Autor(es): ISMARINA FERREIRA FERNANDES
Palavras-chave: corpo, Subjetividade, Redes Sociais, Publicização, Instagram
Defendido/Publicado em: 2017-06-12
Orientador(a): Irenides Teixeira
Curso: Psicologia
O presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo compreender os modos de publicização do Eu em narrativas íntimas nas redes sociais, e ainda assimilar a transformação do corpo em espetáculo, como é largamente observado na rede de compartilhamento imagético Instagram, campo de pesquisa do estudo. O trabalho visa analisar o impacto da fragmentação na totalidade do indivíduo nos processos de subjetivação na contemporaneidade, através da imersão nos ensaios de Zygmunt Bauman (2001), Paula Sibilia (2016) entre outros. Os mesmos evidenciam a relação da liquefação das estruturas modernas e a dissolução das esferas públicas e privadas na produção do sujeito contemporâneo, que é marcada pela hiperexposição da intimidade nos veículos midiáticos. Vale ressaltar que esta forma de ser e estar é reflexo da fragilização do Eu, é a busca incessante de permanência por meio do feedback positivo e afirmação de outrem na era do vazio e do efêmero de Gilles Lipovetsky (2005), onde mesmo hiperconectado, nunca, o indivíduo sentiu-se tão só e desamparado, consumido pelo medo do apagamento do Eu.
Fernandes, I. F. O corpo como espetáculo: a publicização do Eu em narrativas íntimas nas redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1126>. Acesso em: 23 dez. 2024