Estágio Básico em Psicologia: Ciência e Profissão

2024/1 - Turma 0816

Ementa

A psicologia como ciência, profissão e compromisso social. Atribuições, habilidades, práticas e competências da (o) psicóloga (o) nos diferentes contextos de atuação. A psicologia na contemporaneidade, desafios e possibilidades de aplicação no Brasil.

Competências

- Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, bem como os campos de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
- Refletir sobre a responsabilidade, as competências e as limitações na atuação profissional da (o) psicóloga (o), reconhecendo a importância da educação;
- Desenvolver o conhecimento científico necessário ao exercício profissional da Psicologia, a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva;
- Relacionar conteúdos básicos com a prática psicológica em sala de aula;
-Começar a desenvolver uma consciência e postura ética em referência à Psicologia;
- Compreender a importância da divulgação dos saberes psicológicos, tendo como referência os fundamentos teórico-metodológicos e éticos da Psicologia.

Objetivos

3.1 GERAL:
Caracterizar a Psicologia como ciência e profissão a partir do conhecimento teórico-prático da atuação psicológica em diferentes cenários de prática. 
3.2 ESPECÍFICO (S):
- Compreender a psicologia enquanto ciência, profissão e compromisso social;
- Identificar competências e habilidades na formação da (o) psicóloga (o);
- Reconhecer as diversas práticas da Psicologia e seus distintos campos de atuação;
- Discutir sobre a conduta e o comportamento ético no exercício da Psicologia;
- Refletir sobre a carreira da (o) psicóloga (o) e sua inserção na realidade contemporânea no Brasil.

Programa

Unidade 1: Introdução ao estudo da Psicologia
1.1 A Psicologia como ciência, profissão e compromisso social
1.2 Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia
1.3 Apresentação do curso de Psicologia Ulbra Palmas e dos Conselhos de Psicologia (CFP e CRP)
1.4 Ética Profissional na Psicologia
1.5 O profissional da Psicologia, sua formação pessoal, acadêmica e social
1.6 Psicologia na Contemporaneidade, campos clássicos de atuação e novas possibilidades de ação
Unidade 2: Áreas de atuação da (o) psicóloga (o)
2.1 Psicologia e Formação
2.2 Psicologia Clínica
2.3 Psicologia e Avaliação Psicológica/ Neuropsicológica
2.4 Psicologia da Saúde/Hospitalar
2.5 Psicologia Escolar/Educacional
2.7 Psicologia Organizacional e do Trabalho
2.8 Psicologia Social/ Comunitária
2.9 Psicologia Jurídica
2.10 Psicologia das Emergências e Desastres
2.11 Psicologia e Comunidades Tradicionais

Metodologia

O processo metodológico aplicado na disciplina contará com as seguintes estratégias de aprendizagem:

- Aula expositiva e dialogada, com objetivo de apresentar o tema proposto, fomentando a interação e a construção coletiva. Facilitar esse método a partir de instrumentos didáticos, com a utilização de recursos audiovisuais (vídeos, slides etc.).
- Metodologias ativas: estudos dirigidos, leituras, mapas mentais e estações por rotações. Métodos fundamentados na demonstração de possibilidades para edificação do conhecimento e preparação anterior à aula sobre informações pertinentes ao tema. Com objetivo de enriquecer as descobertas, estimular ao estudo, dinamizar a aula e exercitar a busca de fontes variadas de conhecimento.
- Entrevistas com especialistas: com objetivo de colocar as(os) alunas(os) em contato com situações profissionais reais, possibilitando assim, aproximações teóricas e técnicas.
- Trabalhos em grupo que possibilitem a busca coletiva de conhecimento, a fim de propiciar enriquecimento teórico e técnico, bem como experimental (desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e interpessoais).
- Rodas de conversa: facilitar o intercâmbio de conhecimento entre os acadêmicos, favorecendo a autonomia e o protagonismo em sala de aula.
- Painel Integrado: produção e socialização em sala de aula dos projetos elaborados na atividade “Desmistificando a Psicologia”.
- Web atividades: No Conecta, as (os) alunas(os) irão responder a atividades para complementar ou reforçar o conteúdo visto em sala. As web atividades seguem o calendário acadêmico e contam como presença na ata de assinatura.

Avaliação

A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, consistirá na seguinte soma: PS: G1 + (2xG2) / 3 = M e, para obter aprovação, o/a aluno/a deverá alcançar, no mínimo, 6 (sete) pontos. Esta disciplina, de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 847, DE 27 DE JULHO DE 2022 não tem como possibilidade a realização de Avaliação Final (AF), pois sua categoria é de estágio. 

