Vigilância, Saúde e Gestão do Meio Ambiente
2024/2 - Turma 1401
Ementa
Estudo dos conceitos básicos de ecologia e ecossistemas e estabelecendo a influência de outros organismos, constituintes da mesma comunidade, sobre as populações. Avaliação da interferência da qualidade do ar, do clima, da água e do solo sobre o organismo animal e sua importância para a agropecuária. Abordagem dos problemas da poluição e noções básicas de tratamentos de resíduos e efluentes relacionados com as atividades agropecuárias.
Competências
● Compreender e elaborar argumentos críticos e lógicos;
● Desenvolver habilidades que assegure a realização de vistorias, avaliações e pareceres técnicos na saúde ambiental das propriedades agrícolas;
● Ser protagonista e multiplicador de mobilização social e ambiental;
● Vincular o desenvolvimento econômico com práticas sustentáveis;
● Ter ciência que os recursos naturais são finitos.
Objetivos
GERAL: Proporcionar conhecimentos sobre os problemas sanitários que envolvem a produção, distribuição e comercialização de alimentos e suas relações com questões de saúde coletiva e meio ambiente.
ESPECÍFICO(S):
● Reconhecer as inter-relações do saneamento do meio ambiente com o exercício da profissão;
● Conhecer a aplicação das legislações sanitárias e ambienteis no contexto da produção agrícola e pecuária;
● Identificar os impactos ambientais e sanitários gerados na produção dos alimentos;
● Conhecer metodologias para elucidação, resolução e prevenção da saúde do meio ambiente;
● Ver na extensão rural a integração da técnica na/com a comunidade para o desenvolvimento sustentável.
Programa
• Vigilância sanitária e meio ambiente: histórico e evolução;
• Conceitos relativos à saúde pública e ao meio ambiente;
• Legislação sanitária e ambiental e suas aplicações na agropecuária;
• Vigilância sanitária e ambiental e sua importância para a saúde pública
• Epidemiologia ambiental;
• Indicadores de saúde e ambiente;
• Introdução e histórico da Extensão Rural no Brasil;
• O papel do extensionista rural no contexto da vigilância sanitária e ambiental;
• Impacto do agronegócio na saúde e no meio ambiente;
• A saúde ambiental das principais cadeias produtivas no âmbito regional;
• Etnoveterinária;
• Desenvolvimento de ações vigilância para mitigar a saúde ambiental;
• Vigilância de contaminantes químicos ambientais;
• Sistema de abastecimento e tratamento de água;
• Disposição e tratamento de dejetos;
• Manejo de resíduos sólidos;
• Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima - IPCC
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS;
• Conceitos, ferramentas e vivências de metodologias participativas no meio rural;
• Aplicação de metodologias participativas no meio rural;
• Desenvolvimento do projeto “Diagnóstico da saúde e gestão ambiental por campo de desenvolvimento” e “Produção e doação de mudas de espécies nativas e medicinais”
Metodologia
A metodologia da disciplina será teórico-prática e articulada à realidade, em direção a uma formação crítica e transformadora, no sentido de favorecer o desenvolvimento profissional do discente e sua autonomia intelectual.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). O TDE será atividade discente supervisionada pelo professor, considerando a aprendizagem por competência.
Serão formados grupos de estudantes para realização dos trabalhos/atividades, os quais permanecerão durante o semestre.
Na produção textual dos trabalhos em grupo e na apresentação oral todos receberão notas iguais.
As atividades práticas serão realizadas no Terraquarium.
Observação: Haverá atividades valendo pontos no desenvolvimento da disciplina durante o semestre e comporão as notas avaliativas de G1 e G2. Elas serão realizadas no Trabalho Discente Efetivo (TDE) nos dias das aulas de forma individual e/ou em grupo.
A disciplina Vigilância, Saúde e Gestão do Meio Ambiente está articulada com as disciplinas Estudo das Cadeias Produtivas do Agronegócio e Gestão e Planejamento de Ambientes de Produção. As disciplinas fazem parte do Programa de Extensão elaborado pelos cursos Agronomia e Medicina Veterinária, com o nome “Gestão do Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental”.
Avaliação
A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo.
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. A avaliação será composta pelo “Seminário: Arboviroses e Mudanças Climáticas” realizado em grupo e valendo 6,0 pontos, no dia 17/09/2024 e prova objetiva e individual valendo 4,0 pontos, no dia 24/09/2024.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina. A avaliação será composta pelo trabalho “Diagnóstico da saúde e gestão ambiental por campo de desenvolvimento”. Será apresentada a estrutura mínima para o desenvolvimento do relatório. A atividade será desenvolvida em grupo, o qual fará o levantamento através da aplicação de questionário em uma propriedade/comunidade rural a ser identificada, a qual equivalerá 6,0 pontos. A entrega do relatório será no dia 12/11/2024. A prova objetiva e individual valendo 4,0 pontos será no dia 19/11/2024.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.
Calculada da seguinte forma:
MP=(G1+(G2×2))/3
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e que tiverem, no mínimo, 75% de frequência na disciplina.
Disciplinas de curricularização da extensão não possuem Exame Final – EF.
As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido em até 04 (quatro) dias úteis, após a aplicação da avaliação.
Bibliografia
Básica
ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/26886/pdf/0. Acesso em: 18 fev. 2021.
CEZAR, Raul Matias. Extensão rural: conceitos e expressão social. Curitiba: Contentus, 2020. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/186030/pdf/0. Acesso em: 19 fev. 2021.
PANINI, Solange. Vigilância em Saúde Ambiental: Uma nova área da ecologia - 2ª Edição. São Paulo: Atheneu, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/174152/pdf/0. Acesso em: 19 fev. 2021.
Complementar
BARBIERE, José Carlos. Desenvolvimento sustentável: das origens à agenda 2030. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/186804/epub/0. Acesso em: 18 fev. 2021.
CURI, Denise – Organizadora. Gestão Ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3018/pdf/0. Acesso em: 19 fev. 2021.
GODEFROID, Rodrigo Santiago. Ecologia de sistemas. Curitiba: Intersaberes, 2016. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/41659/pdf/0. Acesso em: 19 fev. 2021.
PELANDA, André Maciel; BERTE, Rodrigo. Vigilância ambiental. Curitiba: Contentus, 2020. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/184107/pdf/0. Acesso em: 19 fev. 2021.
SPINELLI, Silvia Moro Conque. Agroecologia e sustentabilidade. Curitiba: Contentus, 2020. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/185253/pdf/0. Acesso em: 19 fev. 2021.