Química Orgânica Aplicada A Farmácia

2024/2 - Turma 1907

Ementa

Competências

Reconhecer a estrutura e a nomenclatura das funções orgânicas
Estabelecer polaridades e apolaridades em sítios específi cos de moléculasfarmacologicamente ativas

Objetivos

Conhecer os grupos funcionais;
- Reconhecer as propriedades físico-químicas relacionadas às interações moleculares dosgrupos funcionais;
- Conhecer a solubilidade de diferentes funções orgânicas quando em solventes polares eapolares;
- Estudar as aplicações dos grupos funcionais na área farmacêutica;
- Reconhecer estruturas isômeras e seus efeitos na farmacologia

Programa

Apresentação da disciplina, Introdução à química Orgânica e ao elemento carbono, Tiposde fórmulas estruturais
Forças intermoleculares, Tipos de ligação entre carbonos e tipos de cadeias carbônicas
Hidrocarbonetos-estrutura, nomenclatura e aplicação
Ramificações e aromáticos/ lista de exercícios
Aula prática – propriedades físico-químicas dos alcanos/ Relatório de aula prática
Haletos orgânicos, fenol e álcool
Ácido carboxílico, Sais de ácido carboxílico
Aldeído e cetona, carboidratos
Éteres e ésteres, lipídios
Aula prática – polaridade da carbonila de aldeídos e cetonas/relatório de aula prática
Aminas, Amidas e Nitrocompostos
Isomeria constitucional e conformacional
Estereoisomeria
Projeções de Fischer/ composto meso
Isomeria em fármacos

Metodologia

Adotados as seguintes metodologias:
Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos,discussão e debates;
Aulas práticas em laboratório sobre os conteúdos ministrados na teoria.
A leitura, elaboração de textos e matemática básica serão trabalhados em sala de aulacomo temas transversais .
As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentesativos do processo de ensino-aprendizagem.
A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem aaprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos.
As web aula constarão de exercícios que contemplem casos reais aplicados ao conteúdo

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo e ocorrerá através da participação do aluno nasatividades desenvolvidas na sala de aula e no laboratório. A nota do aluno será constituídada seguinte maneira :
G1:- Avaliação do conteúdo ministrado no primeiro bimestre. Será através de:
- Uma prova com questões abordadas na teoria com valor de 0,0 a 6,0 pontos.
- Média aritmética dos relatórios, exercícios nas aulas práticas e teóricas e mini testes, comvalor de 0,0 a 4,0 pontos.
- G2:- Avaliação do conteúdo ministrado durante todo o semestre. Será através de:
- Uma prova com questões abordadas na teoria com valor de 0,0 a 6,0 pontos
- Média aritmética dos relatórios, exercícios nas aulas práticas e teóricas e mini testes com valor de 0,0 a 4,0 pontos.
Substituição: uma avaliação que contempla todo o conteúdo do semestre e é feita emcasos onde há o interesse de substituir a nota de G1 ou G2, ou quando houve ausência nasdatas de G1 e G2. Não há aplicação de avaliações extras. Não será considerada a melhornota e sim a nota da avaliação substitutiva. A avaliação substitutiva tem valor de 0,0 a 10pontos
O aluno tem direito a 25% de falta O aluno ausente nas aulas práticas não receberápontuação de relatório, salvo em situações que atestem sua ausência. Nestes casos, serárealizada uma atividade extra com pontuação equivalente. O aluno sem EPI não poderá assistir a aula prática (jaleco, calça comprida, sapato fechado, óculos de segurança, luva emáscara de procedimento), recebendo falta e não pontuação de relatório e atividades. Osrelatórios que apresentarem 50% de citações diretas ou cópias sem citação receberão notazero. Os relatórios que apresentarem sites da internet como referencial não serão corrigidos e receberão nota zero. Apenas serão aceitos livros, periódicos e sites oficiais para pesquisa.

Bibliografia

Básica

BARBOSA, L. C. A. Introdução à química orgânica. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011. 331p.
SOLOMONS, T. W. Graham. Química orgânica. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. v.1.
SOLOMONS, T. W. Graham. Química orgânica. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. v.2.
UCKO, D. A. Química para as ciências da saúde: uma introdução a química geral, orgânica ebiológica. 2 ed. São Paulo : Manole, 1992. 646 p.

Complementar

CONSTANTINO, M. G. Fundamentos de química experimental. São Paulo: EDUSP, 2011. 278p.
DIAS, A. G. Guia prático de química orgânica / Ayres Guimarães Dias, Marco Antonio daCosta, Pedro Ivo Canesso Guimarães. Rio de Janeiro : Interciência, 2004. v.
Fundamentos de química orgânica / [coordenação de] Marcello de Moura Campos. 3.reimpr. São Paulo : E. Blücher, 2001. 606 p.
MORRISON, R. T. Química orgânica. 13 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.1510 p.
SACKHEIM, G.I. LEHMAN, D.D. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8 ed.Barueri: Manole: 2001, 644 p.

Material Digital

2011.
BRUICE, P.Y. Química Orgânica. Vol. 01. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
BRUICE, P.Y. Química Orgânica. Vol. 02. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
SACKHEIM, G.I. LEHMAN, D.D. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8 ed.Barueri – SP: Manole: 2001.

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: 211