Teorias e Técnicas Psicoterápicas I - Psicanálise

2024/2 - Turma 0820

Ementa

Conceitos gerais da teoria psicanalítica freudiana e das principais escolas pós-freudianas. O método psicanalítico. Técnicas psicanalíticas aplicadas aos contextos clínicos psicoterápicos

Competências

Ao final da disciplina, o(a) acadêmico (a) deverá ser capaz de:
- Compreender conceitos, métodos e técnicas da Psicanálise freudiana;
- Relacioná-los com a aplicação clínica no tratamento psicoterápico;
- Diferenciar intervenções aplicadas a pacientes neuróticos e psicóticos;
- Analisar distintas perspectivas de escolas pós-freudianas.

Objetivos

Aprender os conceitos básicos, métodos, técnicas da Psicanálise e sua aplicabilidade na clínica psicoterápica.

Programa

Unidade I: Conceitos iniciais
A escuta clínica;
Sigmund Freud e a criação da Psicanálise;
Libido, pulsão, instinto.

Unidade II: Teoria e técnica
O inconsciente;
A interpretação dos sonhos;
O aparelho psíquico.
Fases psicossexuais do desenvolvimento;
Complexo de Édipo e estruturas clínicas.

Unidade III: O tratamento psicoterápico psicanalítico
O tratamento: entrevista inicial, contratos, setting terapêutico e condução do tratamento;
Transferência e contratransferência;
Recordar, repetir, elaborar;
Psicanálise com crianças.

Unidade IV: Principais teóricos e escolas pós-freudianas.
Principais teóricos das escolas pós-freudianas.

Metodologia

- Aulas expositivas e dialogadas, com participação ativa dos alunos, fundamentadas em estudos prévios de materiais bibliográficos, filmográficos e afins;
- Realização de atividades on-line em sala de aula, com atribuição de notas da G1 e da G2;
- Utilização de filmes, documentários, reportagens, entrevistas e correlatos para auxiliar a relação entre teoria e prática.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem do aluno será processual e contínua, sendo expressa em graus.
Avaliação de Grau Um (relativo à aprendizagem do conteúdo do primeiro bimestre letivo): valor de 10 pontos (sendo 8 pontos de avaliação teórica escrita e 2 pontos de atividades on-line realizadas em sala de aula). Esta avaliação tem peso 1.
Avaliação de Grau Dois (relativo à aprendizagem do conteúdo do segundo bimestre letivo): valor de 10 pontos (sendo 8 pontos de avaliação teórica escrita e 2 pontos de atividades on-line realizadas em sala de aula). Esta avaliação tem peso 2.
O Grau Final do semestre será uma média ponderada entre o Grau 1 (com peso 1) e o Grau 2 (com peso 2).
Caso o(a) aluno(a) não alcance a pontuação igual ou maior que 6,0 e tenha cursado ao menos 75% de todas as aulas da disciplina, ele(a) poderá realizar a Substituição de Grau.
A Substituição de Grau tem o valor de 10,0 pontos.
Os instrumentos avaliativos serão compostos por prova escrita (com questões dissertativas e/ou objetivas) e respostas a questões de aprendizagem on-line.
Fonte: https://www.ulbra.br/palmas/espaco-academico/notas

Bibliografia

Básica

FREUD, S. Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
HERMMANN, F. O que é psicanálise: para iniciantes ou não…. 14. ed. São Paulo: Blucher, 2015.
ZIMERMAN, D.E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica - uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Complementar

CALLIGARIS, C. Cartas a um jovem terapeuta: reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. 2 ed. São Paulo: Planeta, 2021.
DOLTO, F. Seminário de Psicanálise de crianças. São Paulo: Editora WMF, 2013.
DUNKER, C.; THEBAS, C. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. 2 ed. São Paulo: Planeta, 2021.
NASIO, J.D. Lições sobre os 7 conceitos cruciais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
ROUDINESCO, É. O inconsciente explicado ao meu neto. São Paulo: Editora UNESP, 2019.

Material Digital

Outras bibliografias (digitais e impressas):
BRENNER, C. Noções básicas de Psicanálise: introdução à psicologia psicanalítica. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
BRITISH BROASCASTING CORPORATION (BBC); ROUDINESCO, E.; KAPNIST, E. A invenção da Psicanálise. 1997. Disponível em: https://youtu.be/JrIZn3od6So. Acesso em 02/02/2024.
CALLIGARIS, C. Introdução a uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
DOLTO, F. Psicanálise e pediatria. Rio de Janeiro: Zahar, 1977, p. 27-55.
DUNKER, C. Falando nIsso. As escolas de Psicanálise. 24/04/2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6juKNXgm4Ww. Acesso em 02/02/2024.
FINK, B. Fundamentos da técnica psicanalítica: uma abordagem lacaniana para praticantes. São Paulo: Blucher, 2017.
NASIO, J.-D. Como trabalha um psicanalista? Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
NASIO, J.-D. Introdução às Obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
ONS, S. Tudo o que você precisa saber sobre psicanálise. São Paulo: Planeta, 2018.
ROUDINESCO, E. Por que a Psicanálise? Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 4
Carga Horária: 76h
Horário: 6M
Sala: 218