Pré-clínica De Endodontia
2024/2 - Turma 1605
Ementa
Conhecimento das características, anatômicas dos diferentes grupos dentais, das propriedades e características dos instrumentos endodônticos, bem como indicações, propriedades, manipulação dos materiais e instrumentais de uso em Endodontia, com realização laboratorial da técnica endodôntica manual e mecanizada.
Competências
Orientar e capacitar os alunos a realizar a prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações pulpares e perirradiculares, através de abordagem teórica, laboratorial e clínica.
Objetivos
Identificar os aspectos teóricos, básicos e científicos em relação aos aspectos referentes à biologia pulpar, etiologia da doença pulpar, recursos auxiliares no diagnóstico, classificação, opções de tratamento dessas alterações;
- Apresentar e demonstrar os instrumentos utilizados durante o tratamento endodôntico.
- Demonstrar atra/vés das práticas laboratoriais as técnicas adequadas que otimizam o acesso e o tratamento dos canais radiculares;
- Utilizar com segurança os recursos semiotécnicos aplicados à endodontia;
- Demonstrar a importância do diagnóstico através do reconhecimento clínico de uma polpa dental normal e inflamada;
- Executar clinicamente as técnicas de tratamento das alterações pulpares e periapicais.
Programa
1- Diagnóstico em Endodontia - A ARTE E A CIÊNCIA DO DIAGNÓSTICO: Queixa Principal, História Médica, História Odontológica. EXAMES E TESTES: Exame Extraoral, Exame Intraoral, Testes Pulpares,Testes Especiais, Exame Radiográfico e Interpretação, Trincas e Fraturas Radiculares, Dor Referida. CLASSIFICAÇÃO CLÍNICA DAS DOENÇAS PULPARES E
PERIAPICAIS: Doença Pulpar, Alteração Apical (Periapical).
2 - Instrumentos Endodônticos - TÉCNICAS E MATERIAIS DE DIAGNÓSTICO: Avaliação da Sensibilidade Pulpar, Avaliação da Vitalidade Pulpar, Avaliação de Fissuras e Fraturas, Avaliação das Imagens. INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS: Instrumentos Manuais, Instrumentos para Limpeza e Moldagem do Espaço do Canal Radicular, Dispositivos para Debridamento Periapical através do Canal Radicular, Métodos para Mensuração de Comprimento do Canal Radicular, Instrumentos para Obturação do Canal Radicular, Métodos para a Desobstrução dos Canais Radiculares, MATERIAIS PARA DESINFECÇÃO DO CANAL RADICULAR: Preparo Químio-mecânico, Hipoclorito de Sódio, Cloro-hexidina, EDTA, Escolhendo o Irrigante Ideal, Novas Técnicas e Novos Dispositivos para Irrigação e Desinfecção. MATERIAIS PARA OBTURAÇÃO DOS CANAIS RADICULARES: Materiais Sólidos, Seladores e Cimentos, Padrões e Propriedades.
3 - Anatomia e Cirurgia de Acesso nos Dentes Superiores e Inferiores - ANATOMIA DO CANAL RADICULAR, ANATOMIA DO ÁPICE RADICULAR, OBJETIVOS E ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO DO, ACESSO CAVITÁRIO: Objetivos, Orientações. FASES MECÂNICAS PARA O PREPARO DO ACESSO CAVITÁRIO: Instrumental, Preparo do Acesso Cavitário, DESAFIOS NO PREPARO DE ACESSOS: Dentes com Coroa Clínica Mínima ou Ausente, Dentes com Grandes Restaurações, Dentes com Canais Calcificados, ERROS NO PREPARO DO ACESSO CAVITÁRIO, MORFOLOGIA E PREPARO DO ACESSO CAVITÁRIO
PARA DENTES INDIVIDUALMENTE.
4 - Odontometria e Localizadores Foraminais - Limite apical, técnicas de odontometria, influência da radiologia na odontometria, localizadores foraminais.
5 - Preparo Biomecânico Parte I (Soluções irrigadoras) - MATERIAIS PARA DESINFECÇÃO DO CANAL RADICULAR: Preparo Químio-mecânico, Hipoclorito de Sódio, Cloro-hexidina, EDTA, Escolhendo o Irrigante Ideal, Novas Técnicas e Novos Dispositivos para Irrigação e Desinfecção.
