Química Farmacêutica E Síntese De Fármacos

2024/1 - Turma 1919

Ementa

Competências

Compreender as diversas etapas que compõem o desenvolvimento de um novo fármaco, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas a
intervenções científico-tecnológicas.
Executar etapas de síntese de princípios ativos e intermediários reativos de uso farmacêutico

Objetivos

Objetivo Geral
Planejar, identificar, inovar e avaliar novos fármacos, utilizando ou não tecnologias como a modelagem molecular.
Identificar mecanismos de síntese e técnicas de preparo, isolamento e purificação de princípios ativos e intermediários reativos

Objetivos específicos
Abordar conceitos de planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, modelagem
molecular, latenciação e reposicionamento de fármacos, além de estudar a química do
metabolismo dos medicamentos e a relação entre estrutura química e atividade biológica
das diferentes classes terapêuticas.

Programa

Introdução a Química Farmacêutica, Origem e descobrimento de Fármacos.
Planejamento de Fármacos baseado em ligantes e receptores e propriedades
Farmacocinéticas implicadas no desenvolvimento de fármacos
A química do metabolismo de fármacos
Modelagem Molecular
Latenciação de fármacos e Pró-Fármacos
Relação estrutura-atividade das diferentes classes terapêuticas
Reposicionamento de Fármacos

História da Síntese de Fármacos
Principais Mecanismos reacionais em síntese
Técnicas de Síntese de Fármacos
Sintese do AAS
Síntese do Iodofórmio
Síntese de tensoativos

Metodologia

As aulas são teóricas e expositivas, com o desenvolvimento paralelo de exercícios, dramatizações, mapas conceituais e problematizações relacionados ao conteúdo trabalho, através de metodologias ativas. Os recursos utilizados nas aulas teóricas incluem quadro e Datashow, slides, trilhas de conhecimento, simuladores.
As aulas práticas são de caráter exploratório, possibilitando formulações de hipóteses para explicação do fenômeno observado e ocorrem com caderno próprio para o laboratório.
As web atividades constarão de exercícios que contemplem casos reais, revisões, ENADE e CONCURSOS, aplicados ao conteúdo

Avaliação

A avaliação da disciplina ocorre da seguinte forma:
- Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
- Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.

A G1 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 6,0 (oito) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao primeiro bimestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Problematizações, perguntas e respostas, gamificação e dramatização, que são avaliações formativas feitas durante o TDE das aulas, além do caderno de laboratório, terá pontuação de até 4,0 (dois) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.

A G2 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 6,0 (seis) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao semestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Problematizações, perguntas e respostas, gamificação e dramatização, que são avaliações formativas feitas durante o TDE das aulas, além do caderno de laboratório, terá pontuação de até 4,0 (quatro) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.

- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
- Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e 75% de presença na disciplina

Os alunos que não obtiverem MP = 6,0 mas atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre a MP e o EF, desta forma:

- Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.

O Exame final é uma prova escrita mista aplicada em dia definido pelo calendário acadêmico, cumulativa do semestre e individual, com valor de 0,0 a 10 pontos

Bibliografia

Básica

BARREIRO, E.J.; FRAGA, C.A.M. Química medicinal. As bases moleculares da ação dos fármacos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRUNTON, L. L.; CHABNER, B. A.; KNOLLMANN, B.C. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12 ed. Rio de Janeiro: Mc Graw Hill, 2016
WILLIAMS, D.A., LEMKE, T.L. Foye's principles of medicinal chemistry. 7. ed. Philadelphia: J. B. Lippincott, 2012.

Complementar

SOLOMONS, T. W. Graham. Química orgânica. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. v.1.
SOLOMONS, T. W. Graham. Química orgânica. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. v.2.
ANDREI, C.C.; FERREIRA, D.T.; FACCIONE, M.; FARIA, T.J. Da química medicinal à química combinatória e modelagem molecular. São Paulo: Manole, 2012.
JAYPEE BROTHERS MEDICAL PUBLISHERS (P) LTDA. Drug Discovery and Clinical Research. London: Editor SK Gupta, 2011.
KATZUNG, B. G. Farmacologia Básica & Clínica. 9 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2006.
LIMA, D.R. Manual de farmacologia, terapêutica e toxicologia 2002/2003. Rio de Janeiro:Medsi, 2004.
RANG, H.P. et al. Farmacologia. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
CONSTANTINO, M. G. Fundamentos de química experimental. São Paulo: EDUSP, 2011. 278 p.
DIAS, A. G. Guia prático de química orgânica / Ayres Guimarães Dias, Marco Antonio da Costa, Pedro Ivo Canesso Guimarães. Rio de Janeiro : Interciência, 2004. v.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 306