Bases Biologicas do Comportamento Humano

2024/1 - Turma 0804

Ementa

Competências

- Possibilitar ao aluno conhecer e compreender a anatomia e fisiologia dos órgãos, tendo como base a estrutura de cada tipo celular;
- Associar a morfofisiologia dos sistemas com processos psíquicos;
- Adquirir a capacidade de associar os sintomas com problemas biológicos, seja ele genético, metabólico ou infeccioso.

Objetivos

- Entender a célula como unidade morfofisiológica do corpo humano e suas principais funções;
- Saber as principais funções dos sistemas: endócrino, cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, nervoso, tegumentar, muscular e urogenital.
- Compreender como os sistemas endócrino, cardiovascular, respiratório e gastrointestinal se relacionam (modulam) com funções cognitivas, comportamentais, motivacionais e emocionais;
- Elucidar como o corpo e o meio (social) se relacionam com os processos mentais e comportamentais para manter a homeostase;

Programa

- Introdução a citologia e Metabolismo celular
- Sistema tegumentar
- Sistema Cardiovascular: anatomia cardíaca, vasos sanguíneos, constituição do sangue; fisiologia do sistema cardiovascular, efeitos do sistema nervoso autonômo sobre o coração e vasos;
- Sistema Locomotor: Músculos: tipos de tecido muscular; estrutura das fibras e fisiologia do tecido muscular; ossos e articulações.
- Sistema Respiratório: estudar os órgãos que compõe o sistema respiratório, quais os tipos celulares encontrados e como funcionam para manter a homeostase corporal (ventilação pulmonar, troca de gases e regulação da respiração);
- Sistema Gastrointestinal: componentes anatômicos do sistema digestório, os tipos celulares e como funcionam;
- Sistema Nervoso: anatomia, histologia e fisiologia do sistema nervoso central e periférico;
- Sistema endócrino: estudar os órgãos endócrinos, os tipos de hormônios secretados e suas funções;
- Sistema urogenital: estudar os órgãos e a fisiologia do sistema urinário e genital;

OBS: Ao estudar cada sistema, será feito uma discussão associando a fisiologia dos sistemas com as mudanças comportamentais.

Metodologia

As aulas serão teórico-práticas ministradas no laboratório de anatomia, no qual serão utilizados data-show, quadro branco, peças anatômicas sintéticas e orgânicas. Teremos explicação teórica e abordagem prática na identificação anatômica dos sistemas, assim como metodologias ativas aplicadas a estratégias de ensino tais como Aprendizagem Baseada em Problema, Aprendizagem em Pequenos Grupos, Sala de aula Invertida, Estudo de casos clínicos e elaboração de projetos. As metodologias utilizadas sempre busca a participação ativa dos acadêmicos, interagindo com seus conhecimentos prévios adquiridos, expectativas quanto aos métodos ministrados e relacionando todos esses fatores com a prática clínica.
Teremos três WEB ATIVIDADES, que são aulas interativas realizadas através do conecta que irão complementar a carga horária da disciplina. As duas primeiras web atividades equivalem a 8 horas aula cada e a terceira web atividade equivale a 6 horas aula. As datas para realização de cada web atividade está disponível no Calendário Acadêmico 2024/1. Estas atividades terão valor de presença ao aluno e não nota.

Avaliação

Os blocos de desenvolvimento 1 e 2 são compostos por duas Avaliações Avaliativas:
G1 - com valor 10,0 pontos, sendo 6,0 de avaliação individual (sem consulta), 2,0 pontos de atividade em grupo e 2,0 de portifólio.
G2 - com valor 10,0 pontos, sendo 8,0 de avaliação individual: 6pontos teórica e 2 pontos prática (cumulativa, sem consulta) e 2,0 de portifólio.
O bloco de sistematização é composto pela EF (exame final), caso o aluno não alcance a média 6,0 na G1 e G2, sendo uma avaliação cumulativa, individual, sem consulta, com valor 10,0 pontos. A data das avaliações serão seguidas conforme o calendário acadêmico, disponibilizado aos alunos no site da universidade.

