Projeto de Urbanismo

2024/1 - Turma 1016

Ementa

A disciplina expõe aspectos conceituais, tecnológicos e projetuais relativos aos sistemas urbanos, trabalhando na proposta de parcelamento do solo com a inserção de loteamento em uma gleba da cidade, relacionando e resolvendo questões de infraestrutura e desenho urbano. Tem foco nos conceitos de sustentabilidade, diversidade urbana e mobilidade, e compreende a escala da cidade, da região, dos espaços de circulação até o nível do mobiliário urbano e acessibilidade.

Competências

Desenvolver estudos e projetos integrados de baixa e média complexidade em diferentes sistemas urbanos; Empregar metodologias, materiais e técnicas urbanísticas para produzir espaços urbanos sustentáveis; Aplicar a legislação urbanística e ambiental pertinentes no processo de parcelamento do solo; Dominar técnicas e metodologias de pesquisa em urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano.

Objetivos

GERAL: Promover a aprendizagem transformadora a partir da metodologia de análise, conceituação, diagnóstico e proposta de projeto de loteamento em uma gleba urbana, utilizando-se dos conceitos de desenho e infraestrutura urbana.

ESPECÍFICO(S):
Desenvolver estudos e projetos referentes ao parcelamento do solo urbano, atendendo aos conceitos de sustentabilidade diversidade do espaço público, mobilidade urbana e escala humana;
Conectar uma nova parcela urbana ao restante da cidade;
Desenvolver cálculos de densidade urbana, a partir do projeto proposto e suas possíveis tipologias, resultantes do regime urbanístico proposto;
Orientar as propostas de estruturação urbana de forma a assegurar as melhores condições topográficas, de insolação e ventilação, como forma de assegurar a necessária sustentabilidade urbana;
Estabelecer procedimentos e processos de qualificação urbana nos projetos de loteamentos, considerando e evidenciando a valorização dos espaços públicos e da vivência comunitária;
Proporcionar a identificação das problemáticas urbanas resultantes da falta de infraestrutura, e a proposta de adequações e soluções que resultem em um meio urbano de qualidade.

Programa

O espaço urbano;
Infraestrutura Urbana: histórico e importância; abastecimento de água e esgoto; drenagem urbana; pavimentação;
Conceitos: Unidades de vizinhança, diversidade urbana, Cidades Jardim, centralidades urbanas, mobilidade urbana;
Loteamentos;
Estrutura Viária;
Declividades; curvas de nível; correção de curvas de nível na estrutura viária;
Desenho urbano: Detalhamento de espaço urbano (mobiliário urbano, acessibilidade).

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. O docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, serão desenvolvidas aulas expositivas, exercícios individuais e coletivos, trabalhos de atelier, leitura de textos e discussão em seminários. Haverá manuseio de softwares específicos e correlatos aos temas estudados. Ocorrerão saídas a campo para que os alunos tomem contato com o objeto de estudo. A disciplina distribuirá a sua carga horária da seguinte forma: 25% de embasamento teórico através de aulas expositivas em que o professor explanará os conteúdos principais do projeto de urbanismo, e 75% de atividades práticas alternando saídas de campo, levantamentos in-loco para elaboração de diagnósticos, assessoramentos do trabalho, entre outros.
Por se tratar de período de pandemia por conta do Covid-19, boa parte das atividades serão realizadas de maneira remota, buscando a participação constante dos alunos, por meio de interação e aplicação de metodologias ativas de ensino. Durante o ano de 2021 esta disciplina será realizada através do processo remoto de aprendizagem com base nos conceitos estabelecidos no Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020, e Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020. (Resolução ConsUn nº 5, de 20 de maio de 2020, nova redação atualizada em 02 de julho de 2020).

Avaliação

Conforme deliberado na ATA 01 de 2024 do NDE (Núcleo Docente Estruturante), as disciplinas teórico práticas serão avaliadas da seguinte forma:
G1:
Prova teórica valendo 3.0 pontos
Etapa 1 do trabalho valendo 7.0 pontos
Totalizando 10 pontos

G2:
Prova teórica valendo 3.0 pontos
Etapa final do trabalho valendo 7.0 pontos
Totalizando 10 pontos

Média Parcial (MP): G1 + (G2x2) / 3

Média Final (MF) necessária para aprovação : 6.0

Esta disciplina não tem Exame Final (EF)

Bibliografia

Básica

CASTELLO, Iara R. Bairros, loteamentos e condomínios: elementos para o projeto de novos territórios habitacionais. Porto Alegre: UFRGS, 2008. 206 p., il.
MASCARÓ, J. L. Loteamentos urbanos. 2. ed. Porto Alegre: J. L. Mascaró, 2005. 208 p., il.
SANTOS, Carlos Nelson Ferreira dos. A cidade como um jogo de cartas. São Paulo: Projeto, 1988. 192 p., il.

Complementar

ACIOLY, Cláudio. Densidade urbana: um instrumento de planejamento e gestão urbana. 2.ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2011. 92 p., il.
FARR, Douglas. Urbanismo Sustentável: desenho urbano com a natureza. Porto Alegre: Bookman, 2013.
GEHL, Jan. Cidade para Pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LAMAS, J.M. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa, Fundação Galouste Gulbenkian, 1993.
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Ed. UNB, 2007.

Material Digital

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=cartilha_acessibilidade-crea.pdf
https://www.mpmt.mp.br//storage/webdisco/2012/08/10/outros/bbcef746cc2977c262ecd14699790895.pdf

Informações da Turma
Curso
Arquitetura e Urbanismo
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 805