Autor(es): ERICA ARAUJO GOMES
Palavras-chave: TDAH, Avaliação neuropsicológica, Serviço de Psicologia
Defendido/Publicado em: 2017-06-27
Orientador(a): Mayra Danielle Dias Tavares
Curso: Psicologia
Este trabalho refere-se a um Estudo de Caso Coletivo envolvendo a análise documental dos laudos neuropsicológicos de 4 (quatro) crianças com hipótese diagnóstica de TDAH. Objetiva analisar como as principais práticas em Avaliações Neuropsicológicas para o psicodiagnóstico de TDAH se aplicam aos casos atendidos no SEPSI, no período de 2015 e 2016. Para tanto, utilizou-se de pesquisa de campo com análise qualitativa dos dados e como instrumento de pesquisa foram utilizados os laudos neuropsicológicos. A seleção dos dados ocorreu no mês de abril e maio de 2017 e os resultados estão organizados em tabelas de modo a facilitar a compreensão das informações. A partir deste delineamento, foi possível observar que as avaliações neuropsicológicas foram abrangentes em termos técnicos, instrumentais e multidisciplinares para os participantes da pesquisa, dessa forma, apresentou-se como um potencial processo psicodiagnóstico para casos de TDAH. Por outro lado, devido à complexidade que envolve o transtorno e seu tratamento, percebeu-se a necessidade de difundir o conhecimento acerca desse quadro clínico, nesse ínterim, sugeriu-se possibilidades de intervenções e de estudos futuros na área de confluência entre TDAH e Avaliação Neuropsicológica.
GOMES, E. A. TDAH: um estudo de caso coletivo de crianças atendidas no Serviço de Psicologia (SEPSI) em Palmas/TO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1122>. Acesso em: 22 nov. 2024