Processos Psicológicos Básicos
2024/2 - Turma 0806
Ementa
Aspectos teóricos e metodológicos relacionados aos processos cognitivos básicos, como: sensação, percepção, atenção, memória, volição, aprendizagem, linguagem, pensamento, motivação e emoção. Integração desses processos na determinação do comportamento humano e suas implicações éticas.
Competências
Desenvolver capacidade conceitual dos processos fundamentais do comportamento humano, considerando suas interfaces, consequências e noções de desenvolvimento básico no que tange os processos cognitivos e psicológicos.
Objetivos
Conceituar e exemplificar os processos básicos psicológicos, empregando diversas informações para prática psicológica em diversos contextos de atuação.
Programa
I - Introdução aos temas relacionados aos processos básicos psicológicos e cognitivos.
II - Memória
III - Aprendizagem
IV - Atenção
V - Sensação e Percepção
VI - Motivação
VII - Linguagem
VIII- Emoção
IX- Pensamento
OBS.: O programa da disciplina não é rígido, podendo ser revisto conforme o andamento da turma.
Metodologia
- Aulas expositivas e dialogadas com utilização de recursos audiovisuais;
- Seminários dos conteúdos programáticos;
- Atividades práticas, envolvendo estudos dirigidos, estudos de caso, análise de documentários e filmes;
- Elaboração de 3 web atividades, conforme critérios institucionais.
Avaliação
G.1
Prova Escrita Individual: 6,0 pontos; Trabalhos: 4,0 pontos, totalizando: 10,0 pontos.
G.2
Prova Escrita Individual: 6,0 pontos; Trabalhos: 34,0 pontos, totalizando: 10,0 pontos.
Substituição: Prova escrita e individual: 0 a 10 pontos.
Observações:
- O processo avaliativo está pautado na resolução acerca de avaliações do CEULP/ULBRA, a qual coloca que, dentre outras coisas, a aprovação se dá para o acadêmico que obtiver grau final no valor mínimo de 6,0 (seis) pontos e mínimo de 75% de presença;
- Abono de faltas e concessão de atividades domiciliares somente para os casos previstos nas normas institucionais (somente são aceitos atestados médicos de no mínimo 15 dias, por exemplo);
- Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso e conforme normas da ABNT (quando solicitado parte escrita), na data estipulada. Não serão recebidos trabalhos fora do prazo;
Bibliografia
Básica
Sternberg, R. J. Sternberg, K. Psicologia Cognitiva. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Catania, A. C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem E Cognição. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Domingues, M. A. Desenvolvimento E Aprendizagem: O Que O Cérebro Tem a Ver com Isso. Editora ULBRA, 2007.
Complementar
Eysenck, M. W; Keane, M. T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: ARTMED, 1994.
Gardner, H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: ARTMED, 1994.
Pozo, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Davidoff, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron, 2001.
Atkinson, R. L. et al. Introdução à Psicologia de Hilgard. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Gleitman, H; Reisberg, D; Gross, J. Psicologia. 7ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.