6 - Preparo Biomecânico Parte II (instrumentação dos canais radiculares) - Materiais utilizados para a instrumentação manual e rotatória, técnicas de preparo biomecânico.
7 - Medicação Intra-canal - Materiais utilizados como medicação intra-canal: Tricresol foramlina, paramonoclorofenol, iodofórmio, NDP, PRP, Otosporin, Hidróxido de cálcio. Associações, Aplicação das medicações intracanais nos condutos radiculares.
8 - Obturação dos Condutos Radiculares - IMPORTÂNCIA DE SELAR EFETIVAMENTE O SISTEMA DE CANAIS RADICULARES, PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, MOMENTO DA OBTURAÇÃO, EXTENSÃO DA OBTURAÇÃO, PREPARO PARA OBTURAÇÃO, A OBTURAÇÃO DE CANAL RADICULAR IDEAL, TIPOS DE CIMENTOS: Óxido de Zinco e Eugenol, Cimentos com Hidróxido de Cálcio, Cimentos sem Eugenol, Cimentos de Ionômero de Vidro, Resinas, Cimentos de Silicone, Cimentos Contendo Medicação, APLICAÇÃO DO CIMENTO MATERIAIS PRINCIPAIS (CONES), Cones de Prata, Guta-percha
Resilon, Cones Personalizados (Moldados), MÉTODOS DE OBTURAÇÃO: Compactação Lateral: Compactação Vertical Aquecida, Técnica de Compactação em Ondas Contínuas, Compactação Lateral Aquecida, Técnicas de Injeção de Guta-percha Termoplastificada. Obturação Imediata,SELAMENTO DO ORIFÍCIO CORONÁRIO.
9 - Retratamento dos Condutos Radiculares - ETIOLOGIA DA DOENÇA PÓS-TRATAMENTO, DIAGNÓSTICO DA LESÃO PÓS-TRATAMENTO, PLANO DE TRATAMENTO, RETRATAMENTO ENDODÔNTICO NÃO CIRÚRGICO: Preparo da Cavidade de Acesso Coronário, Retratamento, Administrando os Obstáculos no Tratamento Endodôntico, Concluindo o Retratamento.
10 - Tratamento de dentes com rizogênese incompleta
Metodologia
Metodologia
Estratégias de Ensino
• Aulas teóricas.
• Aulas práticas.
• Aulas teórico-práticas.
• Apresentação de seminários.
• Trabalhos em grupo.
• Discussão de artigos científicos.
- Recursos Técnicos-Pedagógicos
Serão utilizados recursos áudio-visuais (projetor multimídia e computador), textos (artigos científicos de periódicos pertinentes ao assunto em questão e utilização da informática para o gerenciamento de grupos em e-mail e para a realização de pesquisas em sites e links relacionados à área de saúde), quadro branco, pincel e apontador.
Para as aulas práticas serão utilizados os recursos disponíveis no Laboratório de Endodontia: peças anatômicas, atlas, banners e modelos anatômicos. Durante estas aulas será realizado o estudo em grupo de acordo com o total de alunos presentes no Laboratório para melhor visualização dos recursos. Em todas as aulas práticas serão distribuídos roteiros com as estruturas estudadas na aula teórica, sendo obrigatório o uso do jaleco em todas as aulas práticas, sem o qual o aluno não poderá permanecer em Laboratório.
- Desenvolvimento de Atividades de Pesquisa
A partir do Novo Plano Nacional de Extensão Universitária (2000/2001) tornou-se de fundamental importância aprofundar-se nos novos conceitos de sala de aula, os quais não devem se limitar ao espaço físico da dimensão tradicionalmente estabelecida, mas devem compreender todos os espaços dentro e fora da Universidade, principalmente na comunidade diretamente envolvida com a mesma, passando a expressar um conteúdo multi, inter e transdisciplinar.
O tradicional “tri-pé” que sedimentava a Universidade era alicerçado em atividades de ensino, pesquisa e extensão – onde o conhecimento era originado na academia e aplicado na sociedade, tendo como principal apoio as atividade de pesquisa. Hoje, com a inversão deste tri-pé, tornou-se fundamental que as atividades de extensão – expansão do limite físico da sala de aula - passem a ocupar o nível principal, onde as atividades de ensino e pesquisas devem ser direcionadas de acordo com as necessidades da população.
