SEMANA DE ENGENHARIA

MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE

DO CEULP/ULBRA

logo

DIAS 21, 22, 23 E 24 DE MAIO

Tocantins

Geologia

O arcabouço geológico do Tocantins é formado por rochas Arqueanas e do Proterozóico Inferior, incluindo greenstone belts; Faixas de Dobramento do Proterozóico Médio e Superior; Bacias Sedimentares Paleozóicas e Mesozóicas e Coberturas Sedimentares Cenozóicas.

Recusos Minerais

Está diversidade geológica reflete-se amplamente no desenho metalogenético do Estado, marcado pela presença de ouro, ferro, manganês, rochas ornamentais, cristal de rocha, pedras preciosas, fosfato, gipsita, zirconita, feldspato, caulim, berilo, quartzo, níquel, cobre, chumbo zinco, cromo, ilmenita e de outros bens minerais. O Tocantins figura entre os dez Estados Brasileiros com maior número de requerimentos de áreas para pesquisa mineral.

Infra-Estrutura

O Tocantins possui uma excelente infra-estrutura, com superávit de energia, aeroportos, rodovias novas, ferrovias e hidrovia planejadas. E com o término da Ferrovia Norte-Sul, o Estado terá uma ligação direta com os portos de Itaqui (Maranhão) e Belém (Pará), que são cerca de 6.000 km mais próximos de Roterdam do que o porto de Santos, em São Paulo. E essas são algumas das vantagens competitivas do Estado.

Aerogeofísica

Mais de 80% do território estadual está recoberto por aerogeofísica (magnetometria e gameespectrometria realizada pela Agência Nacional do Petróleo – ANP e pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, cujos dados podem ser trabalhados em resolução escalar compatível com as demandas da pesquisa mineral.

 

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

CAEMIM CEULP/ULBRA Fábrica de Software Assessoria de Comunicação do CEULP/ULBRA