Química Geral e Analítica

2024/2 - Turma 0202

Ementa

A disciplina propõe o estudo da estrutura atômica e a classificação periódica dos
elementos e propriedades periódicas, ligações químicas, funções químicas
inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e suas propriedades reações químicas
e cálculo estequiométrico, além disso, estuda as técnicas fundamentais dos métodos clássicos de análise quantitativa, assim como os princípios teóricos de
potenciometria e aplicações enfatizando os fatores que limitam a precisão e
exatidão de cada método.

Competências

- Compreender a estrutura da matéria e relacioná-la aos processos físicos e químicos;
- Conhecer os métodos analíticos qualitativos e quantitativos clássicos;
- Julgar resultados através da validação metodológica e estatística;
- Conhecer a aplicabilidade e a importância do ensino de química na ciências agrárias.

Objetivos

Geral:
Compreender e identificar as substâncias inorgânicas aplicadas à agronomia

Específicos:
- compreender e manipular corretamente os dados e propriedades da Tabela Periódica;
- reconhecer as diferentes funções químicas inorgânicas;
- entender a relação entre as diferentes unidades de concentração;
- executar marcha analítica e reações específicas de identificação de íons
- executar métodos volumétricos de análise clássica
- executar métodos gravimétricos de precipitação

Programa

1. Introdução Química Geral: Conceitos Gerais
2. Fórmulas e Equações Químicas: Símbolos e Cargas dos Cátions e Ânions, Acerto
de Coeficientes
3. Bases, Sais e Óxidos: Conceitos, Propriedades, Classificação e Nomenclatura.
4. Soluções, Concentração de Soluções: Diferentes modalidades de expressar
concentração, propriedades coligativas das soluções
5. Reações Químicas: Classificação Quanto ao Mecanismo, Estequiometria
6. Equilíbrio Químico: Constante de Equilíbrio, Constante de Equilíbrio em Termos de
Pressões Parciais, Deslocamento de Equilíbrio
7. Solubilidade e Produto de Solubilidade: Noções de Solubilidade, Aplicação do Produto
de Solubilidade nas Precipitações
8. Equilíbrio Iônico: Constante de Dissociação Iônica, Dissociação da água, Dissociação
e Constante de Dissociação de Ácidos e Bases
9. Estudo do pH: Conceito de pH e Acidez, Tipos de Acidez, pH de soluções Aquosas
de Ácidos e Bases
10. Hidrólise de Sais: Conceito, a Hidrólise de Acordo com os tipos de Sais e a Reação
de Suas Soluções
11. Soluções Tampão: Conceito, Funcionamento das Soluções segundo o tipo de Ácido
ou Base e seu Sal, Capacidade Freadora da Ionização
12. Radioatividade: noções e aplicações
13. Cinética química e eletroquímica

Conteúdo prático
1. Cuidados e Técnicas de Laboratório
2. Principais Aparelhos e Vidrarias de um laboratório de Química
3. Preparo de soluções
4. Estudo de ácidos, bases e sais: comportamento e pH

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:
Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
A leitura, elaboração de textos e matemática básica serão trabalhados em sala de aula como temas transversais .
O meio ambiente é tema transversal trabalhado na escolha de reagentes, levando-se em conta a periculosidade, toxicidade e descarte no meio ambiente.
As aulas transcorrem com estratégias modernas de ensino, mesclando metodologias ativas, como o PBL e Peer Instruction,  com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem.
A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos.
O laboratório didático de Química Geral e Analítica abrigará as aulas práticas.
As webaulas  constarão de exercícios com feedback imediato, como forma de avaliação formativa sobre o conteúdo

Avaliação

- Avaliação de Grau Um (G1) - habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
- Avaliação de Grau Dois (G2) - habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas.
- A Média Parcial (MP) - calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)/3
* Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

- Os alunos que não alcançarem 6,0 de MP e que atingirem75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF).
Média Final (MF) = [MP + (EFx2)]/3

*G1 e G2 constarão de questões discursivas e objetivas com assuntos teóricos e práticos.
*Integrantes de composição das notas de G1 e G2: Seminários, relatórios de aula prática, questões resolvidas em sala de aula (vistos).

SEGUNDA CHAMADA:
- O discente que perder alguma prova G1 e/ou G2 deverá protocolar atestado na secretária do curso em até 4 dias uteis e posteriormente a prova será marcada.
Não será aberta exceção para alunos que não apresentar atestado.

*Não existe segunda chamada da prova de exame final.

Bibliografia

Básica

BACCAN, Nivaldo; GODINHO, Oswaldo E. S.. Química analítica quantitativa elementar. 3. ed., ampliada. São Paulo: E. Blücher, 2003. 308 p.
CONSTANTINO, Mauricio Gomes; SILVA, Gil Valdo José da; DONATE, Paulo Marcos. Fundamentos de química experimental. São Paulo: EDUSP, 2011.
VOGEL, Arthur Israel. Análise química quantitativa. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
MAHAN, B. M. Química: um curso universitário. 4 ed. 5 reimp. São Paulo: E. Blücher, 2002. 582 p.
RUSSELL, J. B. Quimica Geral. 2. ed. São Paulo: Makron, 1994. 621 p. v 2.

Complementar

HARRIS, Daniel C. Análise Química Quantitativa. 8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
TARTARI, Leori Carlos; NHUCH, Elsa. Laboratório de química geral e química geral experimental. Canoas: Ed. ULBRA, 2005.
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922 p.
RUSSELL, J. B. Quimica Geral. 2. ed. São Paulo: Makron, 1994. 621 p. v 1.
KOTZ, J. C.; TREICHEL, JR. P. Química e reações químicas. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. v 2.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: