Análise do Comportamento Aplicada - ABA

2024/1 - Turma 0800

Ementa

A Análise do Comportamento Aplicada na clínica psicológica. Teoria e prática baseado em evidência, características do processo psicoterapêutico, relação terapêutica, avaliação funcional, análise funcional experimental, técnicas e intervenções predominantemente operantes e respondentes. Formulação comportamental.

Competências

Desenvolver repertório básico de atuação em clínica comportamental.

Objetivos

Identificar na fala do cliente sua história de condicionamentos (respondentes e operantes), visando intervenção clínica baseada na teoria comportamental.
Conhecer algumas técnicas para a atuação clínica comportamental.
Sistematizar atendimento clínico por meio de análise funcional e de planejamento de argumentação.

Programa

Intensificação de Comportamento com Reforço Positivo
Minimização de um Comportamento com Extinção Operante
Novo Comportamento com Modelagem
Minimização de um Comportamento com Punição
Procedimentos de Reforço Diferencial para Minimizar o Comportamento
Avaliação Funcional e a sua Prática em Contextos Aplicados – parte 2
Formulação Comportamental
Análise Funcional - ABA
Análise do Comportamento Aplicada a Ansiedade
Análise do Comportamento Aplicada ao Espectro da Esquizofrenia
Análise do Comportamento Aplicada ao Espectro Autista
Análise do Comportamento Aplicada a Dor

Metodologia

Aula expositiva dialogada.
Estudos dirigidos e críticos de textos, valendo nota ou não.
Discussão de casos clínicos.
Três Web Atividades.

Avaliação

G1 – AVALIAÇÃO
Valor 6,0 pontos
Seminário – 4,0
Total: 10,0

G2 – AVALIAÇÃO de todo conteúdo do semestre
Valor 6,0
Atividades Avaliativas em sala de aula 4,0

Exame final
Valor 10,0

Bibliografia

Básica

Baum, W. Compreender o behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

Martin, G. & Pear, J. (2018). Modificação de Comportamento: o que é e como fazer. Tradução organizada por N. C. Aguirre & H. J. Guilhardi. 10ª Edição. São Paulo: Roca.

Complementar

Britto, I. A. G., Marcon, R. M., & Oliveira, I. J. S. (2020). Avaliação funcional e a sua prática em contextos aplicados. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 22. https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1045

Coleção Sobre Comportamento e Cognição (18 volumes). Santo André/ SP: ESETec, 1997.

Iwata, B. A., Dorsey, M. F., Slifer, K. J., Bauman, K. E. & Richman, G. S. (1994).Toward a functional analysis of self-injury. Journal of Applied Behavior Analysis, 27(2), 197-209. (Reedic¸a~o de Analysis and Intervention in Developmental Disabilities, 3, 3-20, 1982).

Marcon R. M. & Britto, I. A. G. S. (2015). O Controle pelos Antecedentes e Consequentes nas Respostas Verbais de Pessoas com o Diagnóstico de Esquizofrenia. Curitiba: Editora CRV.

Moreira, M.B.; Medeiros, C.A. de. Princípios básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: ArtMed, 2007.

Sidman, M. Coerção e suas implicações. Campinas/ SP: Editorial Psy, 1995.

Skinner, B.F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

Skinner, B.F. Questões recentes na análise comportamental. São Paulo: Papirus, 1995.

Skinner, B.F. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1996.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 5M
Sala: 207