Psicologia Social
2023/2 - Turma 0816
Ementa
Processo histórico-epistemológico da Psicologia Social. Enfoques teóricos e metodológicos da Psicologia Social. Construção social de realidades, territorialidades e subjetividades humanas
Competências
- Compreender o processo de formação do indivíduo e das suas relações com a sociedade;
- Analisar criticamente o processo de formação da subjetividade;
- Escutar as diferenças sociais de forma empática e altruísta.
Objetivos
criar contextos para o desenvolvimento da capacidade de análise e compreensão do indivíduo e sociedade em uma perspectiva psicossocial, ampliar a perspectiva sobre a construção da subjetividade, considerando os contextos sociais neste processo; fomentar o pensamento crítico a respeito do conceito de sociedade; identificar as relações de dominação referente ao processo de construção do indivíduo; apontar a construção do processo de habilidades sócio interacionais; reconhecer os processos grupais como aspectos interdependentes da construção de identidade social; conhecer os constructos da Psicologia Social; compreender as possíveis áreas de atuação de um Psicólogo Social; contribuir com a construção da memória da Psicologia Social Tocantinense.
Programa
Unidade I: História da Psicologia Social
1.1. Campos de atuação da psicologia social;
1.2. História da Psicologia Social
1.3. Tradições da Psicologia Social
Unidade II: Teorias da Psicologia Social
2.1. Representações Sociais;
2.2. Teoria do Campo
2.3. Psicologia da Libertação
Unidade III: Constructos da Psicologia Social
3.1. Consciência, Ideologia, Alienação
3.2. Linguagem e Comunicação
3.3. Identidade
3.4. Comunidade
3.5. Exclusão Social
Unidade IV- Práticas na psicologia Social
4.1. Grupo multifamiliares
4.2 Terapia Comunitária Integrativa
4.3.Matriciamento
Metodologia
O curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação de psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, com capacidade para atuar com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral e tendo como transversalidade, em sua prática, a determinação social dos fenômenos e processos humanos.
Sintonizada à esta perspectiva apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, a disciplina História da Psicologia, parte da estrutura curricular do curso de graduação em Psicologia, do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), delineia-se em três momentos principais, já destacados nas unidades no Programa da disciplina.
A disciplina “Psicologia Social” é caracterizada como disciplina extensionista, vinculada ao Programa de Extensão Interdisciplinar chamado “AçãoPsi”, juntamente com a disciplina “Intervenção Psicossocial”. No contexto da extensão, a disciplina “Psicologia Social” é considerada predominantemente teórica (75% parte teórica e 25% de parte prática) e a disciplina “Intervenção psicossocial” é considerada predominantemente prática (75% parte prática e 25% de parte teórica).
No que tange a recursos e estratégias didáticas serão feitas da seguinte maneira: Todas as aulas possuem textos básicos e complementares com a intenção dos discentes chegarem em sala de aula com a leitura do conteúdo. Esta aproximação teórica irá facilitar o início da aula que haverá alguma provocação do conteúdo através de músicas, casos, reportagens, fotos, dizeres populares e dentre outros. Após os alunos entrarem em contato com este estímulo será incentivado a discussão da realidade e a teoria por meio dos conceitos da psicologia social, no primeiro momento em subgrupos e posteriormente a socialização das ideias no grande grupo.
A parte prática será feita através de um levantamento da atuação da(o) psicóloga(o) social na área da saúde por meio de entrevistas com os profissionais.
Avaliação
Avaliação Parcial 1 no valor de 1,5:
-0,5- Linha do tempo
-1,0- Prova
Avaliação Parcial 2 no valor de 2,5:
- Entrevistas- 1,0
-TDE- 0,5
- Apresentação de grupo- 1,0
Avaliação Semestral no valor de 6,0:
- Prova- 2,0
- Entrevista-1,0
-Ensaio- 2,0
- Apresentação do ensaio- 1,0
Bibliografia
Básica
- LANE, S. T. M.; CODO, W. Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2014.
- JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. (Orgs) Psicologia Social Contemporânea. Livro-texto. 21ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/114717/epub/0? code=h68MzJE3rKnWcuZXyN5a8rS9paYNE3SQfUdyEzV6dOck+WOwqx7pYoO4RRGxPp7ucwDhrE3jbDVqaJstBG/b/w== Acesso em: 16 fev 2023.
- SAWAIA, Bader. (Org.) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2016. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/160243/epub Acesso em: 16 fev 2023.
Complementar
- FREUD, S. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
- JESUÌNO, J.C;FELISMINA, R.P; MENDES, M.J.L. Representações sociais nas sociedades em mudança.Petropólis: Vozes, 2015. Disponível em : https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/123303/pdf/0?
code=HhNsxhTtAEA8DW1H74KR+w+9amo6ce4rB/fhtd8rCmd1zxVO3kiL4S8GRlv60OHrOK2NHIs84UtQMpAQ3lrCGw== Acesso em: 17 fev 2023.
- MARTIN-BARÓ, I. Critica e libertação na Psicologia. Petrópolis: Vozes, 2017. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/160260/epub/82?.
code=/66WEdrRGcDe4MrrRSlKDfL53eipCK6XtPj+Eo+Bx/0uTDbq7vfmwDaQn6RGL1gO2ccK13jjwHj5BXz5ZOc/3w==.
Acesso em: 17 fev 2023.
- RODRIGUES, A; ASSMAR, E. M.L; JABLOSKI, B. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2022. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/203284/epub/0?
code=vUo6TRPrBVR/8lo0wNY7TNrZiEte5QAcV49p42mivY4FnanYqeQ9G4C6mTKn1lsnXMRl8loSLtg9wTGOLJ5anA==
Acesso em 17 fev 2023.
- SPINK, MJP., FIGUEIREDO, P., and BRASILINO, J., orgs. Psicologia social e pessoalidade [online]. Rio de Janeiro: Centro.