Trabalho de Conclusão de Curso I

2024/2 - Turma 1916

Ementa

Desenvolvimento de projetos na área de ciências biomédicas

Competências

Elaborar e apresentar um projeto de pesquisa relacionado ao Trabalho de Conclusão de Curso utilizando adequadamente as normas da ABNT.

Objetivos

- Entender as etapas de elaboração de um projeto científico;
- Descrever os objetivos, problema e hipóteses
- Elaborar introdução
- Elaborar metodologia
- Elaborar referencial teórico
- Elaborar cronograma e orçamento
- Elaborar lista de referências bibliográficas

Programa

- Busca por artigos científicos de qualidade e relevância científica | palavras-chave | Referências Bibliográficas
- Delimitação do tema de pesquisa. Delimitação de problema e hipóteses
- Objetivo geral e específicos
- Escrita persuasiva
- Como estruturar a redação da introdução
- Tipos de trabalhos e delineamentos experimentais
- Principais modelos estatísticos aplicados a trabalhos acadêmicos
- Estruturação do referencial teórico
- Estruturação do referencial teórico
- Cronograma, orçamento e formatação ABNT
-  Normas da ABNT

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem signicativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignicado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignicações e reconstruções com vistas a sua
aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
As aulas serão ministradas de forma que a elaboração do projeto ocorra dentro e fora da sala de aula.

Avaliação

As avaliações seguirão o calendário acadêmico preestabelecido na instituição.
G1 - 0-10 pontos Nela o professor avaliará problema, hipóteses e objetivos, geral e específicos, justificativa e introdução
G2 Será composta por dois momentos, totalizando 10 pontos:
Trabalho escrito - 0-4 pontos Nela o professor e um professor da banca examinadora avaliarão a totalidade do trabalho.
Apresentação - 0 - 6 pontos - Nela o professor e um professor da banca examinadora avaliarão a defesa.

Para o acadêmico obter aprovação a nota mínima exigida é 6 pontos.
Nesta disciplina não há Avaliação Final.

Bibliografia

Básica

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J D. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Grupo A, 2021. E-book. ISBN 9786581334192. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786581334192/
FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Grupo A, 2012. E-book. ISBN 9788565848138. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565848138/
GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559771653. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771653/

Complementar

AZEVEDO, Celicina B. Metodologia científica ao alcance de todos 4a ed.. Barueri-SP: Editora Manole, 2018. E-book. ISBN 9786555762174. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555762174/
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN 9788597008821. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597008821/
NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Elaboração de projetos de pesquisa: Monografia, dissertação, tese e estudo de caso, com base em metodologia científica. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. E-book. ISBN 9788522126293. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522126293/.
SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, María del Pilar B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Grupo A, 2013. E-book. ISBN 9788565848367. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565848367/
SORDI, José Osvaldo de. Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa, 1ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2017. E-book. ISBN 9788547214975. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547214975/.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 9
Carga Horária: 76h
Horário: 5T
Sala: 306