Ética Profissional em Psicologia

2024/1 - Turma 0822

Ementa

Fundamentos da ética. Aplicabilidade do Código de Ética Profissional do Psicólogo, dos códigos disciplinares e resoluções do Conselho Federal de Psicologia. Responsabilidade do psicólogo no exercício profissional.

Competências

Manejar aspectos teóricos-conceituais de natureza ética que permitam discussões autônomas das práticas e teorizações no âmbito da atuação da(o) psicóloga(o). Reconhecer as dimensões éticas e políticas presentes na atuação social da(o) psicóloga(o) na contemporaneidade. Compreender o Sistema Conselhos.

Objetivos

Apresentar contexto de aprendizagem em que os estudantes desenvolvam competências de discutir as práticas no âmbito da atuação da(o) psicóloga(o), reconhecer as dimensões éticas e políticas presentes na atuação social da(o) psicóloga(o) na contemporaneidade e compreender o Sistema Conselhos.

Programa

ÉTICA:
• Relação entre a moral e a ética.
• Influências histórico-culturais no desenvolvimento da ética.
• Principais influências histórico-culturais no desenvolvimento da ética.
• Questões éticas e discussões sociais.


SISTEMA CONSELHO DE PSICOLOGIA:
• História do Sistema Conselhos, Lei de criação dos Conselhos.
• Código de Ética do Profissional da Psicologia (2005).
• Aspectos regulamentares da atuação profissional da (o) psicóloga (o).
• Atribuições éticas e sigilo no exercício do profissional psicólogo.

Metodologia

• Aulas expositivas dialogadas e discussão de textos e temas a ética e a prática profissional do psicólogo.
• Aulas participativas, nas quais os(as) alunos(as) deverão, através de resolução de exercícios, situações-problema, filmes e estudos de casos, discutir os temas estudados com ou sem o auxílio do professor.
• Web atividades: através do Conecta, os alunos irão responder a atividades para complementar ou reforçar o conteúdo visto em sala.

Avaliação

A avaliação será contínua e cumulativa, constituída de atividades de diversas naturezas, conforme segue:

Grau 1
- 1,5 pontos: [em grupo] Apresentação sobre Influências histórico-culturais no desenvolvimento da ética.
- 1,5 pontos: [em grupo] Apresentação sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e seu contexto histórico.
- 7,0 pontos: [individual] Avaliação objetiva, presencial, sem consulta, envolvendo todo o conteúdo visto até esta data.

Grau 2
- 3,0 pontos: [em grupo] Apresentação (com slide) sobre resoluções do CFP.
- 7,0 pontos: [individual] Avaliação objetiva individual, presencial, sem consulta, envolvendo todo o conteúdo visto até esta data.

Exame Final
- 10,0 pontos: [individual] Avaliação objetiva, presencial, sem consulta, envolvendo todo o conteúdo visto até esta data.

Bibliografia

Básica

Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005. Disponível em https://site.cfp.org.br/legislacao/codigo-de-etica
Novo Código de Processamento Disciplinar. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, novembro de 2019. Disponível em https://site.cfp.org.br/legislacao/codigo-de-processamento-disciplinar
ROMARO, R. A.. Ética na Psicologia. 4. ed., rev., atual.. RJ: Editora Vozes, 2014. (biblioteca virtual)

Complementar

ANTUNES, M. T. P. (org). Ética. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. (biblioteca virtual)
BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética: fundamentos sócio-históricos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: ArtMed, 2011. (biblioteca virtual)
PASSOS, Elizete Silva. Ética e psicologia: teoria e prática. São Paulo: Vetor, 2007.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. tradução de João DellÁnna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

Material Digital

Conselho Federal de Psicologia. Tentativas de aniquilamento de subjetividades LGBTIs / Conselho Federal de Psicologia. – Brasília, DF : CFP, 2019. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/tentativas-de-aniquilamento-de-subjetividades-lgbtis/

Resolução nº 1, de 22 de março de 1999. Normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, março de 1999. Disponível em https://atosoficiais.com.br/lei/normas-de-atua%C3%A7%C3%A3o-para-os-psicologos-em-relacao-a-questao-da-orienta%C3%A7%C3%A3o-sexual-cfp?origin=instituicao.

Resolução nº 1, de 29 de janeiro de 2018. Normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, janeiro de 2018. Disponível em https://atosoficiais.com.br/lei/normas-de-atuacao-para-as-psicologas-e-os-psicologos-em-relacao-as-pessoas-transexuais-e-travestis-cfp?origin=instituicao.

Resolução nº 11, de 11 de maio de 2018. Orientação psicológica pela internet. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, maio de 2018. Disponível em https://atosoficiais.com.br/lei/orientacao-psicologica-pela-internet-cfp?origin=instituicao.

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 2
Carga Horária: 76h
Horário: 4M
Sala: 217
Professores