Testes de Software

2024/2 - Turma 0616

Ementa

Introdução à Testes de Software. Planejamento e execução de testes. Gerenciamento de Defeitos e Análise dos Resultados.

Competências

O aluno deverá, ao final da disciplina, estar apto a desenvolver proposta de implantação de modelos de testes para empresas e equipes de desenvolvimento de software, envolvendo diferentes tipos de testes.

Objetivos

- Apresentar para o aluno os conceitos que envolvem a área de Testes de Software.
- Preparar o auno para conhecer os tipos de testes de software e ser capaz de montar estratégias de teste para contextos distintos.
- Capacitar o aluno a compreender a relação entre tempo, custo e escopo, para que possa planejar, executar e gerenciar os testes de software de um projeto.

Programa

- Introdução à Testes de Software:
- Etapas de teste de software
      - Planejamento e Controle
      - Análise e Design
      - Implementação e Execução
      - Avaliação dos critérios de saída e relatórios
      - Atividades de fechamento de teste
- Métodos de Testes de Software
- Níveis de Testes de Software
- Cenários e Casos de Teste
-Tipos de Testes de Software
- Gerenciamento de Defeitos;
    - Estimativa
    - Estratégia de Testes
    - Pirâmide de Testes

Metodologia

O Aporte Teórico-metodológico de Competências será oferecido por meio de aulas expositivas, resolução de problemas e discussões em grupos e em classe.

o Trabalho Discente Efetivo se dará por meio de questionários e resolução de exercícios. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pelo professor, e compartilhar o conhecimento obtido.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem será progressiva de modo que a Média Parcial (MP) é o resultado do seguinte cálculo: (Avaliação de Grau 1 (G1) + (Avaliação de Grau 2 (G2) * 2)) / 3.

A composição das notas das avaliações ocorrerá da seguinte maneira:
- G1 – 10,0 pontos: atividades individuais e/ou em grupos e avaliação individual, abrangendo o conteúdo abordado até a data da avaliação;
- G2 – 10,0 pontos: atividades individuais e/ou em grupos e avaliação individual, abrangendo todo o conteúdo estudado no semestre;

O aluno que não alcançar a pontuação mínima (6,0), poderá realizar o Exame Final (EF) desde que tenha cumprido o seguinte requisito: ter no mínimo 75% de frequência.
Exame Final (EF) – 10,0 pontos: Ao realizar o Exame Final, o cálculo da Média Final (MF) passa a ser o seguinte: (MP + (EF * 2)) / 3.

** Se o(a) aluno(a) desejar melhorar sua pontuação, poderá realizar o Exame Final (EF), mesmo tendo alcançado a pontuação mínima necessária para aprovação (6,0). A avaliação será individual, seguindo a data prevista em calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

DELAMARO, Márcio Eduardo; MALDONADO, José Carlos; JINO, Mario (org.). Introdução ao teste de software. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. E-book. [Minha Biblioteca). Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595155732. Acesso em: 5 abr. 2022.

FELIX, Rafael (org.). Teste de software. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. E book. BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/150962. Acesso em: 1 abr. 2022.

GALOTTI, Giocondo Marino Antonio. Qualidade de software. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/124148. Acesso em: 30 mar. 2022.

Complementar

BORIA, Jorge Luis; RUBINSTEIN, Viviana L.; RUBINSTEIN, Andrés. A história de Tahini-Tahini: melhoria de processos de software com métodos ágeis e modelo MPS. Brasília: PBQP Software, 2013. Disponível em: https://www.softex.br/wp-content/uploads/2019/01/Livro PBQP-SW-Tahini-Tahini-PT-vFinal.pdf. Acesso em: 5 abr. 2022.

FERREIRA, Marcelo Bellon. Prototipagem e testes de usabilidade. Curitiba: Contentus, 2020. E-book. [Minha Biblioteca). Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/183505. Acesso em: 5 abr. 2022.

FOGGETTI, Cristiano (org). Gestão ágil de projetos. São Paulo: Education do Brasil, 2014. E book. [BV Pearson). Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/22131. Acesso em: 4 abr. 2022.

HIRAMA, K. Engenharia de software: qualidade e produtividade com tecnologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

KOSCIANSKI, André. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2007.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Engenharia de Software
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: Labin IV -