aluno deverá fazer requerimento formal, até 48 horas após a realização da avaliação perdida, comprovando com documentação ADEQUADA, inserida de acordo com as normas dispostas pela coordenação de curso. Como documentação adequada, entenda-se: atestados de saúde válidos. Cuidado: atestados falsos poderão implicar em prejuízo ao profissional junto aos órgãos competentes. As avaliações compreenderão todo o conteúdo ministrado até o momento que anteceder a sua realização, ficando estabelecida a ACUMULAÇÃO DA MATÉRIA para as avaliações posteriores. Por ocasião da correção das avaliações e quaisquer delas, são critérios para formação da pontuação obtida: a estética do texto, a correção ortográfica, a compreensão do questionamento proposto, o raciocínio lógico na elaboração da resposta, a objetividade e a fluidez com que se comunica o aluno, a relação lógica existente entre o tema proposto e a resposta oferecida, a pontualidade para o início e a conclusão da avaliação e o comportamento em sala de aula no transcorrer da aplicação da avaliação. Erros de ortografia e gramática, borrões, riscos, amassados e corretivos poderão resultar em descontos na pontuação de avaliações e trabalhos. As provas escritas de segunda chamada serão realizadas, em data a ser fixada pelo professor, versando sobre o mesmo conteúdo aplicado na prova regular de que o aluno não tenha conseguido participar. A prova escrita em segunda chamada, embora respeite a mesma matéria aplicada à avaliação regular, poderá assumir forma diversa daquela, podendo, inclusive, conter número menor de questões do que a avaliação regular (podendo ser inclusive formada por uma única questão) não necessitando observar a mesma formatação da prova escrita regular aplicada.Não será aplicada terceira chamada de nenhuma avaliação quaisquer que sejam os motivos apresentados. Os trabalhos e atividades escritos, bem como provas, uma vez recebidos pelo professor, ficarão retidos com o professor. Para ciência da nota e correção da avaliação as provas serão devolvidas em até 7 dias após sua aplicação e corrigidas em sala de aula. Após correção oral a prova será retida novamente para ser arquivada. O aluno que não comparecer à correção da prova durante a aula teórica poderá o fazer mediante pedido formal à coordenação tendo em vista que tal atividade está prevista no cronograma de aula. A solicitação de segunda chamada por parte do aluno poderá ser deferida ou indeferida, de acordo com a justificativa apresentada. Estejam atentos! Todas as aulas práticas receberão uma pontuação de 0 a 10 e o aluno que faltar sem justificativa protocolada no autoatendimento receberá nota diária no valor de zero e entrará no cálculo da somatória de notas. Não será possível realizar reposição das aulas práticas perdidas. Cabe ao aluno levar todos os materiais solicitados pelo professor para a aula e será permitido uma tolerância de 1º minutos de atraso. O professor não cederá os slides para os alunos. As provas serão apresentadas aos alunos para revisão das mesmas uma semana após a aplicação das provas e após isso serão recolhidas pelo professor. As Web Atividades compõem a carga horária do aluno totalizando 22 horas.Todo conteúdo disponibilizados na Web, será cobrado em prova. O telefone do professor é pessoal e não constitui obrigação do professor responder chamadas, mensagens de texto e áudio via whatsapp, telegram ou qualquer outro aplicativo de conversa. Para conversar com o professor o aluno deverá procurar na sede do CEULP ULBRA nos horários de aula.
Bibliografia
Básica
MONDELLI, José. Fundamentos de Dentística Operatória, 2ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788527731102. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527731102/. Acesso em: 31 jan. 2023.??PEREIRA, José C.; NETTO, Camillo A.; GONÇALVES, Alencar. Dentística. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788536702247. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702247/. Acesso em: 31 jan. 2023.??BARATIERI, Luiz N. Odontologia Restauradora - Fundamentos & Técnicas. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2010. E-book. ISBN 978-85-412-0307-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0307-4/. Acesso em: 31 jan. 2023.??BARATIERI, Luiz N. Odontologia Restauradora - Fundamentos & Técnicas. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2010. E-book. ISBN 978-85-412-0307-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0307-4/. Acesso em: 31 jan. 2023.??SILVA, Adriana Fernandes da; LUND, Rafael G. Dentística Restauradora - Do Planejamento à Execução. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN 9788527728782. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527728782/. Acesso em: 31 jan. 2023.?
Complementar
BUSATO, Adair Luis S.; MALTZ, Marisa. Cariologia: aspectos de dentística restauradora. (ABENO). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788536702346. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702346/. Acesso em: 31 jan. 2023.??TORRES, Carlos Rocha G. Odontologia Restauradora Estética e Funcional. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2013. E-book. ISBN 978-85-412-0278-7. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0278-7/. Acesso em: 31 jan. 2023.??VIEIRA, Glauco F. Atlas de Anatomia dos Dentes Permanentes - Coroa Dental, 3ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2018. E-book. ISBN 9788527733731. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527733731/. Acesso em: 31 jan. 2023.