Psicologia do Desenvolvimento I

2024/2 - Turma 0800

Ementa

Noções de Ciclo Vital e de Psicologia do Desenvolvimento. A influência genética, cultural e ambiental no desenvolvimento humano. Desenvolvimento pré-natal e nascimento. Desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social na infância e na adolescência.

Competências

Ao final da disciplina, o estudante deve ser capaz de:
-Conhecer as principais abordagens teóricas do desenvolvimento infantil e do adolescente;
-Reconhecer as principais fases do desenvolvimento;
-Relacionar os fatores biológicos, psicológicos, cognitivos e socioculturais que influenciam o desdobramento da primeira, segunda, terceira infância e adolescência;
-Desenvolver reflexões críticas sobre o processo de desenvolvimento humano e ciclo vital.

Objetivos

A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento I tem por objetivo a promoção de habilidades para identificação das diversas fases do desenvolvimento humano, reconhecimento dos conceitos biológicos, cognitivos, psicológicos, sociais e culturais dessas etapas, assim como as inter-relações pertinentes entre essas características. 

Programa

Unidade 1 - O estudo do desenvolvimento, concepção e a Primeira Infância.
Noções iniciais sobre o desenvolvimento humano;
Os genes e o ambiente;
Do desenvolvimento pré-natal ao nascimento;
Primeira Infância: o desenvolvimento nos primeiros meses de vida;
As conquistas do primeiro ano de vida;
As conquistas no final da primeira infância.

Unidade 2 - A segunda Infância.
Aquisições cognitivas e biológicas na segunda infância;
O desenvolvimento psicossocial na segunda infância;

Unidade 3 - A terceira infância.
Desenvolvimento físico e cognitivo da terceira infância;
O desenvolvimento psicossocial na terceira infância.

Unidade 4 - O desenvolvimento do adolescente.
Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência;
O desenvolvimento psicossocial na adolescência.

Metodologia

As atividades desenvolvidas na disciplina terão como norteadores o Aporte Teórico Metodológico (ATM) e o Trabalho Discente Efetivo (TDE). O aporte teórico metodológico contemplará o subsídio para o desenvolvimento de competências. O trabalho discente efetivo, por sua vez, propiciará o desenvolvimento do protagonismo do aprendente, fortalecendo a relação entre prática e teoria por meio de exemplos, estudos de caso e solução de problemas.
Para tanto, os encontros presenciais contarão com estratégias de ensinagem diversas, por meio da incorporação das práticas pedagógicas previstas nos componentes curriculares,  conforme categoria da disciplina. As atividades que serão propostas em sala de aula prevêem participação individual e grupal para desenvolvimento das competências previstas nos projetos pedagógicos de curso - PPC.
O trabalho discente efetivo poderá contemplar, de acordo com o planejamento docente, variadas ferramentas que, entretanto, não se constituem em instrumentos de avaliação da disciplina, tais quais: 1. Perguntas pedagógicas; 2. Grupos de aprendizagem; 3. Estudo de caso; 4. Portfolios; 5. Debates; 6. Dramatizações; 7. Ensaios argumentativos; 8. Outros.

Avaliação

Avaliação de Grau 1 (G1) - 10 pontos
3 pontos - trabalho avaliativo;
7 pontos - avaliação objetiva e discursiva, individual, presencial, sem consulta, envolvendo todo o conteúdo visto até esta data.

Avaliação de Grau 2 (G2) - 10 pontos
3 pontos - trabalho avaliativo;
7 pontos - avaliação objetiva e discursiva, individual, presencial, sem consulta, envolvendo todo o conteúdo do semestre.

Estas culminarão na Média Ponderada (MP): a soma dos pontos das avaliações, sendo G1 com peso um e G2 com peso dois, divididas por três ( G1+G2+G2 / 3 = MP ). Para aprovação, a nota mínima será 6 pontos.

O aluno que não atingir 6 pontos na MP, deverá realizar o Exame Final (EF), valendo 10, se estiver com frequência mínima de 75%.
Se o(a) aluno(a) quiser melhorar sua pontuação poderá fazer o Exame Final (EF), se estiver com frequência mínima de 75%. Ao realizá-lo, a Média Final (MF) será o resultado da soma da MP com peso um e a nota do EF com peso dois, divididos por três ( MP+EF+EF / 3 = MF).

Bibliografia

Básica

COLE, M. COLE, S. O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2003. [drive]
PAPALIA, D. E.. FELDMAN, R. D.. Desenvolvimento humano. 12. ed. São Paulo: AMGH, 2013. [biblioteca física e drive]

Complementar

BARROS, C. S. G. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. 12. ed. São Paulo: Ática, 2008. [biblioteca física]
BEE, Helen; BOYD, Denise. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2011. [biblioteca física]
BEE, H. L.. O ciclo vital. Porto Alegre: ARTMED, 1997. [biblioteca física]
BOWLBY, John. Uma Base Segura: aplicações clínicas da teoria do apego. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 144 p. [drive]
CORIA-SABINI, M. A. Psicologia do Desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. [biblioteca física]
PAPALIA, D. E.. FELDMAN, R. D.. Desenvolvimento humano. 12. ed. São Paulo: AMGH, 2013. [biblioteca física]
PILETTI, N.. ROSSATO, S. M.. ROSSATO, G.. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014. [biblioteca virtual]
WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget: fundamentos do construtivismo. 5. ed. rev. São Paulo: Pioneira, 2003. [biblioteca física]

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 2M
Sala: 203