Toxicologia Veterinária
2024/2 - Turma 1409
Ementa
Estudo dos acidentes tóxicos em animais domésticos envolvendo mecanismos de ação, via de exposição e manifestações clínicas das substâncias tóxicas capazes de causar agravos à saúde animal. São abordados também o tratamento, o uso de antídotos, os primeiros socorros e a prevenção destes acidentes. Estudo da identificação, da classificação e do diagnóstico das principais famílias de ofídios, aracnídeos e de outros animais venenosos de interesse na Medicina Veterinária envolvendo a toxicidade, os sinais clínicos e o tratamento de acidentes com esses animais. São estudados os sinais clínicos e o tratamento dos acidentes causados por plantas tóxicas de interesse nos animais de produção e nos animais de companhia.
Competências
Ensinar os conceitos gerais e a terminologia sobre toxicologia. Estudar a absorção, distribuição e excreção de substâncias tóxicas e, os fatores capazes de influenciar na toxicidade. Fornecer embasamento teórico para o estabelecimento de um diagnóstico toxicológico correto e para o tratamento das intoxicações.
Estudar as principais classes de substâncias tóxicas de interesse veterinário, abordando os principais sistemas orgânicos atingidos por classe de substância.
Objetivos
O discente será capaz de reconhecer, diagnosticar, identificar as principais causas de intoxicação que os animais podem ser acometidos, além de aplicar métodos preventivos e tratamentos em cada situação-caso.
Programa
• Introdução a toxicologia veterinária, sua importância e a histórica das intoxicações;
• Toxicologia ambiental, Toxicologia Clínica, Toxicologia forense, Toxicologia ocupacional, Toxicologia Bioquímica e molecular e Toxicologia regulatória;
• Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conceitos importantes em Toxicologia,
• Dados epidemiológicos;
• Transporte dos agentes tóxicos pelas membranas, transporte ativo e passivo;
• Toxicocinética e Toxicodinâmica;
• Abordagem terapêutica das intoxicações;
• Diagnóstico, manejo e primeiros socorros; conduta de urgências nas intoxicações.
• Toxicologia dos Praguicidas, Herbicida e Inseticista;
• Bactérias que produzem toxinas (botulismo, tétano);
• Ácaros;
• Toxicologia dos Rodenticidas, controle populacional dos roedores, Legislação brasileira sobre raticidas;
• Toxicologia dos domissanitários;
• Plantas tóxicas classificadas segundo o seu quadro clínico;
• Plantas que causam morte súbita;
• Plantas com ação anti-hematopoiética;
• Plantas hepatotóxicas;
• Plantas fotossensibilizantes;
• Plantas Cianogênicas;
• Plantas Nefrotóxicas;
• Plantas Miotóxicas;
• Plantas Carcinogênicas;
• Intoxicação pelo gossipol;
• Plantas toxicas de jardim;
• Micotoxicoses / Micotoxinas;
• Intoxicações por venenos de origem animal – zootoxinas;
• Intoxicações nutricionais em pequenos animais;
• Intoxicação por metais pesados;
Metodologia
Serão ministradas aulas expositivas (uso de data show, pincel anatômicos, quadro), situação problema, casos clínicos, onde serão em média 40 % das atividades.
Haverá participação expressiva de todo os alunos, com exercícios de fixação. Serão realizados estudos dirigidos e realização de herbário de plantas toxicas. Também serão realizadas atividades práticas no laboratório com simulações de emergências utilizadas nos tratamentos das intoxicações (intubação orotraqueal e lavagem gástrica, em cadáveres), afim de consolidar o aprendizado.
