Estética Integral

2024/1 - Turma 4807

Ementa

Estudo do papel do profissional de Estética no desempenho de atividades relacionadas à atenção à saúde e inserção na comunidade.

Competências

A disciplina será desenvolvida de modo a envolver a comunidade acadêmica e a população em geral, gerando conhecimento sobre saúde estética e bem-estar geral para esta comunidade, dialogando, portanto, sobre assuntos pertinentes às diversas áreas de conhecimento da Estética e Cosmética.
Nesta proposta, seguindo preceitos da Lei 13.643, de 03 de abril de 2018, que regulamenta a profissão do Esteticista e Cosmetólogo, o aluno poderá obter conhecimentos para desenvolver conhecimentos necessários para possibilitar a elaboração de informes, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à Estética e à Cosmetologia baseando-se em preceitos científicos atuais.

Objetivos

Geral: Promover ações de saúde e bem-estar individual e coletivamente; orientar a determinados setores da sociedade sobre informações importantes que estão ligadas à saúde estética.
Específicos:
• Promover a área de Estética e Cosmética como espaço de construção de conhecimento voltado à saúde e bem-estar aplicando conhecimentos técnicos e teóricos;
• Envolver a comunidade em geral no desenvolvimento de medidas de promoção de saúde por meio dos conhecimentos produzidos em saúde estética;
• Produzir trabalhos técnico-científicos baseados em revisões sistematizadas da literatura científica com vistas na apresentação e debates em congressos, encontros, seminários científicos e possível publicação em revistas periódicas de disseminação do conhecimento na área;

Programa

Conceitos de pesquisa e extensão;
Normas de elaboração de estudos de natureza científica;
Estudos conceituais em promoção, proteção e recuperação em saúde por meio da Estética e Cosmética;
Procedimentos coletivos e humanizados em Estética e Cosmética;
Estratégia de intervenção externa;
Construção de projeto de intervenção.

Metodologia

Sistema misto de aulas: parte inicial com demonstração expositiva pelo professor, cuja função é “explicar de modo sistematizado quando o assunto é desconhecido ou quando as ideias que os alunos trazem são insuficientes ou imprecisas” (LIBÂNEO, 1994, p. 161). Associa-se este recurso a retroprojetor para auxílio da explanação de tópicos e imagens sobre o tema. Esta etapa tem a função de promover conhecimento sobre formas de otimizar a pesquisa acadêmica.
Os acadêmicos precisarão desenvolver um problema de pesquisa/pergunta focal para buscar embasamento científico que respalde alguma intervenção na comunidade em geral. Neste sentido, a intervenção precisará ser planejada e aplicada na comunidade selecionada.
Concomitantemente a estes processos, tem-se as Web Aula na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos e atividades individuais, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Para esta disciplina, os alunos receberão textos científicos da área com vistas de realizar formas de resumir a conteúdo ali presente (em mapas mentais, fichamentos e resenhas), estimulando o uso de diferentes técnicas de estudo.

Avaliação

O processo avaliativo considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia e nas datas destacadas no programa. Assim, baseando-se na Resolução Nº 891, de 25 de outubro de 2023 da ULBRA Palmas, tem-se:
As pontuações máximas de avaliação de Grau Um (G1) e Avaliação de Grau Dois (G2) será de 10,0 pontos, compostas por 4,0 (quatro) pontos de prova cumulativa individual obrigatória, complementada por 6,0 (seis) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizados por meio de instrumentos com aderência pedagógica.
Os instrumentos que comporão as avaliações de G1 e G2 terão a seguinte estruturação:
• Prova individual de questões mistas (objetiva e discursivas);
• Relatórios dos achados bibliográficos que embasarão o tema (para G1) e relatório final da intervenção com produto desenvolvido.
Indica-se que a Média Final (MF) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calcula-se, portanto: MP = (G1 + (2*G2)) / 3. Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos de MP.
É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0). Por tratar-se de uma disciplina de curricularização da extensão, não há prova de Exame Final.
O resultado do desempenho do aluno nas avaliações de G1 e G2 será divulgado no encontro seguinte à realização da prova, conjuntamente com a realização do feedback de aprendizagem. Caso não tenha sido registrado antecipadamente, o professor terá um prazo máximo de 48 horas após o feedback para registrar o resultado do desempenho dos alunos no diário eletrônico.
Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição.
O aluno que discordar do resultado de alguma nota, deverá protocolar um pedido de revisão no prazo de 5 (cinco) dias letivos após a divulgação realizada pelo processor. No caso de G1 e G2, deve-se anexar a avaliação original para a devida revisão.

Bibliografia

Básica

BORGES, Fábio dos Santos; SCORZA, Flávia Acedo. Terapêutica em Estética: conceitos e técnicas. São Paulo: Phorte Editora, 2016. 584 p.

BRASIL. ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação/citações em documentos/apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. Disponível em: http://www2.uesb.br/biblioteca/wp-content/uploads/2016/05/NBR-10520-CITA%C3%87%C3%95ES.pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

BRASIL. ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação/referências/elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT+NBR+6023+2018+(1).pdf/3021f721-5be8-4e6d-951b-fa354dc490ed. Acesso em: 14 fev. 2024.

FERREIRA, Joel Saraiva; SOUZA, Júlio César de; SOUZA, Geize Rocha Macedo de. O percurso da saúde pública no Brasil: do empirismo à promoção da saúde. Campo Grande: Editora Ufms, 2022. 76 p. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5106/1/O_PERCURSO_DA_SA%c3%9aDE_P%c3%9aBLICA.pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

Complementar

BRASIL. Ministérios da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprovar diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59-62. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2016.

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia Estética. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2021.

Material Digital

OLIVEIRA, Andréia Cristine Deneluz Schunk de. Biossegurança e primeiros socorros em estética. São Paulo: Difusão Editora, 2022. [livro eletrônico].

Informações da Turma
Curso
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 2N
Sala: 205