Além disso, o aluno deve participar ativamente no processo de ensino-aprendizagem, sendo submetido à reflexão teórica dos conhecimentos acrescidos, de forma que o mesmo possa construir conhecimentos e correlacioná-los com as outras áreas, compreendendo um ser humano como um todo e dentro de um contexto sócio-econômico-cultural. O docente, por sua vez, deve oferecer condições para uma formação embasada em fundamentos científicos, no conhecimento crítico e na experiência concreta da realidade social, consolidada pela aproximação da Universidade e do Sistema Único de Saúde.
As atividades de ensino devem concentrar-se menos na transmissão e mais na busca do conhecimento. Para tanto, deve-se associar as ciências básicas e as profissionalizantes durante o decorrer do Curso e incentivar a investigação permanente com o objetivo de se obter o crescimento científico e tecnológico nas respectivas áreas do conhecimento.
Desta forma, nesta proposta pedagógica para o componente curricular de Endodontia, é objetivo inserir o aluno no contexto da aprendizagem, onde o professor corresponde ao orientador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Torna-se importante, desta forma, a busca do conhecimento pelo discente, estimulando sua capacidade de análise e de crítica, solução de dúvidas e aprofundamento quanto aos conhecimentos transmitidos em sala de aula.
- Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório
Algumas estratégias destinadas à recuperação de alunos com rendimento insatisfatório poderão ser realizadas de forma contínua e paralela, ao longo do período letivo e abranger os seguintes tópicos:
• Realizar horas/aula semanais ou mensais extras para uma nova explicação dos conteúdos abordados.
• Utilização de outro tipo de linguagem e/ou técnica de ensino.
• Trabalhos em equipes ou com alunos monitores.
- Desenvolvimento de Atividades de Pesquisa
As atividades de pesquisa deverão ser elaboradas a partir de problemas e carências percebidas ou sugeridas pela comunidade na condição de sujeitos ativos no processo de formação dos profissionais da área da saúde. Os temas a serem pesquisados devem ter a finalidade e interesse de que o “conhecimento científico” seja acessível à população.
- Atividades de Pesquisa na Graduação
O presente plano de ensino propõe a criação de grupos de estudo e pesquisa para o desenvolvimento de projetos. A partir dessa formação, apresentar os produtos gerados na forma de trabalhos de pesquisa, Iniciação Científica e/ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentação em eventos científicos locais, regionais e nacionais. Os trabalhos gerados deverão ser formatados adequadamente e submetidos à publicação em periódicos nacionais e/ou internacionais.
- Atividades de Pesquisa em Cursos de Pós-Graduação
Para a pós-graduação, o plano de trabalho visa inserir e abordar de forma mais aprofundada e com maior complexidade as mesmas linhas de pesquisa a serem desenvolvidas na graduação, de forma que venham a surgir idéias que resultarão em dissertações de mestrado e teses de doutorados.
Pretende-se, a partir dessas pesquisas, apresentar os estudos gerados, na forma de dissertações e teses, os quais serão apresentados parcialmente ou na íntegra em eventos regionais, nacionais e internacionais, assim como publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Os projetos de pesquisa também poderão ser submetidos à avaliação de agências de fomento à pesquisa com finalidade de obtenção de recursos financeiros para aquisição de equipamentos, instrumentos e materiais. A demanda de envios dependerá do lançamento de editais apropriados para a área.
Normas:
• A disciplina de Endodontia laboratorial será regida pelas normas do CEULP/ULBRA - Palmas. É dever do aluno seguir o regulamento da faculdade, onde constam seus direitos e deveres. Seguirá o calendário acadêmico: início (29/07/24) e término (09/12//2024). Caso o aluno ausente por motivos pessoais, que não sejam de saúde, A RESPONSABILIDADE É SOMENTE DO ALUNO NA FALTA DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES.
• O aluno que faltar a aula teórica ou prática, com justificativa médica, deverá apresentar o atestado em 48 horas na central do aluno e protocolar o atestado na central do aluno. Entretando, o atestado médico não abona a falta e o aluno poderá ter perda de pontuação (Zero) na avaliação prática diária. Segundo a nova resolução, somente serão validados atestados de mais de 15 dias.
• A disciplina de Endodontia laboratorial possui aulas teóricas e práticas. Com início das aulas práticas, o aluno terá acesso à “ficha de acompanhamento do aluno”. É dever do aluno o preenchimento dela ao final de cada aula prática com todos os procedimentos realizados e entregar ao professor orientador das aulas práticas para dar o visto. Tais vistos somente poderão ser dados ao final da respectiva aula realizada. Caso o aluno não realize ou falte, sem justificativa, a atividade exigida terá a perda de 0,5 ponto a cada aula prática não executada. Esta pontuação será descontada na avaliação prática da G1 e G2.
