Autor(es): ADRIELLE MARTINS BEZERRA
Palavras-chave: Infância, Avaliação Psicológica, Violência Sexual
Defendido/Publicado em: 2017-06-21
Orientador(a): Hudson Eygo Soares Mota
Curso: Psicologia
O objetivo geral deste estudo foi realizar uma pesquisa bibliográfica documental na Plataforma dos Periódicos da CAPES sobre a avaliação psicológica de crianças em situação de violência sexual, buscando alcançar a compreensão panorâmica do que tem sido publicado sobre a prática da psicologia nestas demandas. Observou-se que o número de publicações cresce, paulatinamente, no Brasil. Nessa direção, o presente estudo realizou um levantamento bibliográfico sobre as legislações da psicologia que orientam a realização de avaliação psicológica em casos de violência sexual infantil. Durante a coleta de dados foi possível selecionar 65 (sessenta e cinco) trabalhos entre artigos e livros no período de 2006 e 2016, das quais 15 (quinze) atendiam os critérios para inclusão na pesquisa. Destes, 08 (oito) estudos abordavam a avaliação psicológica em diversos contextos de atuação do profissional psicólogo, tendo como público-alvo mulheres e idosos; 07 (sete) trabalhos apresentaram técnicas e instrumentos psicológicos da avaliação psicológica a crianças em situação de violência sexual. Destaca-se na pesquisa que, dentre os métodos mais utilizados nesse tipo de avaliação psicológica, era comum a realização de entrevistas semiestruturada; questionários; fichas de encaminhamento; prontuários e os testes psicológicos. Elucidou-se também a prática do psicólogo, realizando esse tipo de avaliação em diferentes contextos: hospitais, escolas, Conselho Tutelar e CREAS.
BEZERRA, A. M. PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ATENDIMENTO À CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1118>. Acesso em: 22 nov. 2024