Processos Psicológicos Básicos
2023/2 - Turma 0807
Ementa
Aspectos teóricos e metodológicos relacionados aos processos cognitivos básicos, como: sensação, percepção, atenção, memória, volição, aprendizagem, linguagem, pensamento, motivação e emoção. Integração desses processos na determinação do comportamento humano e suas implicações éticas.
Competências
Desenvolver capacidade conceitual dos processos fundamentais do comportamento humano, considerando suas interfaces, consequências e noções de desenvolvimento básico no que tange os processos cognitivos e psicológicos.
Objetivos
Conceituar e exemplificar os processos básicos psicológicos, empregando diversas informações para prática psicológica em diferentes contextos de atuação.
Programa
UNIDADE 1:
1) Definição de Fenômeno e Processos Psicológico Básicos
- Introdução a Psicologia como uma ciência: o passado, o presente e o futuro
- Neurociência e o Comportamento
UNIDADE 2:
2.1) Mente e Cérebro
Teoria da Mente
2.2) Sensação e Percepção
Processos sensoriais
Os sentidos
O uso da Percepção
Localização
Atenção e suas base neural
UNIDADE 3:
3.1) Aprendizagem
Perspectiva da Aprendizagem
Condicionamento Clássico e Operante
Aprendizagem e cognição
Aprendizagem e Motivação
3.2) Memória
Três dimensões
Três armazenamentos de memória
Memórias diferentes para tipos de informações diferentes
UNIDADE 4:
4.1) Linguagem e Pensamento
Linguagem e comunicação
O desenvolvimento da linguagem
Conceitos e categorização: Os blocos de Construção do Pensamento
4.2) Emoção
Componentes das emoções
Experiência subjetiva e emoções
Tendência de pensamento e de ações às emoções
Metodologia
- Aulas expositivas e dialogadas com utilização de recursos audiovisuais;
- Debate de conteúdos programáticos;
- Sala de aula invertida;
- Atividades práticas, envolvendo estudos dirigidos, estudos de caso, análise de documentários e filmes;
- Elaboração web atividades, conforme critérios institucionais.
Avaliação
O Sistema de Avaliação da disciplina, no semestre 2023/2, atende as diretrizes da Resolução CONSEPE nº 788, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2020, e considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia. Assim, tem-se:
A avaliação parcial 1 (AP1 – valor 1,5)
- Mapas conceituais dos conteúdos desenvolvidos na unidade 1 e 2. Será produzido em sala em grupos de até 3 pessoas.
A avaliação parcial 2 (AP2 – valor 2,5)
- Organização de um café com diálogo que acontecerá no dia 09 de novembro sobre os temas da unidade 3 (Aprendizagem e Memória). Neste café os grupos deverão apresentar as inovações em pesquisas sobre as temáticas sorteadas para o grupo e deverão apresentar uma fala de um profissional formado em psicologia que trabalhe com aprendizagem ou avaliação de memória sobre suas práticas profissionais associadas ao tema da apresentação do grupo. Esta fala poderá ser presencial ou fruto de uma entrevista gravada e apresentada em sala para os colegas.
* As falas dos grupos deverão conter informações teóricas complementares ao que já foi apresentado durante as aulas.
* O conteúdo deverá ser apresentado de forma criativa e inovadora.
Critério que serão usados para avaliação do trabalho:
- ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS;
- CRIATIVIDADE NA EXPOSIÇÃO;
- RIQUEZA DE INFORMAÇÕES NA EXPOSIÇÃO;
- CAPACIDADE DE SÍNTESE (OBJETIVIDADE, MAS COM A INTENÇÃO DE EXPOR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES SOBRE OS ASSUNTOS)
Avaliação semestral (AS – valor 6,0)
Elaboração de um banco de questões modelo ENADE sobre as temáticas apresentadas no semestre (1,0) - As questões deverão ser objetivas e abordar as 7 temáticas principais da disciplina (Sensação, percepção, atenção, aprendizagem, memória, linguagem, pensamento e emoções)
Avaliação Individual (questões objetivas) – valor 5,0
A pontuação semestral (PS) será condizente com a soma de todas as atividades - Afere as competências trabalhadas na AP1 + AP2 + AS.
Observações:
- O processo avaliativo está pautado na resolução acerca de avaliações do CEULP/ULBRA, a qual coloca que, dentre outras coisas, a aprovação se dá para o acadêmico que obtiver grau final no valor mínimo de 6,0 (seis) pontos e mínimo de 75% de presença;
- Abono de faltas e concessão de atividades domiciliares somente para os casos previstos nas normas institucionais (somente são aceitos atestados médicos de no mínimo 15 dias, por exemplo). Caso seja validado sua solicitação de Web atividade já fica estabelecido a entrega de um mapa mental sobre a temática das aulas perdidas até o dia da AS. Vale ressaltar que sua falta será abonada mediante a entrega da atividade domiciliar.
- Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso e conforme normas da ABNT (quando solicitado parte escrita), na data estipulada. Não serão recebidos trabalhos fora do prazo;
- As web atividades seguem o calendário acadêmico e contam como presença na ata de assinatura. 1ª Web: 8h; 2ª Web: 8h; 3ª Web: 6h. A não confecção das webs deixa o acadêmico com risco de reprovação. Essas atividades não valerão nota.
Bibliografia
Básica
NOLEN-HOEKSEMA. Susan. Atkinson & Hilgard: introdução à psicologia. 15. ed. São Paulo: Cencace Leaminn, 2012.
BOCK, Ana Mercês. Furtado, Odair. Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia.15.ed. São Paulo: Saraiva. 2018.
FELDMAN, Robert S. Introdução à Psicologia. 10ª Ed. Porto Alegre. Armed, 2015.
Complementar
Sternberg, R. J. Sternberg, K. Psicologia Cognitiva. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Catania, A. C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem E Cognição. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Domingues, M. A. Desenvolvimento E Aprendizagem: O Que O Cérebro Tem a Ver com Isso. Editora ULBRA, 2007
Eysenck, M. W; Keane, M. T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: ARTMED, 1994.
Gardner, H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: ARTMED, 1994.
Pozo, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Davidoff, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron, 2001.
Gleitman, H; Reisberg, D; Gross, J. Psicologia. 7ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.