• As aulas teóricas e práticas iniciarão no horário pré-determinado pela instituição, independentemente do número de alunos presente na sala de aula. Aula teórica (Todos os alunos - segundas-feiras das 14h às 15:30h). Prática: P1 (segundas-feiras das 15:30 às 17h).
• Em todas as atividades práticas no laboratório o aluno deverá usar obrigatoriamente “Scrub” ou roupa e jaleco brancos, bem como todo o equipamento individual de proteção necessário (óculos, gorro, máscara e pró-pé) e sapato branco fechado. Caso não seja respeitado o aluno perderá 0,5 ponto e não entrará na sala de aula.
• Cada aluno deverá trazer todo material pedido para cada aula. Os professores da disciplina não serão responsabilizados por perda de material, isto é responsabilidade de cada aluno.
• Cada aluno ocupará um box na aula prática. Sua posição será sorteada.
• O aluno terá direito a 25% de faltas na carga horária total da disciplina de Endodontia. Caso esta condição não seja respeitada o aluno automaticamente será reprovado na disciplina. Tolerância de 15 min. após início da aula. Carga horária 68h. Será realizada a chamada no início e final de cada aula.
• A assinatura da folha de chamada é de responsabilidade do aluno. Caso esqueça de assinar a falta será computada.
• Caso seja observado falsificação da assinatura de algum aluno ou do professor nas fichas de acompanhamento perda de pontuação será realizada.
• A comunicação do professor Eduardo Marques somente será realizada presencialmente. (Horários do professor na Ulbra – Segunda-feira das 8 às 22h, Terça-feira das 8 às 22h, quintas e sexta-feira das 19h às 22h).
• Existem 3 Webs atividades durante o período de 2024.2. Carga horária das Webs: Web 1 são 8 horas e 2 são 8 horas e Web 3 são 6 horas. O aluno deverá responder nos prazos estabelecidos pela Ulbra – To. Web 1 (data final para responder 28/09/24), Web 2 (data final para responder 19/10/24), Web 3 (data final para responder 09/11/24). As webs atividades podem ser inseridas nas provas teóricas G1 e G2.
• O conteúdo da prova teórica G1 e G2 constarão informações passadas nas aulas expositivas, práticas (ministradas pelo professor Eduardo Marques 2024.2) e livros. Informações de aplicativos e internet não serão validadas, somente serão, caso o professor indique.
• As provas G1 e G2 ficarão retidas na disciplina. O aluno terá o direito de ver a prova na presença do professor responsável pela disciplina.
• As avaliações durante o semestre estarão divididas entre teóricas, práticas e seminário.
• A prova teórica G1 e G2 constarão questões objetivas e discursivas.
• As provas G2 e Substitutiva é de conteúdo acumulativo.
• A prova prática G1 e G2 serão realizadas de acordo com o conteúdo abordado entre as avaliações. O tema e o elemento dental serão sorteados no dia da prova e o aluno deverá levar todo o material exigido nas aulas práticas correspondente ao período da avaliação.
• Não haverá segunda chamada para a avaliação prática. Contudo, caso o aluno tenha atestado médico, poderá realizar a avaliação em outro horário.
• A partir do dia 12/08/24 iniciará a prova prática (G2) e terminará 25/11/24. O aluno deverá confeccionar 4 tratamentos endodônticos completos. (Serão exigidos a confecção durante todas as práticas).
• Será permitido que o aluno fazer qualquer atividade prática fora de seu horário, SOMENTE, com marcação prévia na recepção do curso de odontologia com os monitores ou professores. Caso não seja respeitado essa condição o aluno terá nota Zero. Os horários serão disponibilizados para os alunos.
• Será entregue na aula prática a cada aluno 4 fichas referentes a prova prática (G2). É dever do aluno levar para a aula prática estas fichas sempre para acompanhamento das atividades. Caso não seja apresentado a ficha, o aluno perderá ponto.
• O aluno que estiver na prova prática sem os dentes montados no manequim terão nota zero. Caso o manequim não se encaixe no “BOB” o aluno receberá nota zero.
• Não será permitido filmar ou gravar áudio da aula teórica e prática por direitos autorais.
