Toxicologia E Análises Forenses

2024/1 - Turma 1921

Ementa

Competências

- Identificar agentes tóxicos e suas propriedades;
- Relacionar possíveis agentes tóxicos com sinais e sintomas de uma intoxicação;
- Executar métodos analíticos aplicados à toxicologia, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança.

Objetivos

Objetivo Geral
Instrumentalizar o conhecimento da técnica de pesquisa de sinais e sintomas, através de uma relação terapêutica, necessária ao profissional no cuidado farmacêutico para caracterizar critérios de evolução do transtorno/doença após tratamento farmacológico ou não farmacológico, considerando também o uso de práticas integrativas e complementares em saúde

Objetivos Específicos
-Identificar a semiologia dos distúrbios que alteram a saúde;
- Reconhecer e implementar ações relativas ao cuidado farmacêutico, partindo das necessidades humanas básicas afetadas em cada indivíduo;
- Desenvolver habilidades de relacionamento profissional com o cliente/paciente e seus familiares através de um posicionamento adequado, comunicação verbal e não verbal estabelecida e do exame físico por meio da prática supervisionada.
- Registros Farmacêuticos

Programa

Aulas teóricas:
- Introdução à Toxicologia (História e Conceitos básicos);
- Transporte transmembrana e Toxicocinética;
- Toxicodinâmica;
- Toxicologia Ocupacional e dos Metais Pesados;
- Toxicologia dos Solventes, Ácidos e Bases;
- Toxicologia dos Agrotóxicos, Ambiental e Alimentar;
- Toxicologia Social e Medicamentosa;
- Abordagem ao Paciente Intoxicado Agudo.

Aulas Práticas:
Amostras Biológicas
Metodologias de amostragem toxicológica
Técnicas de Análises e separação/purificação de analitos
Análise Toxicológica dos grandes grupos
Interpretação de espectrogramas e cromatogramas em análise toxicológica
Metodologias de amostragem toxicológica

Metodologia

Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). As aulas teóricas serão expositivas e com o desenvolvimento paralelo de estratégias ativas de aprendizagem, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, grupos de aprendizagem, estudos de textos, narrativas, perguntas pedagógicas, jogos, dentre outras. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem.
A plataforma de ensino institucional (CONECTA) será utilizada como ferramenta de postagem dos materiais didáticos, de atividades individuais como resolução de exercícios, resenhas de artigos científicos e trabalhos escritos a serem entregues em formato digital..
Ao longo do semestre letivo, teremos 18 encontros presenciais e três web atividades (web 1: 8h; web 2: 8h e web 3: 6h), sendo que estas serão disponibilizadas no Conecta, conforme datas estabelecidas no calendário acadêmico.

Avaliação

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:
G1:
- Será composto por dois momentos de avaliação por meio de aplicação de avaliação de grau 1 composto por questões discursivas ou objetivas, compreendendo o conteúdo aplicado até a semana anterior a aplicação (6,0 pontos).
- Trabalhos dirigidos (ex: casos clínicos/seminários/ estudo de caso, entre outros, à critério do docente) que contabilizarão 4,0 pontos, visto que serão atividades no decorrer da matéria até o momento da avaliação de grau 1.
G2 - Avaliação do conteúdo ministrado no semestre. Será através de:
- Uma prova com questões discursivas e ou objetivas, compreendendo o conteúdo aplicado até a semana anterior a aplicação desse grau, com valor de 6.0 pontos;
- Trabalhos dirigidos (ex: casos clínicos/seminários/ estudo de caso entre outros à critério do docente) que contabilizarão 4,0 pontos, visto que serão atividades no decorrer da matéria até o momento da avaliação de grau 2.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e 75% de frequência.
Para quem não atingiu a média, mas atingiram, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.
É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0).
É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo: não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente e não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis).

Bibliografia

Básica

- OGA, S. Fundamentos de Toxicologia. 4 ed. São Paulo: Atheneu, 2014.
- SCHVARTSMAN, S. Intoxicações Agudas. 4 ed. São Paulo: SARVIER, 1991.
- MOREAU, R. L. de M. Siqueira, M. E. P. B. de Toxicologia analítica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
- HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. 8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Complementar

- GOODMAN, L. S.; GILMAN, A. As bases farmacológicas da terapêutica. 12 ed. Porto Alegre: Mc Graw-Hill, 2012.
- SCHATZBERG, F. A.; NEMEROFF, C.B. Fundamentos de psicofarmacologia clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 543 p
- LIMA, D. R. Manual de farmacologia clínica, terapêutica e toxicologia. Rio de Janeiro: Medsi, 2003. 3 v. 3.
- FILHO, D. X.S. Drogas : uma compreensão psicodinâmica das farmacodependências. São Paulo : Casa do Psicólogo, 1995. 80 p.
- SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R. Fundamentos de Química Analítica. São Paulo: Cengage Learning, 2010, 999p.

Material Digital

portal.anvisa.gov.br
www.paho.org/bra
www.who.int/eportuguese/publications/pt
https://sinitox.icict.fiocruz.br/

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 8
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 336