Psicologia do Desenvolvimento II
2024/2 - Turma 0805
Ementa
Perspectivas desenvolvimentistas tradicional e contemporânea. Complexas interações entre as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais da adultez e do envelhecimento. Processos de luto e morte.
Competências
- Fundamentos Teóricos: Compreender as principais teorias do desenvolvimento humano, reconhecendo características e mudanças biológicas, cognitivas, psicológicas e sociais e culturais de cada período do ciclo vital; considerar a interação entre esses diversos fatores.
- Desenvolvimento na Vida Adulta: Investigar o desenvolvimento ao longo da vida adulta, compreendendo as transições e desafios enfrentados em diferentes estágios.
- Desenvolvimento Cognitivo: Explorar as mudanças nos processos mentais, como aprendizagem, memória, linguagem e resolução de problemas, ao longo do ciclo de vida.
- Desenvolvimento Psicológico: Analisar a regulação emocional e expressão emocional em diferentes idades; analisar a relação entre desenvolvimento e personalidad
- Desenvolvimento Social: Investigar as interações sociais, relações interpessoais e formação de vínculos ao longo da vida.
- Desenvolvimento Moral: Compreender o desenvolvimento do julgamento moral e a construção de valores éticos.
Objetivos
- Descrever e refletir criticamente sobre os fundamentos e princípios das teorias do desenvolvimento aplicadas à adultez e ao envelhecimento
-Caracterizar os aspectos psicológicos, biológicos, históricos, sociais e culturais em relação à temas atuais e contemporâneos da Psicologia do Desenvolvimento.
- Compreender os principais fatores que influenciam e moldam o processo de desenvolvimento saudável e não saudável.
Programa
A disciplina está organizada em quatros partes, contemplando a seguinte subdivisão:
Parte 1: Início da Vida Adulta e Adulto Jovem
Desenvolvimento físico – Saúde e condições física, Questões sexuais e de reprodução.
Desenvolvimento cognitivo – Perspectivas sobre a cognição adulta, Raciocínio moral, Educação e Trabalho.
Desenvolvimento Psicossocial – Padrões e Tarefas, Desenvolvimento da Personalidade, As bases do relacionamento íntimo, Estilo de vida conjugais e não conjugais, Paternidade/Maternidade, Quando o casamento chega ao fim.
• Parte 2: Vida Adulta Intermediária
Desenvolvimento físico – Transformações físicas, Saúde física e Mental.
Desenvolvimento cognitivo – Medindo as capacidades cognitivas na meia-idade, O caráter distinto da cognição do adulto, Criatividade, trabalho e Educação.
Desenvolvimento Psicossocial – Mudanças da meia-idade, O self na meia-idade, Relacionamentos na meia-idade, Relacionamentos consensuais, Relacionamentos com filhos maduros e outros laços de parentescos.
• Parte 3: Vida Adulta Tardia
Desenvolvimento físico – Longevidade e Envelhecimento, Mudanças físicas, Saúde física e Mental.
Desenvolvimento cognitivo – Aspectos do desenvolvimento Cognitivo.
Desenvolvimento Psicossocial – O bem estar na vida tardia, Questões praticas e sociais relacionadas ao envelhecimento, Relacionamentos pessoais, Relacionamentos conjugais, Estilo de vida, Relacionamentos não conjugais e Laços de parentescos não conjugais.
• Parte 4: Fim da Vida
Lidando com a morte e sentimento de perda, Os diversos significados da morte e de morrer, Enfrentando a morte e as perdas, Perdas significativas, Questões medicas, legais e éticas, Encontrando significado e proposito para a vida e para a morte.
Metodologia
A metodologia da disciplina está organizada a partir da utilização das seguintes estratégias e recursos:
- Plano de Ensino da Disciplina: Todas as diretrizes da disciplina estão delineadas neste documento, que contempla a ementa da disciplina, os objetivos, os objetivos do curso, as competências e as habilidades, o programa, o processo metodológico, o processo de avaliação, as bibliografias básicas e complementares, as leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina. O referido documento será discutido e contextualizado nas aulas iniciais da disciplina;
- Calendário Acadêmico: Documento criado pela Equipe Diretiva da IES e disponibilizado em formato digital para os acadêmicos apresenta a organização das atividades do semestre por datas. O referido documento será referência para a organização temporal das atividades da disciplina;
- Encontros Presenciais: Conforme o Calendário Acadêmico da IES, a disciplina organiza-se em encontros presenciais semanais. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro e recursos audiovisuais;
Avaliação da Disciplina: Momentos destinados à análise da apreensão dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. O processo avaliativo encontra-se organizado nas etapas: Grau 1 (peso I) e Grau 2 (peso II). O aluno que não atingir a média ponderada de pelo menos 6 pontos terá a oportunidade de fazer o Exame Final (com peso II). Cada uma dessas avaliações equivale a 10 pontos.
