Autor(es): Sâmella Dias Almeida
Palavras-chave: Atuação. Enfermeiro. Acidente Vascular Encefálico
Defendido/Publicado em: 2019-06-10
Orientador(a): Simone Sampaio da Costa
Curso: Enfermagem
ALMEIDA, Sâmella Dias. Atuação do enfermeiro no acidente vascular encefálico. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Enfermagem, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2019.
O Acidente Vascular Encefálico é definido como um déficit definitivo ou temporário, decorre de uma restrição sanguínea ou ruptura de algum vaso sanguíneo, o enfermeiro é o profissional mais habilitado nos primeiros minutos de atendimento por estar atento sempre ao início dos sintomas, até que o diagnóstico seja estabelecido, ele é decisivo na tomada de decisões e nas situações de urgência/emergência. Neste contexto, o presente estudo discute a atuação do enfermeiro no acidente vascular encefálico, tendo como objetivo geral buscar na literatura a importância do enfermeiro na assistência ao paciente vítima de acidente vascular encefálico na fase aguda. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de natureza descritiva, quantitativa, na qual, o referencial teórico é composto por 30 artigos e os resultados e discussão por 20 artigos relacionados ao tema; com publicações entre os anos de 2009 a 2019; Procedência nacional; Idioma em português. Foram excluídos os materiais bibliográficos repetidos que já tenham sido citados em outra base de dados; e Materiais sem data de publicação de um estudo de caráter exploratório e descritivo. Através do levantamento de materiais nas bases de dados: LILACS, SCIELO e PUBMED. Nos resultados e discussão os artigos foram apresentados em quadros contendo nome dos autores, título do artigo, ano de publicação, resultados encontrados. De acordo com os artigos pesquisados, conclui-se que o enfermeiro tem uma atuação essencial na educação e no emocional dos pacientes, sempre os conduzindo e explicando sobre a doença e as possíveis complicações, tirando dúvidas e prestando assistência individualizada, para assim, minimizar as possíveis sequelas e aumentar a qualidade de vida.
Sâmella Dias Almeida ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: Revisão de literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1040>. Acesso em: 23 dez. 2024