Topografia e Geoprocessamento

2024/2 - Turma 0211

Ementa

Definição e aplicação da topografia. Estudo de unidades de medidas topográficas. Obtenção de trabalhos georreferenciados e levantamentos planimétrico e altimétrico. Noções de taqueometria. Gerações de curvas de nível e perfis. Compreensão de conceitos básicos de cartografia e de geoprocessamento; identificação de características e estrutura de Sistemas de Informação Geográfica -SIG; estudo das principais fontes de dados geoespaciais e necessidades de estruturação; estudo de grupos de operações de análise espacial em SIG; análise de aplicações de SIG como ferramenta de integração de dados ambientais e socioeconômicos para avaliação, planejamento e gerenciamento territorial e ambiental.

Competências

Conhecer e compreender as bases teóricas e conceituais da Topografia para capacitar o discente a desenvolver habilidades de medição em campo de dados topográficos com métodos e instrumentos apropriados, bem como de compreender os fundamentos do Geoprocessamento para elaboração e interpretação de projetos na área agronômica.

Objetivos

O bacharel em Agronomia formado pela CEULP/ULBRA é um profissional com capacidade de realizar análise científica, identificar e resolver problemas e tomar decisões voltadas na área agronômica, trabalhando de forma sustentável e ética.

Programa

1- Apresentação da disciplina e apontamentos sobre o material didático e avaliação. Aula introdutória: Aplicação da Topografia e Geoprocessamento;
2- Conceitos e revisão de trigonometria;
3- Equipamentos de uso na topografia; Procedimentos para operações de equipamentos;
4- Etapas dos trabalhos de topografia;
5- Planimetria: conceitos fundamentais. Medidas de distância direta e indireta. Levantamento Planimétricos: por Irradiação, Intersecção ou coordenadas polares, Caminhamento pelos ângulos internos. Planilha de levantamento de campo. Erro angular de fechamento de poligonais. Calculo de coordenadas parciais. Tolerância de erros. Distribuição dos erros e fechamento linear. Calculo de Coordenadas. Calculo de área. Desenho topográfico.
6- Altimetria: concertos e definições. Métodos de nivelamentos. Nivelamentos geométricos. Nivelamento trigonométrico. Instrumentação e técnicas. Erros de fechamento dos levantamentos altimétricos. Interpolação dos dados altimétricos para construção de curvas de nível;
7- Introdução ao Uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG);
8- Noções básicas de cartografia;
9- Mapas em vetor e suas aplicações;
10- Mapas raster e suas aplicações;
11- Mapas temáticos e suas aplicações.

Metodologia

A metodologia de trabalho será teórico/prática e articulada a realidade, em direção a uma formação crítica e transformadora, no sentido de favorecer o desenvolvimento profissional do aluno e sua autonomia intelectual.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). O TDE será atividade discente supervisionada pelo professor, considerando a aprendizagem por competência.

Avaliação

A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo.
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. A avaliação será composta por prova objetiva e individual, realizado na data proposta pelo calendário acadêmico.
Avaliação de Grau Um (G2) relativo aos saberes elaborados no segundo bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. A avaliação será composta por prova objetiva e individual, realizado na data proposta pelo calendário acadêmico.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.


Observação: Haverá atividades valendo pontos no desenvolvimento da disciplina durante o semestre e comporão as notas avaliativas de G1 e G2. Elas serão realizadas no Trabalho Discente Efetivo (TDE) nos dias das aulas de forma individual e/ou em grupo.


A avaliação será constituída por atividades de forma individual e/ou em grupo, valendo 3,0 pontos, e prova com questões objetivas e individual valendo 7,0 pontos.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Calculada da seguinte forma:

MP=(G1+(G2×2))/3

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF).
Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois.
Calculada da seguinte forma:
MF=(MP+(EF×2))/3

Bibliografia

Básica

Básica
BOTELHO, Manoel Henrique Campos; FRANCISCHI JÚNIOR, Jarbas Prado de; PAULA, Lyrio Silva de. ABC da topografia: para tecnólogos, arquitetos e engenheiros. São Paulo: Blucher, 2018. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor /Publicacao/175005/epub/0.

FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/175005/epub/0.

TULER, Marcelo; SARAIVA, Sérgio. Fundamentos da topografia. Porto Alegre: SAGAH, 2016. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788569726586.

Complementar

BORGES, Alberto de Campos. Exercícios de topografia. 3. ed., rev. e ampl. São Paulo: Edgard Blucher, 2017. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao /176457/pdf/0.

CORREA, Priscila Marques. Topografia e geoprocessamento. Porto Alegre: SAGAH, 2017. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595022713.

CROSTA, Álvaro Penteado. Processamento digital de imagens de sensoriamento remoto. Campinas: UNICAMP. 1999.

DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de cartografia. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2008.

GOMES, Edaldo. Medindo imóveis rurais com GPS. Brasília: LK-Tel Vídeo, 2001.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 422