PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS CULINÁRIAS APLICADOS À NUTRIÇÃO I

2024/1 - Turma 2006

Ementa

Técnicas de seleção, aquisição, pré-preparo e preparo de alimentos. Técnicas de aproveitamento, conservação e/ou melhoria das características sensoriais, valor nutritivo e digestibilidade dos alimentos. Pesos, medidas, índices de correção e conversão e per capita. Conversão de pesos e medidas. Ficha técnica de preparação e sua importância na elaboração dos cardápios.

Competências

Compreender técnicas de seleção, aquisição, pré-preparo e preparo de alimentos, visando a maximização do seu valor nutritivo e melhoria das suas características sensoriais e da sua digestibilidade, além de evitar desperdícios. Utilizar pesos, medidas, índices de correção e conversão e cálculos de per capita na prática culinária. Elaborar e interpretar fichas técnicas de preparação, incluindo controle de custos.

Objetivos

GERAL:
Integrar conceitos de nutrição e gastronomia para a elaboração de preparações saudáveis, nutritivas, saborosas e viáveis financeiramente.

ESPECÍFICO(S):
• Ensinar aos alunos as técnicas de seleção, aquisição, pré-preparo, preparo e conservação dos alimentos;
• Proporcionar conhecimento na utilização de pesos, medidas, índices de correção e conversão e cálculos de per capita para o planejamento preciso de porções e preparações.;
• Discutir com os alunos sobre técnicas de aproveitamento integral dos alimentos, visando reduzir desperdícios e promover a sustentabilidade na alimentação;
• Demonstrar aos alunos como elaborar e interpretar fichas técnicas de preparação, incluindo controle de custos.

Programa

• Importância das habilidades culinárias para a Nutrição;
• Seleção e Aquisição de Alimentos;
• Técnicas de Pré-preparo de Alimentos;
• Métodos de Cozimento e seus Efeitos Nutricionais;
• Pesos, medidas, índices de correção e conversão e per capita;
• Elaboração e Análise de Fichas Técnicas de Preparação;
• Avaliação Sensorial de Alimentos.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas, nas quais a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como fomento para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador, no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve quando tece a crítica sobre a realidade e dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo, que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções, com vistas à sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas, pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Na disciplina de Procedimentos e Técnicas Culinárias Aplicadas à Nutrição, classificada como Teórica Profissionalizante (Categoria 1.2), as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, as práticas pedagógicas podem ser realizadas por meio de diversificadas estratégias ativas de aprendizagem, em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Role Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial é formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e, eventualmente, um momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). Em articulação com o desenvolvimento do ATC, o TDE qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo); Potencialização da aprendizagem (por meio da diversidade de experiências); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que o aluno seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia); Aprendizagem de forma contextualizada (baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
Os TDEs do curso de Nutrição são organizados considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula, Conecta e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registrados no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular.

Avaliação

Na disciplina de Procedimentos e Técnicas Culinárias Aplicadas à Nutrição, a avaliação da aprendizagem do aluno será expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1), relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).
As pontuações máximas de Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) será de 10 (pontos), compostas por 6,0 (seis) a 8,0 (oito) pontos de prova cumulativa individual (obrigatória),complementada por até 4,0 (quatro) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.

Em suma:
G1 (10,0 pontos): 6,0 a 8,0 pontos na forma de prova escrita + 2,0 a 4,0 na forma de atividades;
G2 (10,0 pontos): 6,0 a 8,0 pontos na forma de prova escrita + 2,0 a 4,0 na forma de atividades;
MP = (G1 + 2 x G2)/3
Se aluno fizer EF:
MF = (MP + 2 x EF)/3
Se aluno não fizer EF:
MF = MP.
A DISCIPLINA TERÁ AVALIAÇÃO:
G1- DIA – 22/04
G2 - DIA – 24/06
EF - DIA – 05/07

Bibliografia

Básica

BASSO, Cristiana. Alimentação coletiva: técnica dietética e segurança alimentar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527738248 . Acesso em: 7 mar. 2023.
PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e Técnica Dietética. 4.ed. rev. e atual. Barueri: Manole, 2019. E-Book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520454312 . Acesso em: 9 mar. 2023.
RODRIGUES, Viviane Belini (org.) Técnica Dietética I. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. E-Book. [Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/35543 . Acesso em: 9 mar. 2023.

Complementar

DOMENE, Semíramis Martins Álvares. Técnica Dietética - Teoria e Aplicações. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. E-Book. [Minha Biblioteca]. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527733571 . Acesso em 9 mar. 2023.
PHILIPPI, Sonia Tucunduva; COLUCCI, Ana Carolina Almada. Nutrição e gastronomia. 1. ed. Barueri: Manole, 2018. E-Book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520462393 . Acesso em: 9 mar. 2023.
CARELLE, Ana Cláudia; CÂNDIDO, Cynthia Cavalini. Técnicas Dietéticas. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536521428 . Acesso em: 09 mar. 2023.
PINTO-E-SILVA, Maria Elisabeth Machado; YONAMINE, Glauce Hiromi; ATZINGEN Maria Carolina Batista Campos von. Técnica dietética aplicada à dietoterapia. 1.ed. Barueri, SP : Manole, 2015. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520452417 . Acesso em: 09 mar. 2023.
CAMARGO, Erika Barbosa. Técnica dietética: pré-preparo e preparo de alimentos: manual de laboratório. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2012. E-Book. [Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/180383 . Acesso em: 9 mar. 2023.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Nutrição
Período: 3
Carga Horária: 38h
Horário: 22N - 21N
Sala: 332 332