Processos Educativos e da Aprendizagem
2024/2 - Turma 0811
Ementa
Processos de aprendizagem no contexto do desenvolvimento humano, em seus aspectos cognitivos e emocionais. As abordagens da Psicologia para o processo de aprendizagem.
Competências
Identificar diferentes modelos de aprendizagem
Conhecer os principais transtornos e sintomas da Dificuldade de Aprendizagem
Objetivos
Conceituar e diferenciar o desenvolvimento e a aprendizagem nas diversas perspectivas teóricas.
Identificar como ocorre o processo de aprendizagem em diversos contextos.
Conhecer o significado de dificuldade/problemas de aprendizagem e seus transtornos.
Programa
• Conceituação
Aprendizagem: conceituação, características e diferenças filosóficas.
• Aprendizagem para os principais teóricos
Teoria Freudiana da aprendizagem (Freud)
Análise do Comportamento aplicada à Aprendizagem (Skinner)
Aprendizagem Social (Bandura)
Aprendizagem sob a ótica da Psicologia Humanista (Rogers)
Epistemologia Genética (Piaget)
Teoria Socio-historica (Vygosky)
Teoria da Aprendizagem segundo Wallon
Gestalt
Psicologia Evolucionista e a Aprendizagem
• Dificuldade/Problema de Aprendizagem
Conceituação de Dificuldade/Problemas de Aprendizagem
Transtornos e Intervenções da Dificuldade/Problemas de Aprendizagem
Metodologia da Problematização: Estudo de caso
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas; Discussões teórica e de situações práticas vivenciadas em sala de aula, análise e interpretação de artigos científicos relacionados a problemática da atualidade, estudos de casos, debates, atividades individuais, atividades em grupos e rodas de conversas, além de discussões de vídeos e filmes. Sempre priorizando a investigação, colaboração e exposição no processo ensino-aprendizagem, assim com momento de ATC e TDE.
Elaboração de web atividades conforme calendário acadêmico.
Avaliação
G1 – valor 10, sendo 4 para atividades/trabalhos e 6 prova
G2 – valor 10 com peso 2 - sendo 4 para atividades/trabalhos e 6 prova
Média – G1 + (2xG2) / 3 = M
6,0 para ser aprovado com no mínimo 75% de presença
EF – valendo 10,0 ter no mínimo 75% de presença
Média Final – (EFx2) + M / 3 = MF
Bibliografia
Básica
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Complementar
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