Bibliografia

Básica

GUYTON, AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed. 2011.
STANFIELD, C. L. Fisiologia Humana. 5ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. (Person)
JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. Histologia básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
TORTORA G. J. E. GRABOWSKI, S. R. Corpo Humano: Fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Complementar

AIRES, M. F. Miosiolgia. Rio ed JaneSILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5ª ed. Rio de Janeiro: Manole, 2011.
DE ROBERTIS, Eduardo Miguel Francisco. Bases da biologia celular e molecular. 3. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2001.
GARDNER, E. GRAY D.J. O'RAHILLY, R. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
HENEINE, I. F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 2000.
JUNQUEIRA, L. C. U. CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2005.

Material Digital

- vídeo complementar:
1) https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ (células)
2) https://youtu.be/wgloUpS7IX8 (transporte pela membrana)
3) https://youtu.be/znvhgNSXdQA (transporte de membrana)
4) https://youtu.be/nyvu2euX8tM (diabetes)

Sistema cardiovascular:
1.https://youtu.be/svAZ6m1DEVA
2. https://youtu.be/yWZtY1grl6Q
3.https://youtu.be/761HjdBB3FA
4.https://youtu.be/BTarfogDMM0
5.https://youtu.be/eg_QCX1e1mg
6. https://youtu.be/fddEuQiQ7FU

Artigos:
1) DOI: S0102-37722009000100008
2) https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25n6/2271-2282/ (Hipertensão)
3) DOI:10.34117/bjdv8n7-174 (síncope vaso vagal)

Sistema Locomotor:
- vídeo complementar:
1) https://youtu.be/-Mfo3Af5E3c
2)https://youtu.be/n07UO0exapQ?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
3)https://youtu.be/nkqKuPt0v6Y?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
4)https://youtu.be/Owp2sGdtPAo?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
5)https://youtu.be/9HnB54dETss?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
6)https://youtu.be/FA8SevvZUfQ?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
7)https://youtu.be/rutZIwd7_rA?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg

Artigo:
https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1350.pdf

Reportagem:
https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2021/07/06/sintomas-da-fibromialgia-sao-consequencia-da-acao-de-anticorpos-do-proprio-paciente.ghtml

Sistema Respiratório
- vídeo complementar:

1) https://youtu.be/0XoOW04AF_o
2) introdução: https://youtu.be/6g_saSN-sbc
3)vias aéreas superiores:https://youtu.be/0OW6Xka4DGs
4) vias áreas inferiores:https://youtu.be/3-wJx1Sogn8
5)pulmões: https://youtu.be/M0zRrqGgVb4
6) mecânica ventilatória: https://youtu.be/2PUoDYnrOsU

Sistema Nervoso
- vídeos:
Anatomia: https://youtu.be/_0juQEk4sKg
Encéfalo:https://youtu.be/fAOFdMd7NAs
Medula espinhal:https://youtu.be/LZlzsYuTKMU
Sistema nervoso periférico:https://youtu.be/0e1hnSZBZzA?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
Potencial de ação:https://youtu.be/sOSdF_xS-2Y?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
Sinapse:https://youtu.be/4p4GBvtl7X0?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg

Sistema Reprodutor
https://youtu.be/-LdbMCQoAw8

Sistema Gastrointestinal
- vídeo:
1)Introdução: https://youtu.be/IWeUXw_rNcU
2)Trato gastrointestinal: https://youtu.be/9-y3RHT8Efo
3)Trato gastrointestinal inferior: https://youtu.be/MbwSNBg50zo
4)órgãos acessórios: https://youtu.be/LXOwBipjH6Q

Sistema Urogenital
Video:
1)https://youtu.be/I9Rf2qf4rvs
2)https://youtu.be/H2KEKG8ja-k
3)sistema renina angiotensina aldosterona: https://youtu.be/btqSIEyuAKA
4) reflexos de micção: https://youtu.be/tPd7t7nAApI

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 6M
Sala: 213