Autor(es): DANIELLE JAQUELINE DA SILVA
Palavras-chave: EDUCAÇÃO, INFANTIL, CONHECIMENTO, ENFERMAGEM, SOCORROS
Defendido/Publicado em: 2019-06-10
Orientador(a): Simone Sampaio da Costa
Curso: Enfermagem
Definem-se como primeiros socorros as condutas iniciais que objetivam ajudar pessoas que estejam em sofrimento ou risco de morte e que qualquer pessoa, mesmo que não seja profissional de saúde, pode realizar. O presente estudo discutiu o conhecimento dos profissionais na Educação Infantil sobre primeiros socorros. O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento dos primeiros socorros dos docentes que atuam na área da educação infantil. Os objetivos específicos foram identificar os principais acidentes que ocorrem no âmbito escolar e descrever as condutas realizadas pelos educadores no momento da ocorrência. Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e abordagem descritiva e quantitativa. Foram pesquisados 21 artigos que se fizeram relevantes, e verificou-se que a falta de treinamento e de conhecimentos sobre a temática por parte dos educadores pode ocasionar sérios problemas, desde uma manipulação incorreta da vítima ao acionamento desnecessário das equipes de emergência ou até mesmo a morte, assim, face ao exposto, torna-se necessário à atualização dos profissionais da educação infantil, pelo menos uma vez ao ano, visto que agora é obrigatório por lei, pois assim como as práticas de primeiros socorros estão a todo momento se renovando, os profissionais deverão fazer o mesmo, dessa forma, terão eficácia nos cuidados com as crianças e saberão como agir de forma correta ao se deparar com situações de emergência.
CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: revisão de literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1035>. Acesso em: 13 nov. 2024