• As provas serão distribuídas: Teórica G1 (peso 1) 10 pontos, Prática G1 (peso 1) 10 pontos, Teórica G2 (peso 2) 10 pontos, Prática G2 (peso 2) 10 pontos Média Parcial – G1 + G2 (2)/3 maior ou = a 6 o aluno é aprovado.
• Caso o aluno não atinja a Média Parcial maior ou igual a 6, seguirão as seguintes condições: Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte: – MP + EF (2)/3 maior ou = a 6 o aluno é aprovado.
• Haverá seminários sobre cimentos endodônticos e os alunos se organizarão em grupo para apresentar o seminário em Power Point. O tema e apresentador do seminário será sorteado. O assunto será inserido na prova teórica G2 e substitutiva independentemente se o grupo apresentou ou não o tema.
Avaliação
30/09/2024 G1 – Conteúdo teórico (Diagnóstico, instrumental endodôntico, anatomia e cirurgia de acesso dos dentes superiores, inferiores permanentes irrigação, preparo do terço cervical odontometria e preparo do terço apical) 6 Pontos Peso 1
30/09/2024 G1– Conteúdo prático
Realizar a cirurgia de acesso de um molar superior ou inferior (o elemento dental será sorteado) 4 pontos Peso 1
28/10/2024 G2 Seminário de cimentos endodônticos 1 ponto Peso 2
25/11/2024 Avaliação G2 – Teórica soluções irrigadoras, preparo do terço cervical, odontometria, preparodo terço apical, medicações intracanais, cimentos obturadores, obturação do sistema de canais radiculares e retratamento. 5 pontos Peso 2
25/11/2024 Avaliação G2 – Prática
Entregar 4 dentes (Incisivo central superior, 1º pré-molar superior, 1° molar superior e 1° molar inferior com cirurgia de acesso, isolamento absoluto, irrigação, preparo do terço cervical, odontometria, preparo de terço apical e obturação).
Entregar 4 relatórios com descrição: com cirurgia de acesso, isolamento absoluto, irrigação, preparo do terço cervical, odontometria, preparo de terço apical e obturação.
Em cada relatório deverá constar: 04 Radiografias – Inicial, odontometria, prova do cone e obturação final. 4 pontos Peso 2
09/12/2024 Avaliação substitutiva 10 pontos
Bibliografia
Básica
Cohen, S; Hargreaves, K.M. Caminhos da Polpa. 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Leonardo, Mário Roberto Tratamento de canais radiculares: avanços tecnológicos de uma endodontia minimamente invasiva e reparadora 2. Ed. São Paulo: Artes Médicas 2017.
Lopes, H.P.; Siqueira Jr., J.F. Endodontia: Biologia e Técnica. 15 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2015.
Complementar
ANDRADE, E. D. de (org.). Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3. ed. São Paulo: Artes médicas, 2014.
ANUSAVICE, K. J; SHEN, C.; RAWLS, H. R. Phillips: materiais dentários. Tradução de Roberto Braga. 12. ed. Rio de Janeiro:Elsevier,2013.
MALAMED, S. F. Manual de anestesia local. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
MONDELLI, J. et al. Fundamentos de dentística operatória. São Paulo: Santos, 2015.
ZUOLO, M. L. et al. Reintervenção em endodontia. 3. ed. São Paulo: Quintessence, 2017.
Material Digital
Camila Stefani Lofrano Cabral,1 Lívia Oliveira Genizelli,1 Rayane Giselle Zavão Cruz,1 Andrea Cardoso Pereira,2 Edson Jorge Lima Moreira,1 Emmanuel João Nogueira Leal da SilvaTratamento de dentes com rizogênese incompleta após procedimentos regenerativos ou de apicificação: uma revisão sistemática de literatura Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 73, n. 4, p. 336-9, out./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10. 18363/rbo.v73n4.p.336ANUSAVICE, K.
COSTA-JÚNIOR, Edson Dias; OLIVEIRA, Laudimar Alves de; CARVALHO-JUNIOR Jacy Ribeiro de. Avaliação in vitro da capacidade de selamento do cimento de ionômero de vidro e do MTA em perfurações de furca. Oral Sci., jan/jun. 2012, vol. 4, nº 1, p. 24-30.
Manuela Colbeck Gonçalves, Claudio Malizia, Luiz Eduardo Monteiro Dias da Rocha LESÕES ENDODÔNTICO-PERIODONTAIS: DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO Braz J Periodontol - March 2017 - volume 27 - issue 01