- Leituras: As leituras indicadas deverão ocorrer no período em que se desenvolve a disciplina. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
Avaliação
O Sistema de Avaliação da disciplina, no semestre de 2024/2, atende as diretrizes da instituição e se divide em 3 etapas.
**Avaliação de Grau I - peso 1:
Prova objetiva e discursiva, individual e sem consulta: 7 pontos
Trabalho escrito em trio: 3 pontos
TOTAL G1: 10 pontos
**Avaliação de Grau II - peso 2
Prova objetiva e discursiva, individual e sem consulta: 7 pontos
Diálogos existenciais: 2,0
Roteiro de organização para a roda de conversa: 0,5
Vinheta analitica do documentário “Envelhescência”: 0,5
TOTAL G2: 10 pontos
Exame Final - peso II: prova individual, discursiva e objetiva, sem consulta = 10 pontos
Bibliografia
Básica
PAPALIA, D.E; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12° Edição. Porto Alegre: ArtMed, 2013.
CAMARGOS, Gustavo L.; LEHNEN, Alexandre M.; CORTINAZ, Tiago. Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento humano. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595028692. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028692/.
NERI, A. L, YASSUDA, M.S. Velhice Bem-Sucedida: Aspectos Afetivos e Cognitivos. 4 ed. Campinas: São Paulo, Papirus, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3300/pdf/0?code=woRBISAtB3y0IQFOOqlDgbxUAkD1reW/KGD7UlYTgNqhzleFVQagEyfUb2iwqXIYk7yBpcrgyAfEDtO8fdmRoA==
Complementar
KUBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes têm a ensinar a médicos, enfermeiros, religiosos e aos próprios parentes. Ed. 8. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CORTELA, M.S; RIOS, T.A. Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena. Campinas: São Paulo, Papirus, 7 Mares, 2013. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/4257/pdf/0?code=Ws9rOpg83FpIrfAm0Q8oHU9xntd5oAIBgQWh7ln/4b+CmOV5BgEk4yNYvVmT7e1rEMnwqODpdBnUTqmzd8HBqw==
Acesso em: 12 de fev. 2021
GOLEMAN, D. Inteligência emociona: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente; tradução Marcos Santarrita. – Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
PILETTI, N; ROSSATO, S.M; ROSSATO. G. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/6989/pdf/0?code=UHlbpaZsD8E//9ih+gHutcIT2GyAIzv7D7y8dh1OrCoQy3VVL2zE7bzLBhjPXu9Qa+vNNA2PnBM/onfIYv2RLA==
Acesso em: 12 de fev. 2021
NERI, A. L, YASSUDA, M.S. Velhice Bem-Sucedida: Aspectos Afetivos e Cognitivos. 4 ed. Campinas: São Paulo, Papirus, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3300/pdf/0?code=woRBISAtB3y0IQFOOqlDgbxUAkD1reW/KGD7UlYTgNqhzleFVQagEyfUb2iwqXIYk7yBpcrgyAfEDtO8fdmRoA==
Acesso em: 12 de fev. 2021
NERI, A. L. (orgs). Qualidade de vida e idade madura. 9.ed. Campinas: São Paulo, Papirus, 2012. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3290/pdf/0?code=j1/42a2ZVz3gW8WwO0kgphAHVAy+NOOqoUsvASri6LnCv+9tALGZbiAH7a01ND48lkeBg8EarrPVFsmatp/W2A==
Acesso em: 12 de fev. 202
Material Digital
FARIA, Y.O; GANDOLF, L. MOURA, L.B.A. Prevalência de comportamentos de risco em adulto jovem e universitário. Revista Acta Paul. 27(6):591-5, 2014;
QUAIOTI, T. C. B.; ALMEIDA, S. DE S.. Determinantes psicobiológicos do comportamento alimentar: uma ênfase em fatores ambientais que contribuem para a obesidade. Psicologia USP, v. 17, n. 4, p. 193–211, 2006.
SILVA, R. S.; SCHLOTTFELDT, C. G.; ROZENBERG, M. P.; SANTOS, M. T.; LELÉ, Álvaro J. Replicabilidade do Modelo dos Cinco Grandes Fatores em medidas da personalidade. Mosaico: Estudos em Psicologia, Belo Horizonte, Brasil, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/6230.
SOUZA, J. dos S., MARQUES, J. M., SCANAVINO, M. de T., ZAMIGNAMI, D. R., & Costa, A. B. (2022). Desfechos negativos em saúde mental de minorias de sexo e de gênero: uma análise comportamental a partir da teoria do estresse de minorias. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 13(1), 069–085.