Psicologia do Esporte

2024/2 - Turma 0906

Ementa

Estudo dos fatores e efeitos psicológicos e socioculturais envolvidos no esporte e no exercício físico.

Competências

Ao final da disciplina o(a) aluno(a) deve apresentar a competência de identificar as diversas aplicações da Psicologia junto a atividade física e do esporte, reconhecendo os fatores psicológicos que influenciam o desempenho físico e como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente, além de ampliar a visão de grupo e o sentido de cidadania.

Objetivos

Ao longo da disciplina o(a) aluno(a) deve desenvolver os seguintes objetivos:

- Compreender a preparação psicológica voltada para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades psicomotoras;
- Conhecer as causas e os efeitos das ocorrências psíquicas que apresenta o ser humano antes, durante e após o exercício ou o esporte;
- Manejar grupos para a promoção de inteligência emocional nos contextos educativo, recreativo, competitivo ou reabilitador.
- Instrumentalizar o profissional a lidar com a diversidade cultural, política e social.

Programa

1 - Psicologia do Esporte no Brasil: trajetória e rumos de um campo em construção
2 - Psicologia do Esporte e Psicologia Clínica: aproximações e diferenças
3 - Psicologia do Esporte: atuação profissional e áreas de intervenção
4 - Psicologia do Esporte e compromisso social
5 - Fatores psicológicos que influenciam a prática do esporte e do exercício físico

6 - WEB AULAS: Atividades disponibilizadas no Conecta para serem realizadas conforme datas definidas no calendário acadêmico, sendo obrigatoriedade, pois serão computadas na somatória das frequências. Tais atividades podem ser validadas ou não, dependendo de atender aos critérios estipulados.

Metodologia

1. Num primeiro momento, aulas expositivas-dialogadas com objetivo de apresentar e elucidar teorias sistematizadas a respeito do tema proposto. Facilitar esse método a partir de instrumentos didáticos, com a utilização de tecnologias (Data-show, vídeos, chats, formulários, uso de bibliotecas virtuais e redes sociais e etc).

2. Aulas dialogadas, com forte participação dos acadêmicos, sobretudo no segundo momento dos encontros, com objetivo de fomentar a interação e a construção coletiva e democrática do conhecimento, e também atitudes investigativas e objetivas da realidade. Facilitação a partir do processo pedagógico dialético (maiêutica).

3. Estudos dirigidos e leituras. Métodos fundamentados, respectivamente, na demonstração de possibilidades para edificação do conhecimento e preparação anterior à aula sobre informações pertinentes ao tema. Com objetivo de enriquecer as descobertas, estimular ao estudo, dinamizar a aula e exercitar a busca de fontes variadas de conhecimento.

Avaliação

A avaliação será realizada a partir de critérios como participação e colaboração durante os encontros. Além disto, é composta de:

Avaliação de Grau 1 – G1 – (com peso 10,0): Prova teórica em dupla (valendo 6,0) + apresentação de seminários (valendo 2,0) + participação em eventos extensionistas (valendo 2,0)

Avaliação de Grau 2 – G2 – (com peso 10,0): Prova teórica em dupla (valendo 4,0) + participação em seminários, com entrega de resumos em duplas (valendo 2,0) + organização de série para o Portal EnCena (valendo 4,0)

Avaliação Final – AF – (com peso de 10,0): Prova individual

O acadêmico, na soma das avaliações, deve ter nota igual ou superior a 6,0. Caso contrário, terá a oportunidade de realizar a Avaliação Final – AF.

Bibliografia

Básica

RUBIO, Katia. O Atleta e o mito do herói: o imaginário esportivo contemporâneo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. [biblioteca virtual]
RUBIO, Katia  (org.). Psicologia do Esporte: teoria e prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. [biblioteca virtual]
SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do Esporte: conceitos e novas perspectivas. Barueri, SP: Manole, 2009. [biblioteca virtual]

Complementar

FERNANDES, Maria Helena. Corpo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. [biblioteca virtual]
MOREIRA, Wagner Wei (org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas, SP: Papirus, 2015. [biblioteca virtual]
RUBIO, Katia  (org.). Psicologia do Esporte Aplicada. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. [biblioteca virtual]
SAFATTE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
VALLE, Márcia Pilla do. Dinâmica de Grupo Aplicada à Psicologia do Esporte. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. [biblioteca virtual]

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 4
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: Ginásio -