Psicologia do Desenvolvimento II

2023/2 - Turma 0808

Ementa

Perspectivas desenvolvimentistas tradicional e contemporânea. Complexas interações entre as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais da adultez e do envelhecimento. Processos de luto e morte.

Competências

- Fundamentos Teóricos: Compreender as principais teorias do desenvolvimento humano, reconhecendo características e mudanças biológicas, cognitivas, psicológicas e sociais e culturais de cada período do ciclo vital; considerar a interação entre esses diversos fatores.
- Desenvolvimento na Vida Adulta: Investigar o desenvolvimento ao longo da vida adulta, compreendendo as transições e desafios enfrentados em diferentes estágios.
- Desenvolvimento Cognitivo: Explorar as mudanças nos processos mentais, como aprendizagem, memória, linguagem e resolução de problemas, ao longo do ciclo de vida.
- Desenvolvimento Psicológico: Analisar a regulação emocional e expressão emocional em diferentes idades; analisar a relação entre desenvolvimento e personalidad
- Desenvolvimento Social: Investigar as interações sociais, relações interpessoais e formação de vínculos ao longo da vida.
- Desenvolvimento Moral: Compreender o desenvolvimento do julgamento moral e a construção de valores éticos.

Objetivos

- Descrever e refletir criticamente sobre os fundamentos e princípios das teorias do desenvolvimento aplicadas à adultez e ao envelhecimento
-Caracterizar os aspectos psicológicos, biológicos, históricos, sociais e culturais em relação à temas atuais e contemporâneos da Psicologia do Desenvolvimento.
- Compreender os principais fatores que influenciam e moldam o processo de desenvolvimento saudável e não saudável.

Programa

A disciplina está organizada em quatros partes, contemplando a seguinte subdivisão:
Parte 1: Inicio da Vida Adulta e Adulto Jovem
Desenvolvimento físico – Saúde e condições física, Questões sexuais e de reprodução.
Desenvolvimento cognitivo – Perspectivas sobre a cognição adulta, Raciocínio moral, Educação e Trabalho.
Desenvolvimento Psicossocial – Padrões e Tarefas, Desenvolvimento da Personalidade, As bases do relacionamento íntimo, Estilo de vida conjugais e não conjugais, Paternidade/Maternidade, Quando o casamento chega ao fim.
• Parte 2: Vida Adulta Intermediaria
Desenvolvimento físico – Transformações físicas, Saúde física e Mental.
Desenvolvimento cognitivo – Medindo as capacidades cognitivas na meia-idade, O caráter distinto da cognição do adulto, Criatividade, Trabalho e Educação.
Desenvolvimento Psicossocial – Mudanças da meia-idade, O self na meia-idade, Relacionamentos na meia-idade, Relacionamentos consensuais, Relacionamentos com filhos maduros e outros Laços de parentescos.
• Parte 3: Vida Adulta Tardia
Desenvolvimento físico – Longevidade e Envelhecimento, Mudanças físicas, Saúde física e Mental.
Desenvolvimento cognitivo – Aspectos do desenvolvimento Cognitivo.
Desenvolvimento Psicossocial – O bem estar na vida tardia, Questões praticas e sociais relacionadas ao envelhecimento, Relacionamentos pessoais, Relacionamentos conjugais, Estilo de vida, Relacionamentos não conjugais e Laços de parentescos nãos conjugais.
• Parte 4: Fim da Vida
Lidando com a morte e sentimento de perda, Os diversos significados da morte e de morrer, Enfrentando a morte e as perdas, Perdas significativas, Questões medicas, legais e éticas, Encontrando significado e proposito para a vida e para a morte.

Metodologia

A metodologia da disciplina está organizada a partir da utilização das seguintes estratégias e recursos:

- Plano de Ensino da Disciplina: Todas as diretrizes da disciplina estão delineadas neste documento, que contempla a ementa da disciplina, os objetivos, os objetivos do curso, as competências e as habilidades, o programa, o processo metodológico, o processo de avaliação, as bibliografias básicas e complementares, as leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina. O referido documento será discutido e contextualizado nas aulas iniciais da disciplina;
- Calendário Acadêmico: Documento criado pela Equipe Diretiva da IES e disponibilizado em formato digital para os acadêmicos apresenta a organização das atividades do semestre por datas. O referido documento será referência para a organização temporal das atividades da disciplina;
- Encontros Presenciais: Conforme o Calendário Acadêmico da IES, a disciplina organiza-se em encontros presenciais semanais. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro e recursos audiovisuais;
Avaliação da Disciplina: Momentos destinados à análise da apreensão dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. O processo avaliativo encontra-se organizado nas etapas: AP1, AP2, AS e AF, conforme normas da IES;
- Leituras: As leituras indicadas deverão ocorrer no período em que se desenvolve a disciplina. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
- Pesquisas exploratórias sobre os temas estudados na disciplina

