UX Design

2024/2 - Turma 0612

Ementa

Introdução ao UX Design; Pesquisa de Usuários; Arquitetura da Informação; Design de Interfaces; Prototipagem e Testes; Design Centrado no Usuário; UX Writing; Design para diferentes plataformas.

Competências

* Identificar características de pessoas e organizações que impactam na modelagem de processos
* Identificar características de processos e mapeá-los para uma visão da experiência do usuário
* Compreender os princípios do Design Centrado no Usuário e aplicá-los na criação da experiência do usuário
* Reconhecer a importância da empatia no processo de design da experiência do usuário

Objetivos

OBJETIVO GERAL
* Adquirir habilidades para o desenvolvimento de produtos digitais de forma centrada no usuário utilizando as melhores práticas de engenharia de software voltadas para o projeto da experiência do usuário

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Utilizar métodos e entregáveis relacionados ao Design Centrado no Usuário para criar experiências do usuário significantes
* Utilizar ferramentas de software voltadas para o Design Centrado no Usuário
* Utilizar princípios do Design Centrado no Usuário no design de interfaces
* Aplicar metodologias e abordagens de testes para obter feedback dos usuários

Programa

* Definições, métodos e entregáveis de UX
* Design Centrado no Usuário
* Arquitetura de Informação
* Desenho de interfaces
* Usabilidade
* Biblioteca de padrões
* Testes com usuários e feedback

Metodologia

* Aulas expositivas apresentando o assunto de forma lógica e estruturada através de exemplos práticos, com foco no incentivo da participação do aluno por meio de discussões, comentários e verificações em experimentos práticos;
* São apresentados problemas, estimulando o acadêmico a buscar soluções satisfatórias, comparando com a realidade os conhecimentos teóricos adquiridos;
* Para fixar os conteúdos são apresentados trabalhos individuais, como lista de exercícios, ao final das aulas expositivas, e para a troca de conhecimentos e experiências entre os acadêmicos serão realizados trabalhos relacionando os assuntos discutidos nas aulas com questões práticas.

Web Aula: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.

Avaliação

O aluno será avaliado ao longo do semestre letivo em duas avaliações de grau, a saber:

* Grau Um (G1, com peso 1), composta por:
- Trabalhos: 4,0
- Prova individual, com conteúdo do primeiro bimestre letivo: 6,0

* Grau Dois (G2, com peso 2), composta por:
- Trabalhos: 4,0
- Prova individual, com conteúdo do segundo bimestre letivo: 6,0

A Média Parcial (MP) será a média ponderada entre G1 e G2: MP = (G1 + 2 x G2) / 3.

Será aprovado o aluno que alcançar a MP igual ou superior a 6,0 (seis).

O aluno, com ou sem aprovação, que desejar aumentar a sua MP e atingir frequência mínima de 75%, terá direito de realizar a prova de Exame Final (EF).

Para o aluno que fizer a prova de EF, a Média Final (MF) será a média ponderada entre MP (peso um) e EF (peso dois). Logo: MF = (MP + EF x 2) / 3.

Para os alunos que não realizarem a prova de EF a MF será igual a MP.

Será aprovado o aluno que alcançar a MF igual ou superior a 6,0 (seis) e atingir, no mínimo, 75% de frequência.

Bibliografia

Básica

BARRETO, Jeanine dos S.; JR., Paulo A P.; BARBOZA, Fabrício F M.; et al. Interface humano-computador. Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595027374. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027374/. 

CARMARGO, Liriane Soares de Araujo de; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borseti G. Arquitetura da Informação: Uma Abordagem Prática. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2011. E-book. ISBN 978-85-216-2094-5. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2094-5/.

STATI, Cesar Ricardo; SARMENTO, Camila Freitas. Experiência do Usuário (UX). Curitiba: Intersaberes, 2021. [Biblioteca Virtual Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/187441/pdf

Complementar

BROWN, Tim. Design Thinking. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2020. E-book. ISBN 9788550814377. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788550814377/.

HSUAN-AN, Tai. Design: Conceitos e Métodos. São Paulo: Editora Blucher, 2017. E-book. ISBN 9788521210115. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521210115/.

PRESSMAN, Roger S.; MAXIM, Bruce R. Engenharia de software. Porto Alegre: Grupo A, 2021. E-book. ISBN 9786558040118. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786558040118/. 

SOBRAL, Wilma S. Design de Interfaces: Introdução. São Paulo: Editora Saraiva, 2019. E-book. ISBN 9788536532073. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536532073/. 

TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na Prática. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2020. E-book. ISBN 9786555201574. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555201574/.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Engenharia de Software
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: Labin VI -