Recreação e Lazer

2024/2 - Turma 0900

Ementa

Caracterização e concepção do lazer e da recreação. O lazer como mecanismo de promoção da saúde e de qualidade de vida em diversos ambientes. Vivências de lazer e recreação, funções e classificações dos jogos recreativos. Os aspectos pedagógicos do jogo e do brincar na Educação Física. Metodologia do ensino acerca dos elementos pré-desportivos e suas aplicações no ambiente escolar e na iniciação esportiva.

Competências

Compreender a recreação e do lazer nos diferentes cenários para distintos participantes,  identificar as diferenças e aplicações do jogo, como estratégia de promoção da saúde, qualidade de vida , iniciação esportiva e educação escolar. Atuar na elaboração e aplicação do jogo no contexto da Educação Física.

Objetivos

***GERAL:
Vivenciar a recreação e o lazer nos diferentes contextos para distintos participantes, visando o desenvolvimento de habilidades e competências aos acadêmicos para a elaboração e aplicação dessas atividades na atuação do profissional da área.
***ESPECÍFICOS:
Contextualizar o lazer em diferentes culturas, relacionando-o com a Educação e Educação Física.
Identificar a recreação e lazer como elementos pedagógicos para a aprendizagem dos alunos nos contextos escolar e não escolar;
Identificar o papel do profissional da recreação e do lazer na nossa sociedade;
Diagnosticar o lazer e a recreação como conteúdos que buscam a promoção da saúde e a qualidade de vida da população em geral;
Selecionar e identificar as diferentes situações de jogos contidos na literatura e sua aplicabilidade para diferentes populações em diversos contextos.

Programa

1- Histórico e concepções da recreação e do lazer.
2- A recreação e o lazer na sociedade moderna. Políticas públicas de lazer.
3- Espaços de recreação e lazer. Jogos, brincadeiras e o brinquedo.
4- Caracterização e classificação dos jogos.
5- Corporeidade e motricidade humana.
6- Lazer e saúde nos diferentes contextos.
7- Vivências de lazer e recreação (Artísticas, esportivas, turísticas e sociais).
8- Planejamento de projetos em recreação e lazer.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de ações, estratégias, condições externas e procedimentos do(s) professor(es) para organizar as atividades de ensino e aprendizagem e atingir os objetivos gerais e específicos. A escolha metodológica nesta disciplina será exposição teórica em sala de aula com recursos audiovisuais. Atividades práticas de uso de redes, pesquisa em bibliotecas e sistemas de buscas e trabalho colaborativo. Aulas praticas dialogadas. Leitura de textos selecionados, resumo e debates. Apresentação de trabalhos realizados em grupo e discussão de conceitos e ideias visando a construção coletiva de conhecimento. Ainda, ministrar aulas simuladas e práticas com grupos. Uso de recursos de colaboração e mídias na Web, aberta a toda a comunidade do curso.

Avaliação

A avaliação será realizada, tanto para o Grau I (G I) como para o Grau II (G II) por meio do resultado de dois instrumentos:

a. Verificação Escrita b. Trabalho

Verificação Escrita: Valor para o Grau I e para o Grau II: (6.0)

Datas: para as verificações escritas de GI e GII são as datas que estão no calendário acadêmico.

Estrutura: a verificação escrita será composta por questões objetivas e descritivas (podendo ser somente objetivas ou somente subjetivas), as quais poderão apresentar-se de forma proporcional OU não.

As questões da verificação escrita para o Grau I corresponderão aos conteúdos estudados durante o Iº Bimestre Letivo. As questões da verificação escrita para o Grau II corresponderão aos conteúdos estudados durante todo o SEMESTRE Letivo, portanto serão CUMULATIVAS.

Trabalhos para Grau I e Grau II: serão desenvolvidos trabalhos que ao final do bimestre completarão o valor de 4,0 pontos. Estes trabalhos incluirão resoluções de problemas associados a vivência de todos os componentes do grupo e/ou individual. O aluno que faltar no dia acertado para a realização do trabalho ficará sem nota.

