Psicologia das Relações Familiares

2024/2 - Turma 0803

Ementa

Origem e história da família. A família contemporânea e seus processos: comunicação, sexualidade, subjetividade, apego, violência, suicídio, escolha de parceiros, casamento, divórcio, práticas parentais. Teorias sobre a família. Mediação de conflitos no âmbito familiar. A família e a comunidade.

Competências

Ao final da disciplina, o(a) discente deverá apresentar as seguintes competências:
- reconhecer acontecimentos e relacionamentos que se desenvolvem na vida familiar e entre a família e seu contexto à luz das teorias e conceitos estudados;
- iniciar a construção de hipóteses sobre diversos aspectos, dimensões, dificuldades, desafios e possibilidades da vida familiar, identificando áreas de pesquisa e intervenção neste campo de estudo.

Objetivos

- trazer reflexões sobre os conceitos das famílias e suas diversas organizações e funcionamento à luz de teorias e conceitos apresentados;
- permitir o reconhecimento da família como lugar de desenvolvimento humano, de complexidade, de dificuldades e de problemas;
- trabalhar a articulação de diversas situações e fatores da dinâmica familiar e o seu contexto sociocultural.

Programa

- Origem e breve história da família. A família contemporânea.
- Famílias monoparentais, recasadas, homoafetivas, estendidas, imigrantes, adotivas, com pessoas que exigem cuidados especiais e em vulnerabilidade social.
- A conjugalidade nas visões psicanalítica e sistêmica. As motivações para a conjugalidade, a qualidade conjugal, a traição, a violência conjugal e o divórcio.
- Violência nas relações de gênero.
- Variáveis da família e seu impacto sobre o desenvolvimento infantil.
- Relação entre irmãos.
- Famílias com dependência química.

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas e discussão de textos e temas abordados na disciplina. Aulas participativas, nas quais os(as) alunos(as) deverão, através de resolução de exercícios, situações problema, filmes e estudos de casos clínicos, discutir os temas estudados. Web aulas: através do Conecta, os alunos irão responder a atividades para complementar ou reforçar os conteúdos estudados em aula.

Avaliação

Grau 1 - composto por:
* Atividade (2,0): Atividade em dupla, realizada em sala de aula, envolvendo a análise de um caso clínico.
* Avaliação (8,0): Avaliação individual, contendo questões objetivas, subjetivas e um caso clínico, englobando todo o conteúdo estudado na disciplina, com consulta ao caderno pessoal.
Grau 2 - composto por:
* Atividade (2,0): Atividade em dupla, realizada em sala de aula, envolvendo a análise de um caso clínico.
* Avaliação (8,0): Avaliação individual, contendo questões objetivas, subjetivas e um caso clínico, englobando todo o conteúdo estudado na disciplina, com consulta ao caderno pessoal.
Exame final (10,0): Avaliação individual, sem consulta, contendo questões abertas, fechadas e um caso clínico, englobando todo o conteúdo do semestre.
O esquema de cálculo das médias parcial e final seguem o regime institucional vigente.

Bibliografia

Básica

- ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012. 302 p. [biblioteca física]
- WAGNER, Adriana. Desafios Psicossociais da Família Contemporânea. Porto Alegre: Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788536326559. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536326559/. [biblioteca virtual]
- WALSH, Froma. Processos Normativos da Família. Porto Alegre: Grupo A, 2016. E-book. ISBN 9788582713105. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582713105/. [biblioteca virtual]

Complementar

- AIRÉS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. RJ, RJ: LTC, 1981. [biblioteca física]
- GOMES, Isabel C. Fundamentos de Psicologia – Família: Diagnostico e Abordagens Terapêuticas. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2007. E-book. ISBN 978-85-277-1985-8. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-1985-8/. [biblioteca virtual]
- LOLTRAN, Lícia. Famílias homoafetivas. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2016. E-book. ISBN 9788582178591. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178591/. [biblioteca virtual]
- STRAY, M. N.. VERZA, F.. ROMANI, P. F.. (org) Gênero, Cultura e Família: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: EDIPURS, 2015. Disponível em https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/52864/epub/0 [biblioteca virtual]
- TEODORO, Maycoln L M.; BAPTISTA, Makilim N. Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Grupo A, 2020. E-book. ISBN 9788582716038. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582716038/. [biblioteca virtual]

Material Digital

- CUNHA, Tânia Rocha Andrade. ALVES, Ana Elizabeth Santos. Educação e violência nas relações de gênero: reflexos na família, no casamento e na mulher. Rev Em Aberto. V. 27, n. 92, p. 69 – 88, jul/dez.2014. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2447/2404.
- GOLDSMIND, Rebeca. FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. A função fraterna e as vicissitudes de ter e ser um irmão. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 293-308, dez. 2007. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v13n2/v13n2a06.pdf.
- MARQUES PAZ, F; MANOZZO COLOSSI, P. Aspectos da dinâmica da família com dependência química. Estudos de Psicologia, vol. 18, núm. 4, out-dez, 2013, pp. 551-558. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Brasil. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epsic/v18n4/a02v18n4.pdf.
- PIATO, Raiane Straiotto. ALVES, Rozilda Das Neves. MARTINS, Sheila Regina Camargo de. Conceito de Família Contemporânea: uma revisão bibliográfica dos anos 2006-2010. Nova Perspectiva Sistêmica, Rio de Janeiro, n. 47, p. 41-56, dezembro 2013. Disponível em <www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/download/131/99>.
- SILVA, N. C. B., NUNES, C. C., BETTI, M. C. M., & RIOS, K. S. A.. Variáveis da família e seu impacto sobreo desenvolvimento infantil. Rev. Temas em Psicologia. V. 16, n. 2, 215-229, 2008. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v16n2/v16n2a06.pdf.
- SHIMOGUIRI, A. F. D. T. SERRALVO, F. S.. A importância da abordagem familiar na atenção psicossocial: um relato de experiência. Rev. Nova Perspectiva Sistêmica, Rio de Janeiro, n. 57, p. 69-84, abril 2017. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/nps/v26n57/n26a06.pdf.

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 3M
Sala: 203