Projeto de Edificações

2024/1 - Turma 0515

Ementa

Competências

Competências da disciplina: projetar soluções construtivas criativas, desejáveis e viáveis; determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia; comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica, sendo capaz de expressar-se adequadamente, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e computação gráfica; identificar, formular e resolver problemas edilícios; ler e interpretar projetos apresentados em forma gráfica. Conhecer os principais aspectos sobre acessibilidade, da situação do espaço construído em relação a sua adaptação às exigências da sociedade.

Objetivos

Proporcionar conhecimentos na área de Projeto de Edificações, abordar as etapas de projeto segundo a legislação e normas técnicas vigentes.

Programa

1. Representação gráfica e desenho técnico;
2. Aspectos teóricos e conceituais do tema;
3. Legislação e Normas técnicas para o desenvolvimento projetual;
4. Legislação Urbanística – Plano Diretor;
TRABALHO DISCENTE EFETIVO (TDE)

1. Prática de exercícios aplicados a representação utilizando recursos de computação gráfica como modo de representação;

2. Desenvolvimento de anteprojeto de arquitetura. Etapas:

• Levantamentos de Dados: Desenvolvimento do programa de necessidades; diagnóstico do local; avaliação das condições de insolação, ventilação, e adequação ao entorno imediato.

• Estudo Preliminar: desenvolvimento inicial de planta de situação, locação/planta de cobertura, plantas, cortes. Com apresentação de soluções de acessibilidade espacial e sustentabilidade.

• Anteprojeto: aprimoramento do estudo anterior, com plantas, cortes, fachadas e volumetria

Metodologia

Desenvolvimento projetual será assistido por assessoramentos em grupo, auxiliados por aulas expositivas, seminários, leituras e discussões de textos abordando conceitos e teorias para dar embasamento na elaboração de projetos de edificações.

Cada encontro passa a ser formado por um momento inicial (25% da aula) de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento intermediário e final (75%) de Trabalho Discente Efetivo (TDE). O ATC consiste no embasamento teórico e o TDE na aplicação da teoria na prática, por meio de assessoramentos e atividades relacionas as práticas projetuais em desenvolvimento.

Avaliação

A pontuação do semestre será realizado em etapas através de trabalhos, seminários e provas.
A) AVALIAÇÕES:
- Avaliação de Grau 1: 10,0 pontos
- Avaliação de Grau 2: 10,0 pontos
- Média Parcial: MP = (Nota G1 + (Nota G2 * 2)) / 3

Critérios de avaliação:

• Participação efetiva do aluno no desenvolvimento das etapas do projeto por meio dos assessoramentos (TDE);
• Assiduidade de 75% nos assessoramentos (TDE), através da assinatura de ficha de assessoramentos (os assessoramentos serão validados individualmente mesmo que o projeto seja desenvolvido em grupo);
• O assessoramento tem caráter eliminatório quando o aluno não assessorar;
• O assessoramento não contabiliza presença, sendo necessário o aluno permanecer em sala durante o horário de aula para a presença ser computada;
• Domínio na representação gráfica (croquis, perspectivas e desenhos técnicos);
• Penalização para atraso na entrega de projetos, conforme especificado nas diretrizes de entrega do referido projeto;

Bibliografia

Básica

• CHING, Francis D.K. Arquitetura: forma, espaço e ordem/Francis D. K. Ching. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 399 p.
• NEUFERT, Ernest. Arte de projetar em arquitetura: princípios, normas e prescrições sobre construção. 2. ed. São Paulo: G. Gili, 432 p.: il.
• MONTENEGRO, G. A. Desenho Arquitetônico. São Paulo, E. Blucher. 1991.

Complementar

• ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492. Representação de projetos de arquitetura / Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro: ABNT (Editora), 1994. 27 p.
• PALMAS. Lei nº 045 de 22 de março de 1990. Altera a Lei nº 31, de 07 de dezembro de 1989, que estabelece o Código Municipal de Obras e suas alterações. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/media/leis/lei-ordinaria-045-1990-03-22-29-10-2014-15-11-14.pdf, Acesso em 03 de março de 2013.
• PALMAS. Lei nº 400 de 02 de abril de 2018. Plano Diretor Participativo do Município de Palmas -TO. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/media/leis/lei-complementar-400-2018-04-02-5-2-2021-18-48-23.pdf, Acesso em 03 de março de 2013.
• BENEVOLO, L. Introdução à arquitetura. São Paulo: Mestre Jou, 1972.
• CHING, F. Sistemas estruturais ilustrados: padrões, sistemas e projeto.
• HERTZBERGER, H. Lições de arquitetura. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
• ZEVI, B. Saber ver a arquitetura. São Paulo, Martins Fontes, 1994.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Engenharia Civil
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 2N
Sala: 234