O cálculo da MP (Média Parcial) encontra-se a seguir: MP = [GI + (G2 . 2)] / 3

Obtendo a MP acima de 6,0 e 75% de frequência, considera-se o acadêmico APROVADO.

Caso NÃO SEJA APROVADO o acadêmico irá realizar o EF (Exame Final), tendo obtido 75% de frequência.

A MF (Média Final) será realizada por meio da seguinte fórmula: MF = [MP + (EF x 2)] / 3

**** O aluno estará aprovado se atingir a média mínima de 6,0.

**** Para a aprovação na disciplina o acadêmico deverá ter frequência mínima de 75% de freqüência.

Observações importantes:

* É expressamente proibido o uso de celular em sala de aula; * Referencias bibliográfica em língua estrangeira poderão ser utilizadas no decorrer do semestre fazendo parte das atividades da disciplina. * A formatação dos trabalhos e relatórios solicitados deverão respeitar as normas exigidas pelo professor fazendo parte da avaliação do aluno na disciplina. * Erros de português que dificultem o entendimento das respostas e uso de linguagem coloquial que se repitam sucessivamente e/ou comprometem a qualidade do texto serão descontados na menção da respectiva avaliação. * Atestados médicos inferiores a 15 dias não abonam faltas do aluno e, portanto, o professor não será obrigado a aceitá-los. * Atestados médicos iguais ou superiores a 15 dias deverão ser apresentados na Secretaria do Aluno até o 1º dia de abrangência do mesmo. * Eventuais faltas do professor poderão ser compensadas com aulas aos sábados ou em horários previamente acordados com a turma, assim como através de atividades que não envolvam aulas formais. Possíveis aulas complementares serão necessárias para adequar a carga horária do curso. Estas aulas serão ministradas em horário contrário ao da disciplina, sendo previamente combinadas com a turma.

Bibliografia

Básica

FRITZEN, Silvino José. Dinâmicas de recreação e jogos: para educadores e pais, orientadores educacionais, animadores juvenis, animadores de recreação, professores de educação física. Petrópolis: Ed.Vozes, 2004
ISAYAMA, Helder F. Lazer em estudo: Currículo e formação profissional (Livro eletrônico). Helder Ferreira Isayama (org.). Campinas, SP. Ed.Papirus. 2014. Disponivel em autoatendimento, sistema de bibliotecas ULBRA.
MARIOTTI, Fábian  A recreação, o jogo e os jogos. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Ed.Shape 2004.
RIO GRANDE DO SUL, Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer. Esporte e Lazer no Brasil: Divisão de responsabilidades entre os entes federativos. Gilmar Tondin, Rogério Vidal e Eneida Feix (Org.). Porto Alegre. Ed.Corag. 2014. Biblioteca da Ulbra e também disponível on line na Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Complementar

AMARAL, Jader D. Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro, Rj. Ed.Phorte. 2004.
BERKENBROCK, Volney J. Jogos e diversões em grupo: para encontros, festas de família, reuniões, sala de aula e outras ocasiões. Petrópolis: Vozes, 2002.
BALESTRO, M. . Recreação na escola: um espaço necessário para educação infantil. In: Vivian EditeSteyer; Eurilda Dias Roman. (Org.). A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. 1ed.Canoas: Editora da ULBRA, 2001, v. 1, p. 191-202.
DUPRAT, Maria Carolina. Ludicidade e Educação Infantil. Maria Carolina Duprat (Org.). São Paulo. Ed. Pearson Education do Brasil. 2014. Disponível em autoatendimento, sistema de bibliotecas ULBRA.
NITZKE DA SILVA, Kassius. Caderno Universitário de Recreação e Lazer. Gravataí: ULBRA. 2012. Disponivel em Autoatendimento, Site do prof.Kassius Nitzke.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 6N
Sala: