Psicologia Social

2024/2 - Turma 0819

Ementa

Processo histórico-epistemológico da Psicologia Social. Enfoques teóricos e metodológicos da Psicologia Social. Construção social de realidades, territorialidades e subjetividades humanas

Competências

- Compreender o processo de formação do indivíduo e das suas relações com a sociedade;
- Analisar criticamente o processo de formação da subjetividade;
- Escutar as diferenças sociais de forma empática e altruísta;
- Favorecer a compreensão crítica dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos de um mundo em processo crescente de globalização, considerando a diversidade regional do país, sua inserção na América Latina e na comunidade de países de língua portuguesa;
- Estimular o compromisso com a construção de uma sociedade democrática, soberana e socialmente justa, tendo em vista a promoção da cidadania, da saúde, da dignidade humana e da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Objetivos

GERAL:
Criar contextos para a compreensão de diferentes formas de relação entre indivíduo e sociedade, natureza e cultura, contribuindo para a formação dos envolvidos com uma visão que leve em consideração aspectos sociais, culturais e econômicos no que se refere aos fenômenos individuais, de grupos e instituições.

ESPECÍFICOS
Ampliar a perspectiva sobre a construção da subjetividade, considerando os contextos sociais neste processo;
Fomentar um pensar de forma crítica sobre o conceito de sociedade;
Identificar as relações de dominação referente ao processo de construção do indivíduo;
Apontar a construção do processo de habilidades sócio interacionais;
Reconhecer os processos grupais como aspectos interdependentes da construção de identidade social;
Conhecer os constructos da Psicologia Social;
Compreender as possíveis áreas de atuação de um Psicólogo Social;
Interar o aluno à produção recente na área de Psicologia Social.

Programa

UNIDADE 1 - PSICOLOGIA SOCIAL: HISTÓRIA, EPISTEMOLOGIA, CONSTRUCTOS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
1.1 Visão panorâmica: o “social” da Psicologia Social e a sua diversidade epistemológica
1.2 Século XIX e as origens do pensamento psicossociológico
1.3 Psicologia Social no contexto da Sociologia e da Psicologia
1.4 A Psicologia Social como disciplina científica independente
1.5 A Psicologia Social atual


UNIDADE 2 - PSICOLOGIA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS
2.1 História e perspectivas
2.2 Por uma ética do conhecimento
2.3 Novidades para uma Psicologia Social latino-americana
2.4 Temáticas para discussão
2.4.1 A ideologia
2.4.2 Representações sociais
2.4.3 Linguagem
2.4.4 Conhecimento e Comunicação
2.4.5 Identidade e Subjetividade
2.4.6 Gênero
2.4.7 Processo grupal

Unidade 3 - O “ESTUDO DA REALIDADE” COMO INTERLOCUTOR DE TEMAS DIVERSOS NA PSICOLOGIA SOCIAL
3.1 O “Estudo da Realidade”: aproximação e diálogo sobre um recurso de análise
3.2 Temáticas diversas para aproximação: identificação de demandas psicossociais

Metodologia

O curso de graduação em Psicologia Ulbra Palmas tem como meta a formação de psicólogos e psicólogas voltados/as à atuação profissional, com capacidade para atuar com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral e tendo como transversalidade, em sua prática, a determinação social dos fenômenos e processos humanos.
Sintonizada à esta perspectiva, apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia no Brasil, a disciplina Psicologia Social, parte da estrutura curricular do curso, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra Palmas), e delineia-se em quatro momentos principais, já destacados por meio de Unidades no Programa da disciplina.
Ainda, a disciplina “Psicologia Social” é caracterizada como disciplina extensionista, no delineamento político-metodológico Institucional, vinculada ao Programa de Extensão Interdisciplinar chamado “AçãoPsi”, articulada com a disciplina “Intervenção Psicossocial”. No contexto da extensão universitária, a disciplina “Psicologia Social” é considerada predominantemente teórica (75% parte teórica e 25% de parte prática) e a disciplina “Intervenção psicossocial” é considerada predominantemente prática (75% parte prática e 25% de parte teórica).

No que tange a recursos e estratégias didáticas, o trabalho se valerá de:

- Plano de Ensino: Todas as diretrizes da disciplina estão delineadas neste documento, que contempla a ementa, os objetivos gerais e específicos, os objetivos do curso, as competências e as habilidades, o programa, o processo metodológico, o processo de avaliação, as bibliografias básicas e complementares, as leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina. O referido documento será discutido e contextualizado, em sala, nas aulas iniciais da disciplina;
- Calendário Acadêmico: Documento criado pela Direção Acadêmica da IES e disponibilizado em formato digital para os acadêmicos, apresenta a organização das atividades do semestre por datas. O referido documento será referência para a organização temporal das atividades da disciplina;
- Encontros Presenciais: Conforme o Calendário Acadêmico da IES, a disciplina organiza-se em encontros presenciais semanais. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro e recursos audiovisuais;
- Avaliação da Disciplina: Momentos destinados à análise da apreensão dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. O processo avaliativo encontra-se organizado nas etapas: Etapa avaliativa de Grau 1 e Etapa avaliativa de Grau 1, conforme normas da IES. Por ser uma disciplina categorizada como extensionista, esta não prevê a realização de um Exame Final (EF), como outras disciplinas do currículo;
- Leituras: As leituras indicadas deverão ocorrer no período em que se desenvolve a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo. O estudante possui ainda recursos de Bibliotecas Digitais;
- Debates: Este recurso será sempre utilizado nas aulas. As orientações e os direcionamentos serão feitos durante os encontros. Será utilizado sempre um material/obra de referência na área;
- Painel: Esta estratégia será utilizada durante o semestre letivo, na composição de nota na disciplina sobre temática central da mesma. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
- Seminário: Durante o período de realização da disciplina os alunos serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;
- Avaliação do processo de trabalho: momento destinado à avaliação e auto avaliação do processo de trabalho da disciplina;
- Webatividades: Durante o semestre serão desenvolvidas três atividades remotas, a fim de proporcionar ao grupo de estudantes contextualização e ampliação de temáticas relacionadas à disciplina;
- Estudo de Realidade: Estrutura didática elaborada e explanada pelo docente responsável a fim de permitir que os estudantes se aproximem e se apropriem de elementos da realidade (dimensão psicossocial), bem como sejam capazes de formularem e implementem intervenções com impacto aos tensionamentos da realidade estudada.

