Procedimentos Pré E Pós-operatórios

2024/2 - Turma 4812

Ementa

Abordagens e Procedimentos em cuidados pré e pós-operatórios com ênfase em cirurgias com fins estéticos.

Competências

Seguindo preceitos da Lei 13.643, de 03 de abril de 2018, que regulamenta a profissão do Esteticista e Cosmetólogo, o aluno deve obter conhecimentos para:
1. Realizar a elaboração do programa de atendimento, com base no quadro do cliente, estabelecendo as técnicas a serem empregadas e a quantidade de aplicações necessárias;
2. Desenvolver conhecimentos necessários para possibilitar a elaboração de informes, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à Estética e à Cosmetologia;
3. Desenvolver saberes com vistas no conhecimento em auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética com registro na Anvisa.

Objetivos

Objetivo geral: Desenvolver conhecimentos sobre intervenções cirurgicas estéticas e suas implicações nos pacientes, possibilitando o desenvolvimento de um plano de tratamento e acompanhamento específico em pré e pós-operatório de cirurgias reparadoras e estéticas faciais e corporais.
Objetivos específicos:
• Saber identificar e avaliar o paciente na aplicação de procedimentos pré e pós-operatórios;
• Selecionar e aplicar eletrotermofototerapias em pré e pós-operatório de cirurgias reparadoras e estéticas;
• Selecionar e aplicar terapias manuais em pré e pós-operatório de cirurgias reparadoras e estéticas;
• Desenvolver métodos para a busca de referências para atualização dos conhecimentos na área estudada.

Programa

Cirurgias Plásticas Estéticas e Cirurgias Plásticas Reparadoras
Cirurgias plásticas corporais – Mamoplastia: Tipos de cirurgias; Complicações; Procedimentos pré e pós-operatórios.
Cirurgias plásticas corporais – Lipoaspiração: Tipos de cirurgias; Complicações; Procedimentos pré e pós-operatórios.
Cirurgias plásticas corporais – Dermolipectomias|: Tipos de cirurgias; Complicações; Procedimentos pré e pós-operatórios.
Anamnese em Cirurgias plásticas corporais
Eletroterapia aplicada ao pós-operatório.
Cirurgias plásticas corporais – Prática: Técnicas de posicionamento, Protocolos de atendimento.
Cirurgias plásticas faciais – Blefaroplastia/mentoplastia/otoplastia: Tipos de cirurgias; Complicações; Procedimentos pré e pós-operatórios.
Cirurgias plásticas faciais – Rinoplastia/ bichectomia: Tipos de cirurgias; Complicações; Procedimentos pré e pós-operatórios.
Cirurgias plásticas faciais - Ritidoplastia/ lifiting facial: Tipos de cirurgias; Complicações; Procedimentos pré e pós-operatórios.
Anamnese em Cirurgias plásticas faciais
Cirurgias plásticas faciais – Prática: Técnicas de posicionamento, Protocolos de atendimento.

Metodologia

Demonstração expositiva pelo professor, com o auxílio de recursos como o datashow, quadro branco, para auxílio da explanação de tópicos e imagens sobre o tema.
Realização de tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo relativamente independente e criador.
Aplicação técnica laboratorial com práticas executadas entre grupos/duplas formadas entre os alunos.
Tem-se as Web Aulas na plataforma Novo Aula (que funciona por meio da tecnologia Canvas): 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.

Avaliação

A Ulbra Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo, no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
Neste sentido, o Sistema de Avaliação da Aprendizagem, aprovado por meio da Resolução Nº 891, de 25 de outubro de 2023, possuiu um processo contínuo, sistemático e cumulativo de avaliações numericamente classificadas em uma escala de zero a dez pontos, objetivos por meio de duas avaliações:
Avaliação de Grau Um (G1): relaciona-se aos saberes do primeiro bimestre letivo;
Avaliação de Grau Dois (G2): relaciona-se à totalidade de saberes desenvolvidos no semestre;
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com grau um, de G2, com grau dois, conforme a seguinte fórmula:
MP = [G1 + (2*G2)] / 3
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos em MP. Todavia, os alunos que não atingirem a média e possuírem, no mínimo, 75% de presença, poderão fazer a prova de Exame Final (EF). Nestes casos, a Média Final na disciplina será a média ponderada entre a MP, de peso um, e o resultado de EF, com peso dois, de acordo com a seguinte fórmula:
MF = [MP + (2*EF)] / 3
Salienta-se que qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
Destaca-se, ainda, que as disciplinas de curricularização da extensão não possuem EF. Para estes casos, as pontuações máximas de G1 e G2 será de 10 pontos, compostas por 4,0 (quatro) pontos de prova cumulativa individual (obrigatória), complementada por 6,0 (seis) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.
Para as disciplinas que não se enquadram como componentes da curricularização da extensão, as pontuações máximas de G1 e G2 será de 10 (pontos). No caso de Estética Facial I, as notas serão compostas da seguinte forma:
• Para a composição da nota de G1, tem-se 8,0 pontos atribuídos à avaliação teórica e 2,0 pontos para trabalhos realizados em sala.
• Para a composição da nota de G2, tem-se 6,0 pontos atribuídos à avaliação teórica de 4,0 pontos associados a apresentação teórica de trabalho em grupo.

Bibliografia

Básica

GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3 ed. São Paulo: Manole, 2010.
LEDUC, A; LEDUC, O. Drenagem Linfática: Teoria e Prática. 3 ed. São Paulo: Manole, 2007.
MAUAD, Raul. Estética e Cirurgia Plástica: tratamento no pré e pós-operatório. 4. ed. São Paulo: Senac. 2012.

Complementar

BORGES, F. S. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2 ed. São Paulo : Phorte, 2010.
FRITZ, S. Fundamentos da massagem terapêutica. 2. ed.. Barueri: Manole.2002.
GYTON, A; HALL, J. Tratado de Fisiologia Médica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
KITCHEN, S. Eletroterapia: Prática Baseada em Evidências. 11. ed. e 2 ed. brasileira. São Paulo: Manole, 2003.
LOW, J; REED, A. Eletroterapia Explicada: Princípios e Prática. 3. ed. e 1. Ed brasileira. São Paulo: Manole, 2001.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
Período: 4
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 205