Prescrição De Formulações Cosméticas

2024/2 - Turma 4809

Ementa

Estudo dos princípios ativos e formulações utilizados para o tratamentos das disfunções estéticas, faciais, corporais e capilares.

Competências

Compreender a atuação e formas de prescrição personalizada de princípios ativos utilizados nos tratamentos das disfunções estéticas faciais, corporais e capilares.

Objetivos

Objetivo geral: Compreender o processo para a realização da prescrição personalizada de cosméticos.

Objetivos específicos:
- Compreender a forma de ação dos princípios ativos utilizados em Estética e Cosmética;
- Desenvolver habilidades sobre o formato de prescrição;
- Visitar conceitos teóricos sobre disfunções estéticas, associando seu tratamento aos conceitos em cosmetologia.

Programa

1. Módulo 1: conhecimentos sobre regras de prescrição personalizada.
1.1. Identificação das normas da prescrição;
1.2. Tipos de receitas;
1.3. Encaminhamentos.

2. Módulo 2: estudos sobre o paciente.
2.1. Anamnese aplicada à prescrição cosmética;
2.2. Interpretação de exames laboratoriais com aplicabilidade na cosmetologia.

3. Módulo 3: conceitos das disfunções estéticas tratadas com princípios ativos disponíveis.
3.1. Prescrição anti-aging;
3.2. Prescrição antiacne;
3.3. Prescrição em fotoproteção e antioxidantes;
3.4. Prescrição para hipercromias;
3.5. Prescrição para FEG e estrias;
3.6. Prescrição com ênfase nos processos de emagrecimento;
3.7. Prescrição em tricologia com ênfase nas alopecias não cicatriciais;
3.8. Prescrição de produtos esterilizados - ênfase da atuação do microagulhamento.

Metodologia

Sistema misto de aulas: parte inicial (módulos 1) com demonstração expositiva pelo professor, cuja função é explicar de modo sistematizado quando o assunto é desconhecido ou quando as ideias que os alunos trazem são insuficientes ou imprecisas. Associa-se este recurso a retroprojetor para auxílio da explanação de tópicos e imagens sobre o tema.

Para os módulos 2 e 3, propõe-se o método de trabalho independente que consistirá de tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo relativamente independente e criador. Este método será aplicado a partir da investigação e solução de problemas que consiste dos seguintes elementos:
colocação do problema; coleta de dados e informações para torná-lo bem caracterizado; identificação de possíveis soluções; e escolha de soluções viáveis em face das condições existentes (conhecimentos e tecnologia disponíveis, possibilidades concretas de atuação sobre o problema).
Desta forma, os alunos serão instigados por meio do sistema Problem Based Learning (PBL), onde, com os resultados de suas pesquisas e orientações indicadas pelo professor, os alunos deverão criar modelos de prescrição cosmética com os temas desenvolvidos. Estes documentos serão anexados em portfólio da disciplina e servirão como parte do conceito avaliativo de Grau 2 (G2).

Concomitantemente a estes processos, tem-se as Web Aulas na plataforma Novo Aula (que funciona por meio da tecnologia Canvas): 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.

Avaliação

A Ulbra Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo, no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.

Neste sentido, o Sistema de Avaliação da Aprendizagem, aprovado por meio da Resolução Nº 891, de 25 de outubro de 2023, possuiu um processo contínuo, sistemático e cumulativo de avaliações numericamente classificadas em uma escala de zero a dez pontos, objetivos por meio de duas avaliações:
Avaliação de Grau Um (G1): relaciona-se aos saberes do primeiro bimestre letivo;
Avaliação de Grau Dois (G2): relaciona-se à totalidade de saberes desenvolvidos no semestre;
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com grau um, de G2, com grau dois, conforme a seguinte fórmula:

MP = [G1 + (2*G2)] / 3

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos em MP. Todavia, os alunos que não atingirem a média e possuírem, no mínimo, 75% de presença, poderão fazer a prova de Exame Final (EF). Nestes casos, a Média Final na disciplina será a média ponderada entre a MP, de peso um, e o resultado de EF, com peso dois, de acordo com a seguinte fórmula:

MF = [MP + (2*EF)] / 3

Salienta-se que qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.

Para as disciplinas que não se enquadram como componentes da curricularização da extensão, as pontuações máximas de G1 e G2 será de 10 (pontos). No caso de Prescrição de Formulações Cosméticas, as notas serão compostas da seguinte forma:

• Para a composição da nota de G1, tem-se 7,0 pontos atribuídos à avaliação teórica e 3,0 pontos à realização de um podcast em grupo discutindo disfunções que serão tratadas por meio dos princípios ativos que serão estudados na disciplina. Destes 3,0 pontos, 1,0 ponto será atribuído ao roteiro de planejamento do podcast e 2,0 pontos ao produto final em audio para postagem em plataforma do tipo Spotify.
• Para a composição da nota de G2, tem-se 8,0 pontos atribuídos à avaliação teórica de 2,0 pontos associados ao portfólio de receitas desenvolvidas pelos alunos ao longo do semestre.

Bibliografia

Básica

DRAELOS, Zoe Diana. Cosméticos em Dermatologia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Revinter,1999.329

HERNANDEZ, Micheline. FRESNEL, Marie Madeleine Mercier. Manual de Cosmetologia. 3ª edição. Tradução Ana Lúcia Mazzali. Rio de Janeiro: Revinter, 1999. 353 p.

Ribeiro, Cláudio de Jesus Cosmetologia aplicada a dermoestética. 2º ed. São Paulo : Pharmabooks, 2010. 441 p.

Complementar

FERREIRA, A.O., BRANDÃO, M. Guia Prático da Farmácia Magistral. 4 ed. Volume II. São Paulo: Pharmabooks, 2011.

GIL, Eric de Souza. Farmacotécnica Compacta. 1ª edição. São Paulo: Pharmabooks, 2006. 100 p.

Gomes, Rosaline Kelly. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3. ed. São Paulo: LMP, 2009. 402 p.

Schueller, Randy. Iniciação a química cosmética: um sumário para químicos formuladores, farmacêuticos de manipulação e outros profissionais com interesse na cosmetologia. Volume 1. São Paulo: Tecnopress, 2001-2003. 3 v.

Souza, Valéria Maria de. Ativos dermatológicos: volume 4: guia de ativos dermatológicos utilizados na farmácia de manipulação para médicos e farmacêuticos. São Paulo : Pharmabooks, 2006. 207 p.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 227