Será realizada uma feira para apresentação das plantas toxicas e animais peçonhentos, onde a pratica tem um tempo de 60 %
A disciplina Toxicologia Veterinária faz parte do Programa de Extensão Interdisciplinares do ULBRA Palmas (PEI). As estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, infográfico/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, perguntas pedagógicas, simulação da atuação profissional. A presente disciplina faz parte do Programa de Extensão Interdisciplinar, predominantemente pratica, o qual está constituído por mais duas disciplinas (defesa sanitária animal e saúde pública e parasitologia) estruturadas em semestres distintos e que permitem a identificação de problemáticas em contextos reais à identificação de soluções, através de um processo de pesquisa-ação. A proposta pedagógica visa o desenvolvimento de ações investigativas com uso de tecnologias educacionais para a pesquisa e obtenção de dados, identificação de pontos críticos, proposições de soluções estratégicas para atender as demandas identificadas sobre as principais agentes tóxicos que atuam em nossa sociedade, ampliando os conhecimentos específicos da área. Segue estruturada em três blocos interdependentes, como segue:
Bloco de desenvolvimento 01: entre o 1º e o 6º encontro será realizado o embasamento teórico-conceitual das principais agentes tóxicos que podem influenciar na sociedade e agronegócio com embasamento teórico na forma de aulas expositiva e dialogada.
Bloco de desenvolvimento 02: entre o 8º e o 11º encontro, em grupos multifuncionais, os alunos irão estruturar um formulário para entrevistas semiestruturadas para a realização de um pré-projeto (diagnóstico técnico) que será aplicado na forma de pesquisas de campo com sociedade rurais e urbana, escolhida com potencial elevado de possível presença de agentes tóxicos e os seus pontos críticos. O resultado do pré-projeto será apresentado na forma de seminários integradores.
Bloco de sistematização: entre o 12º e o 16º encontro, os mesmos grupos multifuncionais irão dar continuidade nas atividades e realizar infográfico para redes sociais e sociedade visitada. Este informativo visa estratégicas para auxiliar na solução das demandas levantadas no pré-projeto e contribuir para evitar os perigos dos agentes tóxicos na nossa sociedade. Os resultados serão disponibilizados na nossa feira de toxicologia e palestras em escolas e em infográficos por redes sociais com as propostas de apresentar nossos resultados.
As aulas praticas vão seguir a seguinte metodologia:
Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico metodológico com de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efe1vo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a para da interação
professora-aluno; reflexões sobre os elementos que integram a defesa sanitária animal
e a saúde pública; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio;
realização de exercícios de forma continua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online
serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como
textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da
Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2.
Avaliação
A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular “Toxicologia”, correspondente à categoria PEI Programa de Extensão Interdisciplinares do ULBRA Palmas. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.
Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 4,0 de avaliação teórica; e de 6,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 4,0 pontos de avaliação teórica; e de 6,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.
Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 deve ter no mínimo 75% de presença
OBS.: As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Poderá realizara prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido em até 48 h, após a aplicação da avaliação.
Em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.
Bibliografia
Básica
CARDOSO, J. L. C.; FRANÇA, F. O. S.; WEN, F. H.; MÁLAQUE, C. M. S.; HADDAD JR., V. Animais peçonhentos no Brasil: biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. 2. ed. São Paulo: Savier, 2009.540 p
DARCY, R.L. Manual de farmacologia clínica e terapêutica e toxicologia. Vol. 3. Medsi. 2003.
NOGUEIRA, R.B. FRANCO, S. Manual de Toxicologia Veterinária. 10. ed. Roca, 2017.
Complementar
OGA, S.; CAMARGO, M. M.; BATISTUZZO, J.A. Fundamentos de Toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2014. 615 p.
FEITOSA, F. L. F. Semiologia veterinária: a arte do diagnóstico. 3. ed. São Paulo: Roca, 2016.
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Material Digital
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disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023
Toxicologia forense / Daniel Junqueira Dorta... [et al.]. --São Paulo: Blucher, 2018.
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disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023
Farmacologia veterinária / editores Luiz Claudio Di Stasi, Ciro Moraes Barros. – Barueri, SP: Manole, 2012.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520449981/pageid/4
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023
Manual Merck de veterinária / [editor Cynthia M. Khan; editor associado Scott line]; [tradução José Jurandir … [et al.]. - 10. ed. - São Paulo : Roca, 2013.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/978-85-412-0437-8/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopy]!/4/4/54/1:66[nic%2Ca%20v]
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023