O processo avaliativo considerará as seguintes etapas que compõem a avaliação da aprendizagem em três blocos, a saber:
G1
Prova Objetiva – 5,5 (Ciência e Profissão, Formação, Clínica, Avaliação, e Educação), Rotações – 1,0, Participação – 2,5 (10 campos/especialistas) e Produto 1,0 (questão problema postada na Web 1)
G2
Prova Objetiva – 5,5 (Desastres e Emergências, Comunidades Tradicionais, Saúde, Social, Jurídica e Organizacional), Rotações – 0,5, e Produto 3,0 (entrega do produto) + 1,0 de apresentação (0,5 em sala e 0,5 na comunidade)
Exame Final (EF – valor 10 pontos)
o Essa disciplina não tem EF

Bibliografia

Básica

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. Livro digital. (1 recurso online). ISBN 9788553131327. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788553131327. Acesso em 01 fev. 2023.
MORRIS, Charles G.; MAISTO, Albert A. Introdução à psicologia. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2004. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/433/epub/0?code=jpcGHbQ4mFg/pLkOtq/CfbbpohOLSZELdLrJ8bv+1Pn5uDoj95Zr2D3S7TePdNSmG1W/LLjx3LASOXPc/MVNVA== Acesso em 01 fev. 2023
YAMAMOTO, Oswaldo H.; GOUVEIA, Valdiney Velôso (Orgs). Construindo a psicologia brasileira: desafios da ciência e prática psicológica. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/38533/pdf . Acesso em 01 fev. 2023

Complementar

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Revista Diálogos. Seis décadas da Psicologia como profissão regulamentada no Brasil. Brasília: CFP, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/revista-dialogos-60anos-web.pdf>. Acesso em 01 fev. 2023.  [download gratuito].
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Contribuições do Conselho Federal de Psicologia à discussão sobre a formação da (o) psicóloga (o). Brasília, Agosto/2013 1ª Edição. Disponível em:< https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/09/Discussao-sobre-a-formacao-do-psicologo.pdf> 01 fev 2023 . [download gratuito].
FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça; SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia, uma nova introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. [S.l: s.n.], 2002. (Biblioteca física - 3 ex)
ROMARO, Rita Aparecida. Ética na Psicologia. 4. ed., rev., atual. RJ: Editora Vozes, 2014. 135 p. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/53752/pdf Acesso em: 15 fev 2021.
STRAUB, Richard O. Psicologia da saúde. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788582710548. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710548/. Acesso em:  15 fev.  2023.

Material Digital

Referências técnicas produzidas pelo CREPOP:
https://crepop.cfp.org.br/.

Caderno de orientação, CREPOP, CFP. Atuação no CRAS:
https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2021/12/rt_crepop_cras_2021.pdf

Caderno de Orientação, CREPOP, CFP. Avaliação psicológica: https://site.cfp.org.br/publicacao/cartilha-avaliacao-psicologica-2022/
Caderno de Orientação, CREPOP, CP. Atuação na Educação: https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-na-educacao-basic
Caderno de orientação, CREPOP, CFP. Atuação no CREAS:
http://crepop.pol.org.br/wp-content/uploads/2013/03/CREPOP_CREAS_.pdf

Caderno de orientação, CREPOP, CFP, ATUAÇÃO NO CAPS: http://crepop.pol.org.br/wp-content/uploads/2015/09/CREPOP_2013_CAPS.pdf

Caderno de orientação, CREPOP, CFP, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: http://crepop.pol.org.br/wp-content/uploads/2019/09/AlcooleOutrasDrogas_web-FINAL.pdf

Caderno de orientação, CREPOP, CFP, VARAS DE FAMÍLIA: http://crepop.pol.org.br/wp-content/uploads/2019/11/RT-Varas-de-Fam%C3%ADlia-2019.pdf

Caderno de orientação, CREPOP, CFP.  Atuação junto aos povos indígenas. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/07/crepop_indigenas_web.pdf

ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO - SBPOT. Competências para a atuação em psicologia organizacional e do trabalho: um referencial para a formação e qualificação profissional no Brasil, 2020. 30p. Disponível em:< https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/14119/8/Ebook%20SBPOT.pdf. Acesso em 01 fev. 2022

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 3M
Sala: 219