Avaliação

O Sistema de Avaliação da disciplina, no semestre 2023/2 atende as diretrizes da Resolução CONSEPE nº 847, de 27 de julho de 2022, e considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia.
A avaliação da aprendizagem terá caráter emancipatório, contínuo e processual, fundamentada nos princípios de progressão, autogestão, retroalimentação e relação dialógica e construtiva entre professores e alunos.

Avaliação Parcial 1 (AP1 – valor 1,5 pontos): prova objetiva individual
Avaliação Parcial 2 (AP2 – valor 2,5 pontos) divididos em:
* Seminário - valor 2,0 pontos
* TDE: Pesquisas exploratórias + apresentação em sala - valor de 0,5 pontos
Avaliação semestral (AS – valor total de 6,0 pontos), divididos em:
* Avaliação individual - valor 5,0 pontos (prova individual, objetiva e discursiva, sem consulta)
* Atividade em sala: Diálogos entre a vida e a morte – valor 1,0 ponto (apresentação oral em sala)

Bibliografia

Básica

PAPALIA, D.E; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12° Edição. Porto Alegre: ArtMed, 2013.
CAMARGOS, Gustavo L.; LEHNEN, Alexandre M.; CORTINAZ, Tiago. Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento humano. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595028692. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028692/.
NERI, A. L, YASSUDA, M.S. Velhice Bem-Sucedida: Aspectos Afetivos e Cognitivos. 4 ed. Campinas: São Paulo, Papirus, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3300/pdf/0?code=woRBISAtB3y0IQFOOqlDgbxUAkD1reW/KGD7UlYTgNqhzleFVQagEyfUb2iwqXIYk7yBpcrgyAfEDtO8fdmRoA==

Complementar

KUBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes têm a ensinar a médicos, enfermeiros, religiosos e aos próprios parentes. Ed. 8. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CORTELA, M.S; RIOS, T.A. Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena. Campinas: São Paulo, Papirus, 7 Mares, 2013. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/4257/pdf/0?code=Ws9rOpg83FpIrfAm0Q8oHU9xntd5oAIBgQWh7ln/4b+CmOV5BgEk4yNYvVmT7e1rEMnwqODpdBnUTqmzd8HBqw==
Acesso em: 12 de fev. 2021
GOLEMAN, D. Inteligência emociona: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente; tradução Marcos Santarrita. – Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
PILETTI, N; ROSSATO, S.M; ROSSATO. G. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/6989/pdf/0?code=UHlbpaZsD8E//9ih+gHutcIT2GyAIzv7D7y8dh1OrCoQy3VVL2zE7bzLBhjPXu9Qa+vNNA2PnBM/onfIYv2RLA==
Acesso em: 12 de fev. 2021
NERI, A. L, YASSUDA, M.S. Velhice Bem-Sucedida: Aspectos Afetivos e Cognitivos. 4 ed. Campinas: São Paulo, Papirus, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3300/pdf/0?code=woRBISAtB3y0IQFOOqlDgbxUAkD1reW/KGD7UlYTgNqhzleFVQagEyfUb2iwqXIYk7yBpcrgyAfEDtO8fdmRoA==
Acesso em: 12 de fev. 2021
NERI, A. L. (orgs). Qualidade de vida e idade madura. 9.ed. Campinas: São Paulo, Papirus, 2012. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3290/pdf/0?code=j1/42a2ZVz3gW8WwO0kgphAHVAy+NOOqoUsvASri6LnCv+9tALGZbiAH7a01ND48lkeBg8EarrPVFsmatp/W2A==
Acesso em: 12 de fev. 202

Material Digital

FARIA, Y.O; GANDOLF, L. MOURA, L.B.A. Prevalência de comportamentos de risco em adulto jovem e universitário. Revista Acta Paul. 27(6):591-5, 2014;
PAULA, M.F. Os idosos do nosso tempo e a impossibilidade da sabedoria no capitalismo atual. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 126, p. 262-280, maio/ago. 2016.

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 2
Carga Horária: 76h
Horário: 4M
Sala: 217