Programação Orientada a Objetos

2024/2 - Turma 0607

Ementa

Objetos e Classes; Tipos primitivos e tipos por referência; Sobrecarga de construtores e métodos; Associação: simples (classe associativa), herança, agregação e composição; Reescrita de métodos; Polimorfismo. Classes abstratas e Interface.

Competências

Compreender e utilizar os conceitos de Programação Orientada a Objetos através uma linguagem de programação que oferece suporte a tais conceitos (como Java), bem como a representação de objetos e "coisas" do mundo real em linguagem de programação

Objetivos

- apresentar a representação de objetos do mundo real ou de um mundo determinado na forma da programação orientada a objetos através da abstração e do exercício constante desta atividade;
- capacitar o aluno à compreender e utilizar os conceitos da programação orientada a objetos (classes, objetos, métodos e as diversas formas de relações entre classes e objetos) e a sua representação na linguagem de programação Java (respeitando sintaxe e requisitos da própria linguagem);
- preparar os alunos a interpretar problemas/contextos e representá-los em diagramas de classe e gerar código-fonte a partir destes e vice-versa.

Programa

* Métodos;
* Interface Gráfica: componentes Swing;
* ArrayList;
*Orientação a objetos:
- Objetos e Classe;
- Encapsulamento;
- Método Construtor;
- Atributos e métodos de classe;
- Atributos e métodos de instância;
- Sobrecarga de métodos;
- Herança;
- Polimorfismo;
- Classes abstratas e Interfaces;
- Associação: Agregação, Composição e Simples.

Obs.: Uso da linguagem Java e diagrama de classe UML.

Metodologia

O Aporte Teórico-metodológico de Competências será oferecido por meio de aulas expositivas e interpretação de problemas, individualmente e em grupo, utilizando a Programação Orientada a Objetos.

O Trabalho Discente Efetivo se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com a implementação de aplicações Java Orientadas a Objetos. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pelo professor, e compartilhar o conhecimento obtido.

Web Aula: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.

Avaliação

O aluno será avaliado ao longo do semestre letivo em duas avaliações de grau, a saber:
- Grau Um (G1):  4.0 pontos de avaliações e trabalhos individuais ou em grupo + 6.0 pontos de prova com conteúdo relativo ao primeiro bimestre letivo;
- Grau Dois (G2): 4.0 pontos de avaliações e trabalhos individuais ou em grupo + 6.0 pontos de prova com conteúdo relativo à totalidade do semestre.

A Média Parcial (MP) será a média ponderada entre G1 e G2. Logo, MP = (G1 + 2 x G2) / 3.

Será aprovado o aluno que alcançar a MP igual ou superior a 6,0 (seis).

O aluno, com ou sem aprovação, que desejar aumentar a sua MP e atingir frequência mínima de 75%, terá direito de realizar a prova de Exame Final (EF).

Para o aluno que fizer a prova de EF, a Média Final (MF) será a média ponderada entre MP (peso um) e EF (peso dois). Logo:  MF = (MP + EF x 2) / 3.

Para os alunos que não realizarem a prova de EF a MF será igual a MP.

Será aprovado o aluno que alcançar a MF igual ou superior a 6,0 (seis) e atingir, no mínimo, 75% de frequência.

As provas ocorrerão nas datas previstas em calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

DEITEL, Harvey M.; Deitel, Paul J. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. E-book. [Biblioteca Virtual Pearson].

HORSTMANN, Cay S.; CORNELL, Gary. Core Java: volume 1: fundamentos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010. E-book. [Biblioteca Virtual Pearson].

SANTOS, Rafael. Introdução à programação orientada a objetos usando Java. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2013.

Complementar

BARNES, David J.; KÖLLING, Michael. Programação orientada a objetos com Java: uma introdução prática usando o BlueJ. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2009. E-book. [BV Pearson].

FELIX, Rafael (org.). Programação orientada a objetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. E-book. [BV Pearson].

FURGERI, Sérgio. Java 8: ensino didático: desenvolvimento e implementação de aplicações. São Paulo: E´rica, 2015. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536519340. Acesso em: 30 mar. 2022.

MANZANO, José Augusto N. G.; COSTA JUNIOR, Roberto Afonso. Programação de computadores com Java. São Paulo: Érica, 2014. E-book. [Minha Biblioteca].

RANGEL, Pablo; CARVALHO JR, José Gomes de. Sistemas Orientados a Objetos: teoria e prática com UML e Java.   Rio de Janeiro: Brasport, 2021. E-book. [Biblioteca Virtual Pearson].

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Engenharia de Software
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: Labin V -