Autor(es): IRANNY SOUSA MARINHO COSTA
Palavras-chave: Neurônios-espelho, Autismo, Aprendizagem
Defendido/Publicado em: 2017-06-12
Orientador(a): Nara Wanda Zamora Hernandez
Curso: Psicologia
O presente trabalho aborda a função dos Neurônios-espelho e sua relação com o
deficit de aprendizagem evidenciados em crianças com quadro clínico de Transtorno
Espectro Autista (TEA). O autismo tem como característica principal o
comprometimento de algumas áreas do desenvolvimento do indivíduo acometido
pelo transtorno, sem que haja uma comprovação científica aceita para sua etiologia,
sendo a mais debatida e acolhida, a que relaciona o TEA com alguma atividade
neurológica deficitária. Os Neurônios-espelho foram identificados pelo neurocientista
italiano Giacomo Rizzollati no ano de 1995 em pesquisa desenvolvida na
Universidade de Parma na Itália, sendo considerada uma das principais descobertas
recentes no campo da neurociência por abrir caminho para outros achados
científicos de grandeza similar ou maior. Este trabalho tem como principal objetivo
identificar o papel dos Neurônios-espelho e sua influência ao Transtorno Espectro
Autista. Pôde-se concluir que os NE exercem uma função essencial na capacidade
cognitiva e no desenvolvimento das habilidades sociais dos indivíduos, ao
possibilitar que o mecanismo da reação em torno de uma ação alheia, contribui na
amenização dos efeitos do transtorno do espectro autista para o desenvolvimento
psicossocial de crianças acometidas por esse distúrbio.
COSTA, I. S. M. A RELAÇÃO DOS NEURÔNIOS-ESPELHO E O AUTISMO NA APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1125>. Acesso em: 13 nov. 2024