Sistemas Estruturais III

2024/1 - Turma 1019

Ementa

Sondagens de reconhecimento do subsolo. Avaliação das cargas e esforços, dimensionamento e detalhes de elementos de fundações em Concreto Armado. Concepção de estruturas de Madeira e Aço. Ações. Esforços. Pré-dimensionamento de estruturas de Madeira e de Aço.

Competências

Busca-se conceber, analisar, dimensionar e detalhar os componentes estruturais: fundações, estruturas em aço e estruturas em madeira.

I- Compreender os princípios das fundações, sua classificação e critérios para escolha adequada, bem como interpretar os resultados de sondagens do subsolo.
II_ Realizar o dimensionamento e detalhamento de elementos de fundações em concreto armado, como sapatas e estacas, considerando cargas atuantes e critérios de segurança.
III_ Conceber e pré-dimensionar estruturas metálicas, aplicando conhecimentos das propriedades do material e critérios práticos para o lançamento de estruturas desse tipo.
Conceber e pré-dimensionar estruturas de madeira, considerando suas propriedades e os princípios de ações e esforços envolvidos.

Objetivos

Objetivo Geral:
Capacitar os alunos a projetar e dimensionar fundações em concreto armado, bem como a conceber e pré-dimensionar estruturas de madeira e aço, compreendendo os princípios teóricos e práticos envolvidos.

Objetivos Específicos:

Compreender os conceitos fundamentais de fundações, incluindo sua classificação, investigação do subsolo e critérios para escolha adequada.
Interpretar os resultados de sondagens de reconhecimento do subsolo e utilizá-los para o dimensionamento de fundações.
Dimensionar e detalhar elementos de fundações em concreto armado, como sapatas e estacas, considerando as cargas atuantes e os critérios de segurança.
Conceber e pré-dimensionar estruturas metálicas, compreendendo suas propriedades e aplicando critérios práticos para o lançamento de estruturas desse tipo.
Conceber e pré-dimensionar estruturas de madeira, considerando suas propriedades e aplicando os conhecimentos teóricos de ações e esforços.

Programa

1- Definição e função das fundações/ Classificação (Rasas e profundas) / Tipo de fundações
2- Investigação do subsolo- sondagens
3- Critérios para escolha de fundações
4- Dimensionamento e detalhamento de sapatas com cargas centradas com auxílio de softwares
5- Dimensionamento geométrico e detalhamento de blocos de coroamento
6- Dimensionamento e detalhamento de estacas com auxílio de softwares
7- Noções básicas de estruturas. Esforços estruturais: Tração, compressão, flexão, cisalhamento e torção. Deformações, vibrações e flambagem
8- Estrutura metálica e suas propriedades/ Concepção de estruturas metálicas e pré-dimensionamento
9- Critérios práticos para lançamento de estruturas metálicas
10- Estrutura de madeira e suas propriedades
11- Concepção de estruturas de madeira e pré-dimensionamento

Metodologia

As aulas serão ministradas de forma expositiva, proporcionando uma base sólida de conhecimento teórico. Além disso, serão apresentados estudos de casos reais para demonstrar a aplicação prática dos conceitos discutidos. Para consolidar os conhecimentos teóricos, os alunos realizarão exercícios práticos . Serão adotadas metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos se preparam previamente com material teórico, e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), na qual resolvem problemas práticos em grupos, aplicando os conhecimentos teóricos na prática.

Avaliação

G1: Prova teórica valendo 6 pontos e trabalhos distribuídos ao longo do 1° bimestre valendo 4 pontos;
G2: Prova teórica valendo 6 pontos e trabalhos distribuídos ao longo do 2° bimestre valendo 4 pontos;
A Média Parcial (MP) do semestre nessas disciplinas regulares resulta da média ponderada entre as avaliações G1, com peso um, e G2 com peso dois. Calculada da seguinte forma.
MP=G1 + (G2x2) / 3
A aprovação do aluno ocorrerá mediante frequência mínima de 75% e Média Parcial (MP) mínima de 6 pontos.

O aluno, com no mínimo 75% de frequência, que não atingir a Media Parcial (MP) igual ou superior a 6,0 (seis) ou que deseje aumentar a sua média tem direito de realizar a prova de Exame final (EF). Para o aluno que fizer a prova de Exame Final (EF), a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um,
e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)/ 3.

A aprovação do aluno ocorrerá mediante Média Parcial (MS) mínima de 6 pontos.

Bibliografia

Básica

ABNT NBR 7190 – Projeto de estruturas de madeira, 1997.
ABNT NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, 2008.
PFEIL, W.; PFEIL, M. Estruturas de aço: dimensionamento prático. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 336 p., il.
REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo : Zigurate, 2001. 271 p., il

Complementar

ALONSO, Urbano Rodrigue. Dimensionamento de fundações profundas. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2019. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 17 fev. 2024.
BOTELHO, Manoel Henrique Campos; CARVALHO, Luis Fernando Meirelles. 4 edíficios x 5 locais de implantação = 20 soluções de fundações. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2015. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 17 fev. 2024.
PINHEIRO, A. C. da F. B. Estruturas metálicas. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2005. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 18 fev. 2024
VELLOSO, Dirceu de Alencar; LOPES, Francisco de Rezende. Fundações: critérios de projeto, investigação do subsolo, fundações superficiais, fundações profundas. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 17 fev. 2024
XEREZ NETO, Jary de; CUNHA, Alex Sander da. Estruturas metálicas: manual prático para projetos, dimensionamento e laudos técnicos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2020. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 18 fev. 2024.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Arquitetura e Urbanismo
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 7M
Sala: 802