Avaliação

O Sistema de Avaliação da disciplina, no semestre 2024/1 atenderá as diretrizes da Resolução CONSEPE nº 891, de 25 de Outubro de 2023 (que aprova ad referendum o Sistema de Avaliação da Aprendizagem no âmbito do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP), e considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia.
Assim, a avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo, expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau: G1 e G2. Detalhadamente:

AVALIAÇÃO GRAU 1 (valor 10,00 pontos)
Atividade Painel 1 e 2 (grupo) - valor 1,0
Atividade Painel 3 e 4 (grupo) - valor 1,0
Atividade Painel 5 e 6 (grupo) - valor 1,0
Atividade Painel 7 e 8 (grupo) - valor 1,0
Prova (individual e com consulta) - valor 6,0

AVALIAÇÃO GRAU 2 (valor 10,00 pontos)
Estudo de Realidade (grupo) - valor 2,0 pontos
Artigo JIC (grupo - Revisão Narrativa) - valor 3,0
Seminário Integrado (organização equipe) - valor 1,0 pontos
Prova (individual e sem consulta) - valor 4,0 pontos

---------------------------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: (G1 + G2 + G2) / 3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e que atingirem, no mínimo, 75% de frequência.
(*) a categoria disciplina extensionista não prevê a realização de Exame Final.

Bibliografia

Básica

LANE, S. T. M.; CODO, W. Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2014.

JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. (Orgs) Psicologia Social Contemporânea. Livro-texto. 21ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/114717/epub/0? code=h68MzJE3rKnWcuZXyN5a8rS9paYNE3SQfUdyEzV6dOck+WOwqx7pYoO4RRGxPp7ucwDhrE3jbDVqaJstBG/b/w== Acesso em: 16 fev 2023.

SAWAIA, Bader. (Org.) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2016. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/160243/epub Acesso em: 16 fev 2023.

Complementar

FREUD, S. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

JESUÌNO, J.C;FELISMINA, R.P; MENDES, M.J.L. Representações sociais nas sociedades em mudança.Petropólis: Vozes, 2015. Disponível em : https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/123303/pdf/0?
code=HhNsxhTtAEA8DW1H74KR+w+9amo6ce4rB/fhtd8rCmd1zxVO3kiL4S8GRlv60OHrOK2NHIs84UtQMpAQ3lrCGw== Acesso em: 17 fev 2023.

MARTIN-BARÓ, I. Critica e libertação na Psicologia. Petrópolis: Vozes, 2017. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/160260/epub/82?.
code=/66WEdrRGcDe4MrrRSlKDfL53eipCK6XtPj+Eo+Bx/0uTDbq7vfmwDaQn6RGL1gO2ccK13jjwHj5BXz5ZOc/3w==.
Acesso em: 17 fev 2023.

RODRIGUES, A; ASSMAR, E. M.L; JABLOSKI, B. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2022. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/203284/epub/0?
code=vUo6TRPrBVR/8lo0wNY7TNrZiEte5QAcV49p42mivY4FnanYqeQ9G4C6mTKn1lsnXMRl8loSLtg9wTGOLJ5anA==
Acesso em 17 fev 2023.

SPINK, MJP., FIGUEIREDO, P., and BRASILINO, J., orgs. Psicologia social e pessoalidade [online]. Rio de Janeiro: Centro. Edelstein de Pesquisas Sociais; ABRAPSO, 2011, pp. 1-22. ISBN:978-85-7982-057-1. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>41F

Material Digital

ÁLVARO, Jose´ Luis; GARRIDO, Alícia. Psicologia social : perspectivas psicolo´gicas e sociolo´gicas [recurso eletro^nico] / Jose´ Luis A´lvaro, Alicia Garrido ; traduc¸a~o: Miguel Cabrera Fernandes ; revisa~o te´cnica: Ana Raquel Rosas Torres. – Porto Alegre : AMGH, 2017. (Minha Biblioteca).

DOS SANTOS AMPARO, Sandoval. Agenciamentos Territoriais e Regimes Sígnicos em Deleuze & Guattari: Geograficidade, perfomance e subjetividade. Revista Pandora Brasil–Artigos-ISSN, v. 2175, p. 3318.

BOECHAT,F. VIEIRA,A.;PIZZI,B. A "visão histórica da psicologia social" de Ignácio Martin- Baró. Estudos e Pesquisa em Psicologia, 2. 2020.

SPINK, M.J. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Caderno de Saúde Pública,9(3). 1993.

ABRAPSO - https://site.abrapso.org.br/institucional/sobre-a-abrapso/

Revista Psicologia e Sociedade - https://www.scielo.br/j/psoc/

Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica ??? Social - https://www.ufsm.br/grupos/vidas

Cursos ABRAPSO - https://site.abrapso.org.br/formacao-e-pesq

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 2
Carga Horária: 76h
Horário: 3M
Sala: 216