Teorias e Técnicas Psicoterápicas I - Psicanálise
2023/2 - Turma 0820
Ementa
Competências
Ao final da disciplina, a (o) acadêmica (o) deve ser capaz de:
Compreender e aplicar os conceitos básicos da Psicanálise e da Técnica Psicanalítica.
Compreender as distintas etapas do tratamento psicoterápico na perspectiva psicanalítica;
Efetuar uma leitura adequada e coerente das posturas clínicas a serem assumidas frente a pacientes com distintos perfis;
Compreender os procedimentos clínicos a serem assumidos pelo psicoterapeuta para uma adequada instauração dos setting terapêutico e manutenção do mesmo.
Objetivos
Compreender a ética da psicanálise para a aplicação da técnica nas diversas demandas clínicas;
Relacionar aspectos conceituais para a construção dos procedimentos psicoterápicos na abordagem psicanalítica;
Utilizar ferramentas teóricas para identificar as distintas etapas do tratamento psicoterápico e suas implicações clínicas.
Programa
Introdução às teorias da personalidade a partir das teorias psicodinâmicas.
Surgimento e desenvolvimento da Psicanálise, a teoria de Sigmund Freud.
As conceituações psicanalíticas na prática clínica.
Entrevista inicial, construção do setting terapêutico e contrato.
Resistência, Transferência e Contratransferência.
A Psicanálise no contemporâneo.
Metodologia
Aulas expositivas com utilização de projetor multimídia;
Utilização de filmes, documentários, reportagens, entrevistas disponibilizadas na web para auxiliar a correlação teoria – prática.
Análise e discussão de casos clínicos.
Produção textual.
OBS: WEB ATIVIDADE - As atividades disponibilizadas no Conecta devem ser realizadas conforme datas definidas no calendário acadêmico, sendo obrigatórias, pois serão computadas na somatória das frequências. Tais atividades podem ser validadas ou não, conforme os critérios estipulados. Seus temas poderão ser discutidos durantes as aulas e serão cobrados nas avaliações semestrais.
Avaliação
A avaliação será processual, contínua, qualitativa e cumulativa, utilizando os seguintes instrumentos:
Avaliação Parcial 1: valor de 1,5.
Avaliação Parcial 2: valor de 2,5.
Avaliação Semestral: valor de 6,0.
Avaliação Final: valor de 10,0.
O acadêmico, na soma das avaliações, deve ter nota igual ou superior a 6,0. Caso contrário, terá a oportunidade de realizar a Avaliação Final – AF –, e será aprovado se obtiver nota igual ou superior a 6,0.
Quanto a AP1 e AP2, é facultado ao professor realizá-las sob o modelo de avaliação tradicional (com questionários que envolvem perguntas objetivas ou discursivas), ou a partir da realização de atividades que correspondam ao valor da pontuação, como a confecção de portfólios, produção de artigos, apresentação de estudos de caso e etc.
Bibliografia
Básica
FREUD, Sigmund. Obras completas / Sigmund Freud; tradução e notas de Paulo César de Souza. São Paulo : Cia. das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. Fundamentos da Clínica psicanalítica. Obras Incompletas de Sigmund Freud. Vol 6. Tradução Claudia Dornbusch. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
FINK, Bruce. Fundamentos da técnica psicanalítica: uma abordagem lacaniana para praticantes. Tradução Carolina Luchetta, Beatriz Aratangy Berger. São Paulo: Blucher, Karnac, 2018.
Complementar
ABERASTURY, Arminda. Abordagens à psicanálise de crianças. Porto Alegre: ARTMED, 1996.
AKHTAR, Salman. Escuta psicanalítica: métodos, limites e inovações. Tradução Giovanna Del Grande da Silva. São Paulo: Blucher, Karnac, 2018.
DUNKER, Christian; THEBAS, Cláudio. O Palhaço e o Psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
FREUD, Sigmund. Obras Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
GOMES, Purificacion Barcia. Psicoterapia do casal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica [recurso eletrônico] : uma re-visão / David E. Zimerman. Porto Alegre : Artmed, 2008.
ZYGOURIS, Radmila. Psicanálise e Psicoterapia. São Paulo: Via Lettera, 2011.