Forragicultura e Nutrição Animal

2024/1 - Turma 0211

Ementa

Estudo do valor nutritivo dos alimentos e dos princípios bioquímicos e fisiológicos da nutrição e alimentação animal. Determinação das exigências nutricionais e a formulação de rações para o estabelecimento de dietas adequadas aos animais domésticos. Introdução à Forragicultura e a utilização das pastagens na produção animal. Características gerais das plantas forrageiras (gramíneas e leguminosas). Formação e estabelecimento do pasto. Processos e causas de degradação, e estratégias de recuperação.

Competências

Orientar, aplicar, acompanhar e avaliar programas de nutrição e alimentação animal. Implantar e estabelecer pastagens, bem como identificar e reformar as que se encontrarem em algum grau de degradação.

Objetivos

Identificar os diferentes tipos de alimentos e composições químicas, para combinar adequadamente os alimentos de acordo com suas especificidades.
Realizar planejamento nutricional, a partir dos conhecimentos básicos e fundamentais da nutrição e alimentação animal.
Conhecer e compreender a importância sócio-econômica das pastagens no Brasil de dimensões continentais.
Conhecer a morfofisiologia e o valor nutritivo das plantas forrageiras, associando a produtividade e qualidade das mesmas à influência dos fatores de ambiente.
Reconhecer as plantas forrageiras de interesse na alimentação dos animais de produção.
Conservar forragem para o período crítico de fornecimento de alimentação para os animais.

Programa

Bases, fundamentos e objetivos da nutrição e alimentação animal.
Os alimentos, princípios nutritivos e suas funcionalidades nutricionais:
Os glicídios na nutrição animal (digestão, absorção e metabolismo);
As proteínas na nutrição animal (digestão, absorção e metabolismo);
Os lipídios na nutrição animal (digestão, absorção e metabolismo);
Classificação dos alimentos (Volumoso e concentrado)
Formulação de rações para o estabelecimento de dietas adequadas aos animais domésticos.

Introdução à Forragicultura: importância, conceitos e terminologias.
Formação de pastagens e capineiras: escolha da área e espécie forrageira, preparo do solo, semeadura e manejo de formação.
Manejo de pastagens: fatores edafoclimáticos, fatores morfofisiológicos das plantas forrageiras, mecanismo de rebrota após a desfolha, métodos de pastejo, consumo e comportamento ingestivo de animais em pastejo.
Recuperação de pastagens degradadas: causas e principais métodos para recuperação.
Produção e conservação de alimentos volumosos: técnicas de conservação de forragens - ensilagem e fenação.
Utilização de pastagens na produção animal.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, perguntas pedagógicas, simulação da atuação profissional, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias, dentre outras. Serão realizadas atividades/exercícios - Trabalho Discente Efetivo (TDE) - durante as aulas expositivas, valendo pontuação para compor as notas das avaliações.

Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a partir da interação professora-aluno; reflexão sobre os elementos que integram a inspeção e a tecnologia de carnes e pescados; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio; realização de exercícios de forma contínua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2, e as Web Aulas também contarão para a frequência, conforme indicado a seguir.
Prazo limite para responder as Web Aulas:
1ª Web Aula – 8 Horas.
2ª Web Aula – 8 Horas.
3ª Web Aula – 6 Horas.

Avaliação

A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.

As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.

O componente curricular “FORRAGICULTURA E NUTRIÇÃO ANIMAL”, correspondente à categoria “Teórico profissionalizante”. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.

Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de atividades desenvolvidas na classe e/ou no sistema ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.

Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de atividades desenvolvidas na classe e/ou no sistema ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.

A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.

Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 este deverá fazer Exame Final (EF) na totalidade de 10,0 pontos (só fará o EF aqueles que tiverem 75% de presença).

A Média Final (MF) se dará da seguinte forma: MP + (2 x EF) ÷ 3.

Caso o discente não atinja a MP 6,0 este deve ter no mínimo 75% de presença para poder realizar a EF.
Discente que tenha atingido a MP 6,0 e que tenha no mínimo 75% de presença, este poderá realizar o EF caso seja de sua vontade.

OBS.: em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.

Bibliografia

Básica

ANDRIGUETTO, J. M. et al. Nutrição animal: as bases e os fundamentos da nutrição animal - os alimentos. v. 1. 4.ed. São Paulo: Nobel, 1990.
ARAUJO, L. F.; ZANETTI, M. A. Nutrição animal. 1. ed. – Barueri [SP]: Manole, 2019. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520463499/epubcfi/6/8[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopy]!/4. Acesso 02 fev 2023.
CONGIO, G. F. DE S. et al. Forragicultura [recurso eletrônico]. Porto Alegre : SAGAH, 2019. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029279/pageid/0. Acesso 02 fev 2023.
LAZZARINI, S. Manejo de pastagens na pecuária de corte. 3 ed. Viçosa, MG : Aprenda Fácil, 2017. 161 p.
VILELA, H. Pastagem: seleção de plantas forrageiras, implantação e adubação. 2.ed. Viçosa, MG : Aprenda Fácil, 2017. 340 p.

Complementar

BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de ruminantes. 2. ed. Jaboticabal: Funep, 2011.
HILL, Richard W.; WYSE, Gordon A.; ANDERSON, Margaret. Fisiologia animal. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books /9788536326832. Acesso em: 02 fev 2023.
MELADO, J. Manejo de pastagem ecológica : um conceito para o terceiro milênio. Viçosa, MG : Aprenda Fácil, 2000. 224 p.
MORAES, Y. J. B. Forrageiras : conceitos, formação e manejo. Guaíba : Agropecuária, 1995. 215 p.
PESSOA, R. A. S. Nutrição animal: conceitos elementares. Editora Érica, 2018.
RODRIGUES, Ruben Cassel. Métodos de análises bromatológicas de alimentos: métodos físicos, químicos e bromatológicos. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. PDF. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/884390/metodos-de-analises-bromatologicas-de-alimentos-metodos-fisicos-quimicos-e-bromatologicos. Acesso em: 30 jan. 2023.

Material Digital

- Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia
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- Ciência Rural
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- Ciência Animal Brasileira
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Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 233